BBB 22 às 07:00

BBB21 tem maior número de negros retintos desde a primeira edição

Divulgação/TV Globo

Karol Conka. Camilla de Lucas. Nego Di, José Luís Pedroso. Lumena Aleluia. Lucas Penteado. Desde 2002, quando o Big Brother Brasil estreou, na Globo, esta é a primeira vez que o reality reúne relevante quantidade de negros retintos. Para quem não sabe o que significa, negros de tom de pele mais escura. Aquele que qualquer pessoa reconhece de imediato como tal. 

Para entender melhor, lembre rapidamente do BBB18. Naquela edição houve cinco negros, mas não eram todos retintos. Muitos não consideravam Elana Valenária e Danrley como negros, pelo fato do tom de pele de ambos ser mais claro. Gleici Damasceno, campeã da 18a edição, também não era vista por alguns desavisados como negra, principalmente por ter o cabelo alisado. 

A edição que estreia no próximo dia 25 tem outros dois negros, não-retintos: Pocah e Projota. 

Espantados? Trata-se do colorismo, termo que se dá à variação de tons de pele. Para um resumo rápido: eles apresentam traços negroides, o que não se reflete no tom da pele. Pocah, por exemplo, não usa os cabelos naturais, o que confunde mais a identificação e leva até à dúvida sobre uma origem indígena. 

Projota, nascido e criado numa comunidade, canta em seus versos muitas situações já vividas, envolvendo racismo e preconceito. Por ter a pele mais clara, por vezes foi "dispensado" de batidas policiais onde seus amigos, retintos, levavam sempre a pior. Mas entre os brancos, sempre foi 'separado". Ele afirma que nunca questionou sua etnia. 

Fio de esperança 

O resultado do BBB20 tem muito a ver com esse novo contexto. A Vitória de Thelminha e o destaque incontestável de Babu Santana ganharam proporções inimagináveis. 

Até a atriz americana Viola Davis comemorou o resultado do jogo, que teve sérias discussões sobre racismo, injúria racial, preconceito e afins. 

A vitória de Thelminha deixou entre 56% da população brasileira – sim, negrxs são maioria – um fio de esperança de que poderia haver um mínimo de reparação neste espaço, também majoritariamente branco. Ao que tudo indica, o caminho está sendo traçado!

Negros retintos no BBB21

Vamos conhecer melhor os brothers e sisters pretxs retintos do BBB21 (o x ou o e são letras usadas para globalizar homens e mulheres afro-descendentes).

Karol Conka

Rapper e ativista das causas feministas e negras, Karol Conka costuma usar suas letras de músicas e entrevistas para enaltecer a beleza e orgulho de ser mulher e de ser negra. Mãe de um menino de anos, a artista paranaense já contou que sempre sofreu para se enquadrar nos espaços.  

Desde criança, Karol imitava cantoras famosas. Aos 13 anos, numa aula de balé, foi impedida pela professora de se apresentar com a turma porque seu cabelo não mexia. 

"Foi quando minha mãe disse para eu ensaiar com as amigas do condomínio e me apresentar no prédio. Ali, nascia a Karol Conka”, resumiu. 

Como bem sintetiza seu refrão mais famoso, "Já que é pra tombar tomei!" 

Nego Di

Dilson Netto é um "whatssaper". Foi por meio do aplicativo de mensagem instantânea que Dilson Netto se tornou o maior YouTuber negro do Sul do país. 

Sempre cheias de humor, as mensagens despretensiosas que ele trocava com amigos em 2016 destacavam também uma espécie de "libertação" de situações que ele passava nos tempos de colégio. 

Naquela fase, Negro Di reproduzia um comportamento muito comum entre negros, numa espécie de defesa: ser o melhor em algo, se destacar para ser respeitado. 

"Estudei numa escola em que era o único negro por muito tempo e existia o bullying. Comecei a revidar os apelidos para pararem de fazer isso comigo. Tinha uma ideia, anotava e começava a decorar. Tinha coisas na ponta da língua e também vinham coisas da minha cabeça, a criatividade começou ali", disse. 

Assunto do passado, Negro Di agora só sabe fazer rir. E passa essa leveza para o filho, Tyler, de 05 anos. Sem deixar que, em suas piadas, injete toques de tomada de consciência para a galera. 

Camilla de Lucas

Quando o município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, ficou na boca do povo no BBB7, com Fani Pacheco, Camilla de Lucas tinha apenas 12 anos. Talvez não imaginasse que estaria hoje no reality show maus disputado do país. Muito divertida nas redes sociais, ela conquistou famosos como Tais Araújo e Regina Casé. Aos 26 anos, a influencer é agenciada pela empresa de Preta Gil. 

Lumena Aleluia

Pesquisadora e roteirista, tem formação e mestrado em Psicologia Social, além de formação em Roteiro pela Academia Internacional de Cinema – AIC SP e na Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba. Participou do Laboratório de Narrativas Negras para o audiovisual, uma parceria entre a Flup e a Globo. 

Entre seus roteiros, está o de Sementes, longa documentário em fase de produção sobre a insurgência de mulheres negras na política após a execução de Marielle Franco. 

Lucas Penteado

O ator paulistano que participou de Malhação: Viva a Diferença, exibida em 2017, traz no DNA o samba da tradicional Vai-Vai, agremiação da qual seu tataravô foi um dos fundadores. Lá, o brother já foi passista e tocou na bateria.  

Muito ligado à música, participava das batalhas de rima de rap.

Para tirá-lo do sério, basta

alguém falar sobre vitimismo ou racismo reverso. Tomara que não conheçamos esse lado… 

João Luís Pedroso

Professor de Geografia, João é natural de Santos Dumont, mas, há um ano, mora em Extremo, no sul de Minas, com o namorado, uma calopsita e duas chinchilas. 

Negros em números no BBB

Da primeira à edição atual, 327 participantes entraram na casa mais vigiada do Brasil. Deles, apenas 56 negros. Veja só: 

BBB1 – Vanessa Pascale e André Gabeh 

BBB2 – Jeferson Oliveira e Moisés 

BBB3 – Allan Marcelo, Juliana Alves e Harry 

BBB4 – Cida (campeã), Solange, Marcelo Zulu e Thiago Lyra 

BBB5 – Allan Passos, Aline Cristina, Jean Wyllys, Marielza e P.A. 

BBB6 – Inês, Iran Gomes e Mara (campeã) 

BBB7 – Ayrton Cabral 

BBB8 – Luís Felipe Basílio 

BBB9 – Alexandre (substituiu Milton, que era hipertenso) 

BBB10 – Uillian 

BBB11 – Ariadna Arantes, Jaqueline Farias, Janaína do Mar e Lucival 

BBB12 – Daniel Echaniz (afastado sob acusação de comportamento inadequado) 

BBB13 – Aline Mattos 

BBB14 – Valter Slim 

BBB15 – Angelica Ramos, Douglas Ferreira, Fernando Medeiros e Luan Patrício 

BBB16 – Adélia Soares e Ronan Oliveira 

BBB17 – Elis Nair, Gabriela Flor e Roberta Freitas 

BBB18 – Gleici Damasceno, Nayara de Jesus e Viegas 

BBB19 – Elana, Danrley, Gabriela Hebling, Rízia Cerqueira e Rodrigo França 

BBB20 – Babu Santana e Thelma Assis (campeã) 

BBB21 – Camilla de Lucas, José Luís Pedroso, Karol Conka, Lucas Penteado

Lumena Aleluia, Negro Di, Pocah e Projota

 
 
 

Notícias Relacionadas