Notícias

31/07/2013 | 19h33m - Publicado por: O Fuxico | Foto: Ag.News

Wagner Moura estrela vídeo em apoio a união civil entre pessoas do mesmo sexo

Ator conversa com o rabino Nilton Bonder

Wagner Moura estrela vídeo em apoio a união civil entre pessoas do mesmo sexo - Ag.News

Nessa quinta feira, 01 de agosto, a Campanha Nacional em Apoio ao Casamento Civil Igualitário lança mais um vídeo que pretende melhorar o debate sobre os direitos civis dos homossexuais no Brasil. 

Dessa vez as imagens são estreladas pelo ator Wagner Moura, que chega com a seguinte pergunta: "A palavra casamento pertence à religião?".

Quem responde a ele é o rabino Nilton Bonder, que informa ter que haver uma separação entre estado e igreja e que visões religiosas não podem ser usadas como justificativas para segregar os homossexuais dos direitos civis oriundos do casamento, tão pouco estigmatizar as pessoas socialmente.

O rabino enfatiza ainda que tanto homossexuais quando os judeus, comunidade a qual ele é atualmente uma grande liderança nacional, já foram perseguidos pelo regime nazista, durante a segunda guerra, e que isso faz com que uma boa parte dessa comunidade seja solidária a essa luta da comunidade LGBT.

Wagner volta no final do vídeo relembran que argumentar contra a igualdade é um tipo de manifestação odiosa do preconceituosa.
 

Opinião
O deputado federal Jean Wyllys, um dos grandes impulsionadores da campanha pelo país, a participação do ator e do rabino é um importante reforço nessa busca por igualdade social e legal.

"Acho incrível que essas pessoas com agendas tão cheias e com tanto prestígio, seja por sua carreira como ator, no caso do Wagner, seja por sua atuação religiosa como o Nilton, possam disponibilizar seu
tempo e prestígio para apoiar essa causa que é de todos e todas. Todos aqueles que apoiam a luta pelo casamento civil igualitário já estão marcados na história do país como pessoas que ajudaram a construir um país mais justo", disse Jean.

Desde o dia 14 de maio de 2013, casais homoafetivos de todo ao país já podem se casar no civil, com todos os deveres e direitos, graças a uma resolução do Conselho Nacional de Justiça. Mesmo assim, para que esse direito seja consolidado é importante à aprovação de uma proposta legislativa que sacramente na lei esse direito já conquistado.

O vídeo em que Wagner Moura aparece, é o terceiro vídeo de um total de 14, que buscarão elucidar através de especialistas de diversas áreas alguns dos questionamentos mais comuns da sociedade em
relação ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Junto com o especialista, um artista ou formador de opinião convidado apresenta a pergunta, que é então elucidada pelo acadêmico também convidado.

Já participaram dessa nova fase da campanha o apresentador Marcelo Tas, a cantora e compositora Izabela Taviane e agora Wagner Moura.

A campanha pelo casamento civil igualitário já foi lançada em diferentes estados e cidades do Brasil e conta com o apoio de importantes figuras da cultura, a música, o cinema e a televisão brasileira, como Fernanda Montenegro, Ney Matogrosso, Chico Buarque, Caetano Veloso, Daniela Mercury, Arlette Salles, Alexandre Nero, Marisa Monte, Mônica Martelli, Zélia Duncan, Preta Gil, MV Bill, Mariana Ximenes, Iván Lins, Tuca Andrada, Serjão Loroza, Sandra de Sá, Rita Beneditto, Sônia Braga, Bebel Gilberto e outros. Outros artistas aderiram a um abaixo assinado a favor do projeto de emenda constitucional impulsionado por Jean Wyllys e Érika Kokay, e muitos deles participaram de uma primeira série de vídeos lançada no ano passado.
Confira o vídeo:


Wagner Moura e Mariana Ximenes assistem show de Bebel Gilberto
Wagner Moura: de capitão a pastor no cinema

Instagram

Instagram

  • Quem aqui gostou do time de #AFazenda10? 
Foto: Reprodução/ Record TV
  • O cantor @xandaviao mandou um parabéns especial pelos 18 anos do #OFuxico!🤗🤗🤗
  • @iza soltou a voz, ao lado de @marcosebelutti, nos ensaios do #MusicaBoaAoVivo, programa do @multishow. Os três interpretaram a música Dá Um Minutinho Pra Mim. Confira!
  • O querido casal, @aloisiochulapa e @luisaalbu, mandou um parabéns especial aos 18 anos do site #OFuxico🤗🤗🤗
  • @fabricioboliveira, o Roberval de #SegundoSol, falou dos 18 anos do #OFuxico
  • @nubiaoliiver estará na Live do #OFuxico! Fiquem ligados!!
  • @xuxamenegheloficial mandou os parabéns ao #OFuxico pelos seus 18 anos!😍❤

OFuxico