17/04/2021 | 05h00m - Publicado por: Juliana Picanço | Foto: Reprodução/ Globoplay

BBB21: Viih Tube e Juliette vivem uma amizade tóxica?

OFuxico conversou com as psicólogas Tânia Cristina e Manuela Araújo, além da influenciadora Lívia Sampaio

BBB21: Viih Tube e Juliette vivem uma amizade tóxica? - Reprodução/ Globoplay

Marcada por altos e baixos, a amizade de Juliette e Viih Tube, participantes do "BBB21", tem sido pauta para uma série de discussões nas redes sociais. Desde o começo do programa, as duas vivem um relacionamento de tapas e beijos: brigam, se abraçam, discutem, choram, retomam a amizade, se afastam e assim por diante. 

BBB21: Viih Tube realiza prova quase impecável e é Líder novamente

A amizade conturbada da advogada e da youtuber não só vem incomodando os espectadores como também está levando muita gente a se questionar: afinal, existem amizades que podem nos fazer mais mal do que bem?

BBB21: Após pressão dos fãs, Boninho passa a seguir Juliette

Para saber como identificar quando uma amizade não vai pelo caminho certo e pode até se tornar uma relação tóxica, OFuxico conversou com as psicólogas Tânia Cristina e Manuela Araújo, além de bater um papo com a influenciadora Lívia Sampaio, sobre o assunto.

Amizade tóxica existe sim!

Não são só os relacionamentos amorosos que podem ser abusivos. Mesmo que este não seja o caso das sisters Juliette e Viih Tube, é importante salientar que toda relação pode, sim, ter contornos tóxicos.

“As relações tóxicas nos permeiam: podem existir em relacionamentos familiares, conjugais, de amizade, enfim, em  todo relacionamento afetivo, no sentido de quem nos afeta e também afetamos alguém”, explicou Tânia, psicóloga e psicossomatista. “Em uma relação tóxica, não há respeito aos sentimentos do outro e este se sente preterido, onde seus sentimentos são desvalorizados, causando estresse, tristeza, ansiedade, sentimentos de menos valia, fazendo com que duvide de si mesmo, de suas potencialidades”, completou. 

Viih Tube detona Thaís no BBB21: 'Foi trouxa e ponto'

Mesmo sendo importante identificar os comportamentos que não são bacanas e reconhecer que a relação pode estar indo para um caminho ruim, muitas vezes aquele que está em um relacionamento tóxico demora para se dar conta da situação que está inserido.

“Já tive amizades tóxicas e fiquei anos sem perceber”, contou a influenciadora Lívia Sampaio. “Era difícil imaginar que os amigos que eu tanto confiava não torciam por mim e na verdade sentiam inveja e falavam de mim pelas costas”, completou.

Big Jogador! Sete vezes que Tiago Leifert interferiu no BBB21

Tóxica? Psicólogas comentam amizade de Juliette e Viih Tube

A psicóloga Manuela Araújo também reforçou que, na maioria das vezes, a amizade tóxica é a única que a vítima tem, o que faz com que seja ainda mais difícil para ela identificar que o relacionamento em que está inserida não é saudável. 

“É difícil identificar uma amizade tóxica, principalmente pelo fato de que muitas vezes ocorre daquela amizade ser a única que a vítima tem, o que acaba fazendo com que ela fique ‘cega’ frente às atitudes do agressor para com ela”, afirmou.

Quando uma amizade é ou não tóxica?

Se atentar aos sinais é um dos pontos cruciais para identificar uma amizade tóxica. Jogos de poder, falta de empatia e até mesmo o desconforto são um dos pontos que devem ser levados em conta quando o assunto é relacionamento.

A amizade, assim como qualquer outra relação, é uma via de mão dupla. É importante estar atento às trocas.

BBB21: ‘Eu acredito que você está na final’, diz Viih Tube para Juliette

“Em uma amizade tóxica, você dá muito mais do que recebe. Sempre dá muito de si e quando chega a sua vez, a pessoa some ou se prioriza”, pontuou Tânia.

Lívia Sampaio completou: “A atitude de Viih de cobrar que Juliette faça algo que ela mesma não oferece para a amiga pode ser considerado negativo para o estabelecimento de uma amizade. Quando se exige mais do que se dá, há uma diferença na balança. Relação é para compartilhar. Se fugir disso, já pode ser considerado tóxico”.

Ficar desconfortável perto daquela pessoa que se diz amiga também é algo que deve ser levado em conta. Se sentir angustiado, ansioso e até mesmo pressionado são uma das coisas que não devem ser vistas como normais em um relacionamento.

BBB21: Viih Tube faz boneca com milho e diz que é Thais

“Você percebe que a sua ansiedade sobe na presença desta pessoa. Podem aparecer dores de cabeça, problemas digestivos, intestinais, já que você está sempre sob tensão”, pontuou Tânia. “Há uma mudança no seu comportamento na presença desta pessoa, devido a uma necessidade de agradá-la e depois você se culpa por isso. Há até um certo alívio quando algum compromisso é cancelado”, completou.

Viih Tube abraça Juliette

O clima de competição também é um ponto que contribui para o desgaste da amizade. Sabe quando um tem que ganhar para o outro perder na discussão? Ou quando uma precisa reforçar que é sempre melhor e mais bem-sucedida?

