Imprimir

Notícias

30/04/2017 | 10h00m - Publicado por: Beatriz Coletti | Foto: Divulgação/Os Dias Eram Assim/Tv Globo

Viaje no tempo com Os Dias Eram Assim

Supersérie da Globo já mostrou muitos fatos reais dentro do seu enredo de ficção. Veja quais alguns!

Viaje no tempo com Os Dias Eram Assim - Divulgação/Os Dias Eram Assim/Tv Globo
  • Amei0
  • Curti0
  • Feliz0
  • Triste0
  • Nervoso0
  • Surpreso0

O novo sucesso das 23h da Globo, Os Dias Eram Assim, é uma verdadeira aula de história! A supersérie se passa nos anos 70, no auge da ditadura militar no Brasil, e traz temas super relevantes do nosso passado à tona. Além do romance proibido, pela divergência de pensamentos de suas famílias, de Alice (Sophie Charlotte) e Renato (Renato Góes), o enredo mostra as atrocidades cometidas pelos governantes e a luta dos jovens estudantes contra o governo imposto.

O grande livro de história que é essa atração traz outros marcos da época, como a conquista do tri campeonato pela seleção de futebol brasileira, na copa do mundo. OFuxico separou cinco acontecimentos da série que realmente aconteceram. Confira!

O tri do Brasil

Viaje no tempo com Os Dias Eram Assim

Uma das primeiras cenas de Os Dias Eram Assim mostra uma super comemoração em um barzinho pela conquista do terceiro título da copa do mundo, pela seleção brasileira. É nessa festa que os protagonistas se conhecem e nasce todo aquele amor

A luta dos jovens contra a ditadura

Viaje no tempo com Os Dias Eram Assim

Boa parte do enredo, até agora, se baseou nesse embate estudantes X governo – incluindo os apoiadores. O movimento estudantil universitário brasileiro se transformou em um importante foco de mobilização social. Vale lembrar que eles foram parte importantíssima no movimento Diretas Já, que é um marco na história brasileira.

Na supersérie, essa classe é representada por Gustavo (Gabriel Leone) e Túlio (Caio Blat), que invadiram uma empresa apoiadores dos militares e o último acaba preso.

Casos Inconclusivos

Viaje no tempo com Os Dias Eram Assim

Depois da prisão de Túlio, Gustavo fica sem notícias do amigo e fia se perguntando o que pode ter acontecido com ele. O garoto chega à conclusão: Mataram o Túlio. Mas o irmão de Renato não tem certeza, pois, naquela época, uma vez preso, não mais se tinham notícias dos detentos.

Algumas famílias, até hoje, não sabem ao certo o que sucedeu de seus filhos, pais, vizinhos ou primos que foram levados em cana. Outros ficam sabendo da morte, mas não há uma causa para esta ou o motivo apresentado é duvidoso.

Como é o caso do jornalista Vladimir Herzog, apontado como suicida. Sua morte é questionada até os dias de hoje.

Grandes empresas mexiam os pauzinhos na ditadura

Viaje no tempo com Os Dias Eram Assim

Segundo Sebastião Neto, um dos pesquisadores da Comissão Nacional da Verdade, os empresários são responsáveis por inúmeras acusações por terrorismo.

“40% dos mortos e desaparecidos durante a ditadura são trabalhadores”, apontou, de acordo com o blog Andradetails.

Arnaldo Sampaio (Antonio Calloni), dono de uma grande construtora, e Vitor (Daniel Oliveira), para tentar destruir a relação de Alice e Renato, vão acusá-lo de terrorismo, juntamente com o irmão.

Músicas como instrumento de luta

A época mais rica de produção cultural no Brasil foi durante o perídio do governo militar. Isso deve-se ao fato de que muitas obras passavam pela censura e, para passarem o recado, os artistas tinham que exagerar em metáforas e outros artifícios de “camuflagem”.

Muitas dessas produções foram no campo musical e eram usadas como uma forma dos resistentes expressarem-se. Gustavo, enquanto está escondido, recebe a visita de Renato um dia antes de deixar o país. Nesta noite, visivelmente abalado e revoltado com a situação, o estudante canta um clássico de Chico Buarque, que embalou muitas lutas da época.







Instagram

Instagram

  • Rafael Ilha e Leo Stronda estão na Roça, em #afazenda. Quem você acha que deve permanecer no jogo?
📷: Divulgação/A Fazenda/Record TV
  • @riccoadriano marido da apresentadora @eliana é o diretor geral do Tá Brincando 📽@flaviacirino
  • Estreia dia 05 de janeiro, nas tardes da Globo, o #TáBrincando, programa de @otacosta no qual o time master desafia a nova geração em provas diversas. 📽@flaviacirino
  • #AFazenda: João Zoli, Léo Stronda e Rafael Ilha estão na Roça. Quem será que vai vencer a Prova do Fazendeiro?
Foto: Divulgação/Record TV
  • @viegasoficial tem novidade e contou tudo ao #OFuxico!!!
  • Quando o assunto é dieta, a mãe da cantora @simoneses manda seu recado. Vem ver em OFuxico!
  • É lacre que fala? @araujovivianne se esbaldou em mais uma noite de samba no @salgueirooriginal

OFuxico