Notícias

12/02/2010 | 15h32m - Publicado por: VJ | Foto: Reprodução

Velha Guarda da Mangueira faz participação no Circuito das Artes

Velha Guarda da Mangueira faz participação no Circuito das Artes

Velha Guarda da Mangueira faz participação no Circuito das Artes - Reprodução

A Secretaria  Estadual de Cultura orgulhosamente anuncia a participação da Velha Guarda da Mangueira no Circuito Estadual de Artes.

O grupo da "Estação Primeira"  irá apresentar-se nesta sexta (12), às 20h, na Praça Pública do Bairro Santa Cecília (embaixo do Memorial Getúlio Vargas), em Volta Redonda.

O acessoé gratuito.

Antes do show em Volta Redonda, a Velha Guarda da Mangueira, também pelo Circuito Estadual de Artes, fez uma belíssima apresentação em Paty de Alferes. A direção de produção do espetáculo é da Verastar Criações Artísticas e Culturais, de Rita Vilani.
 
Destaques no roteiro selecionado para os shows pelo Circuito Estadual de Artes: "Aí, que Saudades da Amélia" (Mário Lago/Ataulpho Alves),. "Sei lá, Mangueira" (Paulinho da Viola/ Hermílio Bello de Carvalho), "Piano na Mangueira" (Tom Jobim/Chico Buarque), " Favela" (Padeirinho/Jorginho)), "Corra e Olhe o Céu (Cartola/ Dalmo Castello), "Folhas Secas" (Nelson Cavaquinho/ Guilherme de Brito), "Agoniza mas não morre" (Nelson Sargento), dentre muitas outras canções que constam do dvd que a Agremiação acaba de lançar. E, naturalmente, sambas de enredo antológicos e que caíram na boca do povão, tais como: "Atrás da verde e rosa só não vai quem já morreu", " Chico Buarque da Mangueira", "Yes, nós temos Braguinha", "Caymmi mostra ao mundo o que a Bahia e a Mangueira têm", e inúmeros outros.
 

A Velha Guarda de uma das mais queridas Escolas de Sambas do Brasil foi criada em 1956 buscando valorizar seus compositores e para  mostrar que Mangueira não era só Carnaval. Da formação inicial fizeram parte os mesmos compositores notáveis da fundação. De 1956 a 1988 várias substituições foram feitas até chegar à formação atual com um grupo show que faz apresentações por todo o Brasil e exterior. O conjunto tem a direção musical e artística de Josimar Monteiro, violonista 7 cordas. Em 1999, a Velha Guarda da Mangueira viajou para França, Holanda, Inglaterra, Alemanha e Áustria e  ainda foi indicada  ao prêmio máximo da música internacional : o “Grammy Latino 2000”, na categoria melhor CD de Samba.

A atual formação da Velha Guarda da Mangueira é : Tia Zélia, Soninha, Zenith, Erivá, Sapoty, Ary, Genuíno, Mocinho, Rody e Siqueira.
Instagram

Instagram

  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • Olha só o recadinho que a dupla #Sandro&Gustavo mandou para os leitores de OFuxico!
  • @projota fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Sr. Presidente, que já conta até com videoclipe. Confira mais!
  • Confira suposta lista de participantes de #AFazenda! Quem você gostaria que estivesse na nova edição do programa?
📷: Divulgação/Record TV
  • @anamaria16 ensina aos repórteres e aos participantes do Superchef Celebridades a fazer a melhor coxinha do Brasil 📽 @flaviacirino
  • @robertoljustus e @ticipinheiro comemoraram os oito aninhos de #RafinhaJustus, neste sábado
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News

OFuxico