BBB21: ‘Prefiro que venham em mim do que vá em você’, diz Viih Tube para Juliette

Então! É importante ficar atento para os riscos da manipulação, do medo, da culpa e até mesmo do suborno tomarem conta da relação.

“Sempre há uma competição instaurada no relacionamento, uma pequena comparação é considerada comum, mas quando esta competição causa sofrimento, é tóxica”, afirmou Tânia. “ Um amigo tóxico fará com que você se sinta desconfortável e menos inteligente por precisar dele, além de fazer com que você se envergonhe perante outros amigos porque ele geralmente é rude e grosseiro com suas amizades.Um amigo tóxico te expõe em público, te humilha e te subjuga. Afinal, ele precisa estar em evidência”, completou.

Viih Tube relata dificuldade de ter amigos fora do BBB21: 'Tinham interesse em mim'

Além disso, é importante estar atento até às brincadeiras, que muitas vezes servem como um disfarce para as agressões.

“As agressões e a toxicidade também podem andar disfarçadas de brincadeiras, como ‘essa sua saia é horrível, como você tem coragem de usar?’ e logo depois completar com ‘brincadeira’”, reforçou a psicóloga Manuela Araújo. 

A amizade de Viih Tube e Juliette é tóxica?

Juliette e Viih Tube conversam constantemente sobre o quanto a amizade delas não é saudável. Ainda assim, mesmo depois de entrarem em consenso sobre se afastarem uma da outra, as duas sempre acabam se reaproximando. Sair de uma amizade tóxica não é fácil, principalmente pelas histórias e momentos que a acompanham. Não só isso, as diversas formas de manipulação que fazem parte desse tipo de relacionamento dificultam mais ainda a saída dele.

BBB21: Viih Tube chora sozinha no gramado

“Assim como não é fácil identificar um relacionamento tóxico, principalmente pelas pessoas envolvidas, também não é fácil sair. Muitas vezes, o indivíduo não consegue se libertar do relacionamento tóxico pela culpa que o agressor o faz sentir. A vítima se vê presa a um relacionamento por causa do sentimento de medo e de perda em relação a diversas coisas. Apesar de ser um relacionamento maléfico para a pessoa, é difícil de identificar e de se ver sem”, explicou a psicóloga Manuela Araújo.

BBB21: 'Momentos fofos', Boninho comenta presentes deixados por Thaís

No entanto, é importante saber diferenciar um relacionamento tóxico de uma questão pontual, principalmente quando se está confinado ao lado de pessoas diferentes sem contato nenhum no mundo externo. Tanto na vida real quanto no Big Brother Brasil, as emoções ficam à flor da pele e, muitas vezes, as pessoas acabam agindo de uma forma diferente do que agiriam se estivessem bem consigo mesmas.

Viih Tube e Juliette se abraçam

“Qualquer relacionamento sofre alterações dependendo do ambiente no qual estão e das variáveis encontradas, além de questões hormonais e psicológicas. Quando temos tantas pessoas confinadas dentro de uma casa, convivendo com pessoas que não eram conhecidas há pouco tempo atrás, geramos a necessidade e obrigação de interação entre elas. A forma como os participantes agem dentro da casa e como respondem às situações não necessariamente é igual a maneira que eles agem fora da casa”, pontuou Manuela.  

BBB21: Viih Tube teve crise de ansiedade com a saída de Thais

“A amizade das duas está conturbada não só pelo confinamento, mas também pela disputa de egos, influências”, afirmou a influenciadora Lívia Sampaio. “As duas têm noção do seu poder de influenciar pessoas e também da sua inteligência em conduzir bem o jogo e serem simpáticas para os brothers”, completou.

A psicóloga Tânia Cristina complementou: “Com a pandemia de COVID19, estamos todos passando por um ‘momento ruim’, confinados como no BBB, com as emoções à ‘flor da pele’, depositando muitas expectativas no outro e carências também.No entanto, na relação tóxica, há uma manipulação e uma repetição de padrões, onde um é sempre subjugado, se culpa e muitas vezes fica nesta condição por não ter vivenciado outra configuração de relacionamento, a tendência é que a pessoa permaneça em um lugar que ela já conhece, chamamos na psicologia de zona de conforto”. 

BBB21: ‘Ela saiu e agora?’, chora Viih Tube após eliminação de Thais

Tânia ainda reforçou que por mais difícil que seja sair da zona de conforto, é necessário colocar um ponto final neste tipo de situação, mesmo que os momentos juntos tenham sido especiais.

“Não é porque este relacionamento tem uma história, que você precisa aguentar esta toxicidade. Os relacionamentos se transformam, nós nos transformamos a cada instante, não tenha medo de cortar uma relação que já foi boa um dia na esperança de voltar a ser”, disse a psicóloga.

BBB21: Vídeo! Viih Tube seca bumbum e rosto com mesma toalha

“Se houver alguma dúvida se a relação é tóxica ou não, pergunte a amigos próximos sobre o que acham a respeito.Estabelecer limites a esta pessoa é fundamental se quiser manter a relação. Aprender a dizer não, afinal quando falamos não ao outro, falamos sim a nós mesmos e vice-versa. Não hesite em procurar ajuda terapêutica, às vezes não é fácil sair desse padrão de repetição sozinho pois a autoestima e a segurança necessitam ser trabalhadas”, finalizou.







Instagram

Instagram

OFuxico