BBB21: Até que ponto o Twitter interfere no reality?

Por - 24/04/21

Reprodução/Instagram

O Big Brother Brasil está no ar pela Rede Globo há alguns longos anos e, como todo bom programa, se reinventou de acordo com o passar do tempo para garantir seu público, audiência e relevância. O modo de votar para eliminar os participantes, por exemplo, é um dos aspectos que melhor demonstra a mudança que o reality show sofreu com a internet. 

Hoje, o Twitter é uma das redes sociais mais presentes na rotina de usuários da web. O modo rápido de veicular notícias, opiniões e informações em alguns caracteres cria um mundo virtual dividido por enormes grupos, hashtags, contas de fãs, celebridades e muito mais. E é aí que o BBB se encaixa na história.

Cancelamento

Nas últimas edições do programa, uma movimentação muito grande na rede do passarinho parece ter ditado alguns rumos do jogo. Tiago Leifert, por exemplo, diz detestar a rede social por seu público “julgador”, que não perdoa qualquer fala fora do eixo ou algum erro de um famoso. Mas, o apresentador gostando ou não, a ferramenta é responsável por muitas das decisões atuais do reality.

FC's e estratégia de marketing

Por exemplo, quando um brother ou sister se torna favorito pelo público, logo ele ganha diversos "FC 's", contas oficiais de fã-clubes, que reúne todos os fãs desse participante. Essas contas acabam se tornando muito importantes quando o brother em questão acaba emparedado: juntas, elas criam mutirões de votos ao lado da conta oficial do participante, gerando uma grande diferença nas votações de eliminação.

Além disso, os próprios bbb 's aderiram a estratégia de marketing pelas redes e o Twitter talvez seja a mais importante delas. Isto porque quando algum vídeo ou fala acaba se tornando viral com algum discurso prejudicial para aqueles que estão na disputa, muitas vezes a própria equipe de comunicação dos confinados acaba tendo de gerir a crise desmentindo e contextualizando algumas coisas e, no Twitter, sabemos que tudo é mais rápido e claro.

 

Vai ganhar quem fez o melhor com o que tinha. pic.twitter.com/wbOy50OpJU

 

— Juliette Freire  (@FreireJuliette) April 23, 2021

 

Tags e opiniões

As hashtags são outro ponto forte para algumas estratégias de visibilidade: muitos torcedores as utilizam em quase todas suas publicações quando querem que a tag suba para os assuntos mais comentados, trazendo então milhares de pessoas para dentro do tópico por meio das trendings. 

Em conjunto, sabemos que o Twitter é cheio de influenciadores e criadores de opinião que se tornaram conhecidos ali mesmo e, por conta disso, em época de BBB muitos se baseiam sob um determinado olhar e abordagem por meio dos tweets dessas pessoas.

 

 MUTIRÃO “AMIGA DO INIMIGO” INICIADO 

 Meta: 1.000 votos por pessoa. #FicaViihTube

 Volto para recolher os votos 20h.

O voto é para eliminar, VOTEM NO FIUK!!! #ForaFiuk

Link: https://t.co/WL9nNtxtcw… pic.twitter.com/scXSFSmaDE

— Viih Tube  (@viihtube) April 23, 2021

 

Circulação de vídeos e o resultado parcial da bolha

Com a dinâmica de organização da rede fica fácil encontrar vídeos, trechos de provas, festas e falas do reality. No BBB20, por exemplo, foi presenciado uma briga de votos puxada por famosos que se direcionavam pela rede. Porém, nem todas as vezes o Twitter dita as regras: em algumas circunstâncias, a maioria de alguns usuários frequentes da rede concordam em um ponto, mas, no programa, o resultado acaba sendo outro. 

Foi o que aconteceu durante a eliminação de João Luiz que, em enquetes da rede do pássaro azul, não seria o eliminado da última quinta-feira (22). No entanto, devemos lembrar que o Twitter não representa todo o público do BBB e existem outros fatores a serem considerados, ou como os próprios tuiteiros chamam, existe o grande “público do sofá”, que corresponde a uma parcela de telespectadores muitas vezes com outras faixas etárias, ideologias e perspectivas, sendo elas bastante diferentes do quadro de usuários da rede.

Mesmo assim, a tendência para as próximas edições é que a ferramenta ganhe cada vez mais um papel ainda maior dentre as votações e influências de opiniões durante o reality. E você, também é adepto a onda?

BBB21: Arthur merece um lugar no Top 3 e provamos o porquê!
BBB21: ‘Não quero ver você triste por perder prova’, diz Juliette a Gilberto


 

---

Tags: ,,,