Notícias

23/02/2016 | 13h29m - Publicado por: Gustavo Frank | Foto: Reprodução / YouTube

Filmes brasileiros que chegaram perto de vencerem o Oscar

Central do Brasil e Cidade de Deus se destacaram pela crítica internacional

Filmes brasileiros que chegaram perto de vencerem o Oscar - Reprodução / YouTube

Por mais que o cinema norte-americano sempre se destaque no Oscar anualmente, a torcida dos braisleiros para os filmes que representam o país é sempre muito grande.

Ao longo dos anos, o Brasil tentou diversas vezes trazer a estatueta de ouro mais importante do cinema, mas sempre foi deixado de lado. Quem não se lembra quando Fernanda Montenegro esteve entre as indicações à Melhor Atriz em 1999? No entanto, ela perdeu para Gwyneth Paltrow infelizmente.

Em 2016, O Menino e o Mundo, dirigido por Alê Abreu, está representando o país como Melhor Animação. Pensando nisso, nós do OFuxico reunimos os filmes brasileiros que chegaram bem perto de levar o prêmio pra casa.

 

O Pagador de Promessas (1962)

O filme de Anselmo Duarte concorreu ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro em 1963, mas perdeu para o longa francês Sempre Aos Domingos, O filme narra a história de Zé do Burro, que passa por uma série de obstáculos para cumprir uma promessa.O homem humilde enfrenta a intransigência da Igreja ao tentar cumprir a promessa feita em um terreiro de candomblé de carregar uma pesada cruz de madeira por um longo percurso. A história é baseada em um livro que leva o mesmo nome.

 

O Quatrilho (1995)

O Quatrilho também concorreu a Melhor Filme Estrangeiro, mas perdeu para o filme holandês Antonia. Com Patrícia Pillar no elenco, o longa é uma história de amor em que dois amantes decidem fugir da realidade e faz com que seus parceiros vivam uma história paralela a deles, mas intensa da mesma forma.

 

O que é isso, companheiro? (1997)

Baseado no best-seller de Fernando Gabrera sobre a ditadura militar no Brasil, o filme chegou ao Oscar para concorrer a Melhor Filme Estrangeiro em 1998. O filme tem um elenoc de peso, trazendo nomes como Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Luis Fernando Guimarães, Pedro Cardoso, Matheus Nachtergaele e Cláudia Abreu. Nesse ano, o Brasil perdeu mais uma vez para a Holanda.

 

Central do Brasil (1999)

Central do Brasil foi um dos filmes mais marcantes da história brasileira, seja pelo seu enredo denso ou pela sua importância como obra mundial. Dirigido por Walter Salles, o filme surpreendeu ao concorrer, além de Melhor Filme Estrangeiro, por Melhor Atriz, com Fernanda Montenegro entre os indicados. Infelizmente, o longa perdeu para o italiano A Vida é Bela e a atriz perdeu para Gwyneth Paltrow, por sua atuação em Shakespeare Apaixonado, um clássico norte-americano.

 

Cidade de Deus (2004)

Mesmo sendo ignorado em 2004 pela Academia, no ano seguinte o filme brasileiro concorreu a quatro prêmios, como Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Edição. Embora não tenha levado nenhum prêmio, o longa marcou a história da cinematografia brasileira por seus registros fieis a cultura do país, tratando da favela carioca.

 

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2015)

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho foi um dos escolhidos do Brasil para concorrer a Melhor Filme Estrangeiro, mas não chegou a estar entre os principais indicados, assim como aconteceu com Que Horas Ela Volta?. Vencendo os principais prêmios LGBT+ no mundo todo, dsde os Estados Unidos até a Suécia, o filme traz uma abordagem ingênua sobre a descoberta da vida sexual de um menino cego.

 

O Sal da Terra (2015)

O longa-metragem que teve direção dividida pelo alemão Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, concorreu na categoria de Melhor Documentário, perdendo para Citizenfour.O filme conta um pouco da trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e apresenta seu ambicioso projeto Gênesis, um dos livros mais famosos dele. 

 

Tom Hanks tem problemas com seu filho mais velho
Ariadna assiste A Garota Dinamarquesa e elogia o longa
A Regra do Jogo: Nora descobre que Gibson é o Pai da facção

Instagram

Instagram

  • @neymarjr e @brumarquezine terminaram o namoro, mais uma vez. 'Foi uma decisão dele', chegou a afirmar a atriz, ao confirmar a informação. Leia mais em #OFuxico!
📷: Reprodução/Instagram
  • @sabrinasato decidiu revelar o nome de sua primeira filha, no Programa da Sabrina, atração da Record TV. Saiba mais em #OFuxico!
📷: Reprodução/Instagram
  • Perlla foi a quarta eliminada de #AFazenda. O que você achou da saída da funkeira do reality?
📷: Divulgação/A Fazenda/Record TV
  • @thbarbosa convidou os seguidores de #OFuxico para conferir seu mais recente videoclipe, feito para a música Acredito no Amor. Confira!
  • @flaviaalessandraoficial e @lelesaddi conferiram o evento de @marcosproencaoficial em São Paulo.
Foto: André Ligeiro/ Divulgação
  • @ferodriguesoficial fez questão de comparecer na inauguração do novo salão de @marcosproencaoficial, em São Paulo. A atriz esbanjou charme e simpatia.
Foto: André Ligeiro/ Divulgação
  • @marcosproencaoficial recebeu famosos na inauguração de seu novo salão, em São Paulo.
Foto: André Ligeiro/ Divulgação

OFuxico