Aniversário às 12:14

Gilberto Gil completa 80 anos e comenta sobre cancelamento: ‘A internet virou um pesadelo’

Gilberto Gil
Divulgação/Cadu Pilotto/TV Globo

Neste domingo, 26 de junho, Gilberto Gil completa 80 anos de uma vida muito bem vivida. E se engana quem pensa que o cantor tem algum pensamento negativo sobre a velhice.

Leia+: Reality show da família Gilberto Gil tem treta com banheiro entupido: “Foi a Bela”

Inclusive, o artista continua trabalhando bastante. Hoje mesmo, ele e a família fazem um show na Alemanha. A turnê se estende ainda por Dinamarca, Marrocos, França, Itália e Inglaterra.

Em uma entrevista para O Globo, Gil comentou sobre a chegada dos seus 80 anos. “A idade tem acomodações próprias no plano espiritual, emocional e psíquico. O tempo do homem velho é diferenciado, tudo tem um peso diferente. Não é como o da infância, da juventude ou da vida adulta. Como diz o Caetano Veloso: ‘O homem velho é o rei dos animais'”, disse ele.

Leia+: Gilberto Gil cita “fúria” sobre impacto do governo Bolsonaro na Cultura

O músico adora viajar, mas segundo ele nada melhor do que curtir o seu apartamento em Copacabana, no Rio de Janeiro. “É bom sair e fazer coisas, mas nada melhor do que voltar para casa”.

Após a quarentena forçada por conta da pandemia do novo coronavírus, Gil se desacostumou com o movimento da cidade. “Ficava em pânico com a rua, a barulheira, o trânsito, a passagem dos ônibus, dos carros… Só agora voltei a me habituar”.

Leia+: Luisa Sonza se emociona ao cantar com Gilberto Gil e Xamã

No entanto, a artista ressaltou que agora consegue encontrar paz em qualquer lugar. “Gosto até do trânsito amarrado. Mas deixei de dirigir. Não tenho mais aquela coisa do volante do carro, de tentar entender para onde ir, quando frear, quando acelerar. Isso me dá uma possibilidade de andar pelas ruas, nos lugares onde há concentração de gente. E eu sempre acho um jeito de estabelecer uma atitude meditativa nesses lugares. Consigo meditar em qualquer lugar”, afirmou.

CASAMENTO

Gilberto Gil e Flora, com quem é casado há 40 anos, se completam. Ele gosta de ficar mais em casa e ela é mais da rua. “Flora é uma zeladora exemplar das questões da minha vida. Ela toma conta da família inteira e toma conta de mim com naturalidade, sem senso de sacrifício. Assim como ela nasceu para ser casada comigo e me encontrar, eu encontrei ela”, disse o apaixonado.

E a esposa também fez questão de elogiar o marido. “Gil tem uma frase que levo para a vida: toda solução é um problema para outra pessoa. Gil é uma das pessoas mais corretas e generosas que conheço: ele nasceu bom e gosta de cultivar a bondade”, afirmou.

A naturalidade de convívio, do estar junto em família, elimina a diferença da idade com filhos e netos” diz o artista.

“Meus filhos adultos são como irmãos. Já os netos vejo como novos filhos. Está tudo ali, no plano da acomodação natural. Você continua sendo um mentor, no sentido de fazer uma curadoria natural na vida deles. A educação não termina nunca, vai até o túmulo”.

REDES SOCIAIS

Apesar de não ser muito adepto das redes sociais, Gilberto Gil conhece bem os termos que estão em alta na web. “A internet se tornou um pesadelo como o automóvel se tornou um pesadelo. A tecnologia traz novas possibilidades e novas aflições. Traz modos mais cômodos, mas também retira, inviabiliza, cancela…”.

Por falar em cancelamento, o cantor garantiu que não tem medo de ser cancelado. “Não tenho medo disso, não. Já tenho um espaço garantido na configuração geral das pessoas. São 60 anos de trabalho. Já tenho uma permissão, um crachá para ir e vir. Não faço ideia do que seria um cancelamento que pudesse ser estabelecido”.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!