BBB 22 às 06:30

‘Faço parte do programa mais assistido do ano, pelo segundo ano consecutivo’, comemora Rafael Portugal

Rafael Portugal no BBB21
Divulgação/TV Globo

Toda terça a gente já sabe: é noite de paredão no “Big Brother Brasil 21”, na TV Globo. Mas, desde a edição passada, passou a ser também noite de Rafael Portugal E mais! Se tem um acerto grande neste Big dos Bigs, desde a primeira semana, é o CAT BBB. Ou melhor, Rafael Portugal. O humorista de 36 anos chegou ao reality no ano passado e já fez barulho. Mas este ano, explodiu tanto que ganhou até espaço publicitário no quadro.

Rafael, contudo, não canta vitória. Para ele, trata-se de um trabalho coletivo, no qual todos merecem o reconhecimento. Modesto, o carioca no melhor estilo suingue sangue bom já viveu alegrias e tristezas, mas sem perder o tom. Nem mesmo quando se viu diante de uma dívida de mais de R$ 400 mil por conta de um investimento que faliu.

Nascido e criado em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Rafael perdeu o pai aos sete anos e vivia com a mãe, Marion Portugal, e com a irmã caçula, a psicóloga Débora. Moravam em frente a uma lona cultural e logo o gosto pelas artes despertou. Portugal começou sua carreira como ator de teatro, aos 15 anos, quando ingressou no teatro "Cia. Atos e Atores". Na web, começou no canal Ixi, com amigos do bairro. E logo entrou para o Parafernália, de Felipe Neto. 

FIQUE POR DENTRO DO QUE ROLA NO BBB21

A vida definitivamente mudou quando ele foi finalista do Prêmio Multishow de Humor, em 2015, mesma época em que foi chamado para integrar a equipe do Porta dos Fundos. Ele já venceu também o prêmio Risadaria como Melhor Ator de Comédia, em 2017, e desde 2016 participa também do programa A Culpa é do Cabral, exibido no canal Comedy Central.

Casado, pai de duas meninas, Maria Eduarda, de 15 anos, e Marcela, 12 – na verdade suas enteadas, que ele trata com todo o amor do mundo – Rafael hoje tem lugar cativo no pódio do público que assiste ao programa e que já lamenta a reta final do “BBB21” por ficar órfão das tiradas mais que bem-humoradas e divertidas ator. Esse pai aí, Viih Tube não sabe que tem!   

Rafael Portugal conquistou o País com sua participação no BBB21

Saiba um pouco mais sobre ele na entrevista a seguir.

OFuxico: Como você avalia a participação no BBB21?


“O 'CAT BBB' é aquele momento de frescor, é uma pausa pra rir em um dia tão tenso de eliminação e também a voz do telespectador e do internauta personificado em mim.” 

OFuxico: A que você atribui a grande repercussão do quadro?
Rafael Portugal:
“Eu faço parte do programa mais assistido do ano, pelo segundo ano consecutivo. É um sucesso, então eu estou dentro desse sucesso! É uma alegria e muito gratificante poder sentir essa resposta do público.” 

OFuxico: O que mudou profissionalmente depois desse sucesso, mesmo com as limitações da pandemia?
Rafael Portugal:
“Não sei se mudou, mas sim agrega a tudo que venho fazendo.” 

OFuxico: Você é contratado da emissora ou é apenas para o BBB? Houve até boatos de um quadro no No Limite…

Rafael Portugal: “Eu sou contratado pela emissora, mas meu trabalho é para o BBB.” 

OFuxico: O roteiro indescritível do CAT tem sua interferência? Você participa da criação?


“Os roteiristas são um time do qual sou grato, eu entro sempre com alguma coisa minha durante o processo, porém é um trabalho de equipe muito gostoso. Nas músicas, em tudo.” 

Rafael Portugal durante quadro do BBB21

OFuxico: Como funciona a sua dinâmica de trabalho para o CAT, você assiste ao programa, estuda os participantes, como acontece?

“Assisto porque sou fã e com isso também anoto o que pode ser bom pra semana do CAT. E a isso acrescento o que a Internet tá falando e o que a minha mãe acha.”

OFuxico: Você faz sucesso também nos palcos e muita gente já riu com sua atuação no cinema. O que falta na sua carreira?
Rafael Portugal:
“Fui convidado pelo diretor Jayme Monjardim para fazer parte do elenco da novela ‘Tempo de Amar’, mas não consegui por conta de agenda. É mais uma coisa que quero fazer. Tenho a curiosidade de ficar oito meses estudando o papel. Mas já fiz figuração em ‘Malhação’.”

Notícias Relacionadas