03/03/2021 | 11h20m - Publicado por: Flávia Ávila | Foto: Divulgação/TV Globo

BBB21: 'Me perdi, priorizei o que me desestruturou', diz Lumena sobre eliminação

A baiana esteve no café da manhã do eliminado com Ana Maria Braga e analisou a trajetória dela no reality

BBB21: 'Me perdi, priorizei o que me desestruturou', diz Lumena sobre eliminação - Divulgação/TV Globo

Lumena Aleluia deixou o BBB21 na última terça-feira (2), com 61,31% depois de enfrentar um paredão com Projota e Arthur. Como esperado, a baiana esteve no café da manhã com Ana Maria Braga nesta quarta-feira (3) e iniciou reconhecendo a perda de si mesma dentro do confinamento. “Agora eu quero voltar a dançar como eu costumo dançar, com afetividade, leveza.”

“O meu propósito era dançar leve, compartilhar minha baianidade. Tenho uma identidade cheia de criatividade muito forte, para saber lidar com as durezas da vida”, contou.

Tudo sobre o BBB21

Na sequência, Lumena admitiu ter errado, pesado a mão em certos pontos, e se atrapalhado na competição.

"Me perdi no meu propósito por conta de escolhas que fiz lá dentro. A gente se apega no que é possível para ter experiência do jogo. Fiz alianças com pessoas, com escolhas que me organizavam e me desorganizavam. Minha estratégia foi ficando em segundo plano em prol de outras escolhas que não eram tão saudáveis. Fui fazer meu corre, gastar minha onda e priorizei outras coisas. O 'big dos bigs' era o do ‘big’ e malandramente me perdi. Priorizei o que me desestruturou.”

Parceria com Karol Conká e preconceitos na casa

 

Questionada por Ana Maria sobre a aliança entre a psicóloga e a cantora, Lumena não hesitou em analisar o posicionamento dela, elogiando também Conká, pessoa que foi a grande parceira dela no reality. 

“Lá [no BBB] eu tive que competir com artistas que admirava aqui fora. Karol era uma delas. Foi um pouco complexo para mim: criticar quando deveria, passar a mão na cabeça quando não deveria. Teve erros explícitos que reverberaram na eliminação dela, descobri ontem. Não tenho o que questionar”, pontuou.

“Eu encontrei minha parceira, uma amiga, uma artista que já gostava aqui fora e é doloroso perder alianças afetivas mesmo. Ela era minhas parcerinha, o meu colo. Quando você encontra alguém para se aliar, você quer grudar mesmo”, explicou.

BBB21: Linchamento virtual de Karol Conká acende discussão jurídica
BBB21: ‘Poderia virar um casal’, diz Cleo, sobre relação entre Fiuk e Gil

Branquitude

De forma geral, a apresentadora chegou a comentar sobre seus erros ao falar de racismo na segunda-feira (1º) - Ana Maria citou o "racismo reverso" ao criticar uma fala de Lumena sobre branquitude. Ela se desculpou e exibiu a fala da especialista Luana Genot, diretora do Instituto Identidades do Brasil.

Tal assunto chegou até o embate de Lumena e Carla Diaz. A DJ disse que fez uma análise de Carla a partir das relações raciais, porém, não disse que a atriz reproduziu algum racismo contra ela de fato.

“Como o BBB é um microlaboratório social e vamos com tudo que as histórias de vida reverberam, obrigado pelo espaço para contribuir um pouco. Minha jornada com a Carla não foi algo que me dei. O termo branquitude se aplica por categorias e não consigo me isentar de falar”, começou ela.

Lumena analisa alguns trechos de suas participação no BBB21

“Eu, menina negra, socializada em um país que nunca assumiu... Cresci com pouquíssimas referências de mulheres iguais a mim no entretenimento. Hoje entendo que aciona um debate de relações raciais. O entretenimento coloca imagens de mulheres parecidas com Carla Diaz”, detalhou.

Em seguida, Lumena lembrou de utras sisters com as quais conseguiu ter trocas de ideias interessantes, diferentemente de Carla.

"Alguns comportamentos dela são resultantes de relações que ela tem na sociedade. Consegui fazer interlocuções sinceras com Juliette, com a Viih. Infelizmente com a Carla não consegui. Não sei se infelizmente ou felizmente, não consegui. Eu não fui para o reality tocar nessas questões. Mas nossas jornadas se chocam, com ela, foi o debate das relações raciais", concluiu.

Desentendimento com Lucas Penteado e a primeira ‘treta’

 

O ator acabou virando um alvo dentro da casa do BBB21, recebendo respostas, conversas vistas como agressivas dos brothers e das sisters, principalmente de Karol Conká, Projota, Nego Di e Lumena.

Não deixando isso passar, Ana Maria Braga quis entender melhor a visão de Lumena sobre isso, que afirmou ter ligado o "modo dedo na cara" como uma defesa ao perceber que estava se doando a Lucas e a deixando de lado. "E o que ele me oferecia era só dor."

"Nossa primeira identificação foi religiosa, foi algo importante para mim. Eu me doei. Em nenhum momento, eu quis tirar Lucas do jogo, todas as minhas entregas para ele foram tão sinceras e reais. Quando eu caí em mim que eu estava me anulando por homem, como eu vi a minha mãe fazendo, a minha avó fazendo.... E aí eu ligo meu modo dedo na cara. Foi um misto de coisas", afirmou.

BBB21: ‘Tomara que ela mude’, diz Xuxa Meneghel sobre Lumena
Chefões do BBB! Boninho, Tiago e Dourado são clicados juntos

Sobre a brincadeira dos meninos em relação à maquiagem e a performance de feminilidade, ela contou o porquê do pedido para que aquilo não repetisse.

"Na minha história de vida, precisei lapidar várias coisas e nominar o que seria. As pessoas brincavam sobre minha cor e cabelo e, com o tempo, fui entender que as brincadeiras poderiam ter outros nomes. Aquele momento me acionou, veio como um toque. Aquela brincadeira poderia vir com outros nomes, como uma violência simbólica", disse.

Ao final, quando Ana iniciou a brincadeira de “lava ou deixa de molho”, Lumena elogiou Juliette, pessoa com quem também teve atritos, e citou Sarah com admiração, lamentando ter percebido “alianças com ela tardiamente.

“Juliette é uma mulher que admiro muito e no nosso primeiro encontro, a gente teve uma conexão muito massa por sermos Pipoca e pela identificação regional. Mas quando a gente  migra pra casa, de fato, tem o episódio do confessionário onde me posicionei de maneira incisiva, o que mudou tudo. É dificil administrar esses sentimentos”, analisou.





Notícias Relacionadas



Instagram

Instagram

OFuxico