Notícias às 14:08

Veja como será a agenda do Papa Francisco enquanto ele estiver no Brasil

Getty Images

O Papa Francisco chegou ao Rio de Janeiro na segunda-feira (22) e já causou uma grande comoção na capital carioca, com centenas de pessoas tentando ver e encostar só um pouquinho no pontífice. Porém, ele fica até o domingo (28) e tem uma agenda cheia de compromissos com a Jornada Mundial da Juventude.

Confira abaixo a agenda do Papa Francisco durante sua visita ao Brasil:

– Terça-feira (23)

Papa Francisco está livre de compromissos públicos e deve passar o dia na residência onde está hospedado no Palácio Apostólico do Sumaré, residência oficial da arquidiocese do Rio, localizado na Zona Norte da cidade.

– Quarta-feira (24)

Logo pela manhã, ele segue para o santuário de Aparecida do Norte em um helicóptero. Às 10 horas, o Papa Francisco visita a Basílica de Aparecida para venerar a imagem da Virgem Maria e celebrar uma missa no local, no único evento público do dia. Depois o pontífice vai ao Seminário Bom Jesus para almoçar e em seguida volta ao Rio de Janeiro. No final da tarde, ele visita o Hospital São Francisco de Assis para inaugurar um centro de tratamento a dependentes e deve fazer um discurso.

– Quinta-feira (25)

Após realizar uma missa privada na residência de Sumaré, o Papa recebe das mãos do prefeito Eduardo Paes as chaves do Rio de Janeiro e abençoa as bandeiras das Olimpíadas de 2016. Em seguida, visita a comunidade da Varginha/ Manguinhos, na Zona Norte da cidade, e a igreja dedicada a São Jerônimo. O discurso aberto ao público será feito no campo de futebol da comunidade. À tarde, o Papa Francisco vai de helicóptero até o Forte de Copabana e percorre do Posto 6 ao Leme no Papamóvel, até o palco montado na praia de Copacabana, onde acontece a Festa de Acolhida da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), quando ele faz um discurso e abençoa os jovens.

– Sexta-feira (26)

Às 10 da manhã, o Papa Francisco ouve a confissão de cinco jovens escolhidos de diferentes continentes na Quinta da Boa Vista, Zona Norte do Rio. Em seguida, ele se encontra com cinco detentos no Palácio São Joaquim, na Zona Sul. Ao meio-dia, ele reza a oração do Ângelus na sacada do casarão e parte para o almoço com dois jovens de cada continente. No final da tarde, ele percorre o mesmo caminho da quinta-feira (25) de Papamóvel para às 18 horas acompanhar a encenação da Via Sacra no terceiro ato da JMJ, no palco de Copacabana, finalizando o evento com um discurso.

– Sábado (27)

Grande parte do dia será voltada para eventos restritos como um encontro com políticos e religiosos no Theatro Municipal e um almoço com os membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Apenas às 19h30 ele vai de helicóptero a Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, para o 4º ato da JMJ, a Vigília de Oração com Jovens, além de percorrer o Campo da Fé com o Papamóvel.

– Domingo (28)

O último dia do Papa Francisco no Brasil começa às 10h com a Missa de Envio no 5º ato da JMJ, em Guaratiba, e o anuncio de onde será realizado o encontro de 2014. Ao meio-dia, ele realiza a missa do Angelus Domini com os peregrinos e volta para a residência em Sumaré. Após almoço e saída da casa, ele se encontra com cerca de 15 mil voluntários da JMJ no pavilhão 4 do Riocentro na Zona Oeste, encerrando com um discurso. Às 18h30, ele fala com o povo brasileiro pela última vez, já no aeroporto do Galeão, e às 19h embarca de volta para Roma.

Vestes do Papa Francisco são feitas no Brasil com material reciclado
Famosos comentam a chegada do Papa ao Brasil
Daniela Albuquerque passa o aniversário com o Papa

Notícias Relacionadas