BBB 22 às 17:10

Lumena bomba e vira assunto até no Tinder. Entenda!

Reprodução/Globo

Lumena Aleluia, uma das participantes mais marcantes da edição atual do principal reality show do Brasil, deixou o confinamento na última terça-feira (2), com 61,31% dos votos.

Ela saiu deixando um verdadeiro legado de memes, palavras e expressões que bombaram como figurinhas no Whatsapp e até no Tinder, um dos maiores aplicativos de paquera do Brasil.

Os membros do app se jogaram nos jargões da ex-participante. As menções ao termo "Lumena" dentro do app cresceram 3x vezes entre janeiro e março de 2021, alcançado um pico de 5,5x no meio do mês de fevereiro.

Enquanto isso, o termo "jornada", bastante usado e popularizado pela ex-BBB, foi mencionado 4x mais em fevereiro na comparação com janeiro.

E é claro que “autorizou” não ficou de fora, registrando um aumento de 100% no termo ao longo do mês de fevereiro deste ano.

SAIBA TUDO SOBRE O BBB21

Dicionário de Lumena

 

Semana passada o BBB21 completou um mês no ar e a gente ainda se pergunta: fenotipicamente, qual é o corre que Lumena quer dizer no itinerário de suas ressignificadas palavras?

VEM CONFERIR A NUMEROLOGIA DE LUMENA

A atual edição reuniu sotaques de 11 Estados e 17 cidades, teve muito a nos ensinar até agora. Foi básculo pra lá, cria pra cá, animosidade acolá… Mas não tem sido nada fácil, até agora, entender as palavras de Lumena Aleluia. A psicóloga baiana – extremamente culta, não podemos deixar de exaltar e parabenizar – deixa um ponto de interrogação a cada conversa na casa. E a dúvida paira lá dentro e aqui fora.

Por mais que a gente tente, não dá pra entender o que Lumena diz. Mas tudo bem, vamos amenizar essa questão. Não tivemos autorização, mas decidimos dar uma forcinha para que o corre seja menos doloroso. Com vocês, um pouco do Dicionário Lumena Aleluia:

SAIBA TUDO QUE ROLA NO BBB21

Corre

Lumena usa a expressão como o trabalho que exerce fora da casa.

“Tenho meus corres”, costuma dizer.

Fazer um corre, significa estar correndo atrás de alguma coisa. Tentar resolver algo.

BBB21: Lumena tem que ser eliminada em prol do entretenimento

Deslegitimação da shippada

Em uma conversa com Karol Conká, a rapper insinuou que Carla Diaz estaria interessada em Arcrebiano, com quem Karol havia trocado beijos. E foi aí que a baiana deu seu veredito.

“A deslegitimação dela em relação à shippada entre você e Bil, para mim, isso é muito grave”, disse.

Deslegitimar, no caso, significa anular a autoridade de alguém ou de alguma coisa. "Shippada" vem de "shippar", expressão utilizada quando um fã de determinada obra torce para que dois personagens acabem juntos numa história. Lumena quis dizer que a atriz tirou a legitimação do romance entre Bil e Karol.

A palavra “legítimo” vem de legal, o que está na lei. Ou seja, escrita em papel e oficializada.

BBB21: 'Estou me perguntando', diz Boninho sobre como Thaís foi parar no programa

Egoico

Relativo ao ego, que seria a personalidade psíquica que controla o comportamento do indivíduo. Pessoa que tem apreço por si mesma e não pensa no coletivo.

Psicóloga com formação aqui e no exterior, Lumena pinçou o termo da psicologia freudiana para criticar outros parcitipantes da casa, questionando suas atitudes.

BBB21: 'Me tratou como lixo', diz Carla sobre Lumena

Fenotipicamente

Essa é a palavra queridinha do Dicionário Lumena! Durante um jogo da discórdia, a baiana comentou que houve diferenças no tratamento dado pela casa a Carla Diaz e Karol Conká após uma discussão entre elas.

“Me chamou à atenção que a dor de uma mulher fenotipicamente branca acionou um acolhimento, e a dor de uma mulher fenotipicamente negra causou o distanciamento da casa”, disse.

A palavra vem de "fenótipo", que diz respeito a característica de um indivíduo, determinada pela sua genética ou pelas condições ambientais e se manifestam fisicamente, como cor da pele, tipo de cabelo e cor dos olhos. Ou seja, Karol Conká tem o fenótipo de mulher negra e Carla Diaz de mulher branca, mesmo que suas informações genéticas não sejam essas.

BBB21: 'Dá medo, manipula', diz Viih Tube sobre Projota

Itinerário

Em outro jogo da discórdia, Lumena afirmou que Carla Diaz não ganharia o jogo e destacou que fez essa avaliação por não enxergar não enxerga na atriz uma "entrega sincera".

“Acho que esse é um jogo de entrega, em todos os sentidos, e infelizmente na minha jornada com ela até aqui, eu não consigo identificar nos meus itinerários com ela, uma entrega sincera, profunda, sobretudo em relação a produzir afeto, jornadas de fato que transcendam a mediocridade”, sentenciou a psicóloga.

No Dicionário Aurélio, itinerário é o caminho que se vai percorrer, ou se percorreu. Ainda pode ser o trajeto ou percurso. No caso, o caminho de Lumena é diferente daquele que Carla percorre. O rolê da atriz é um, e o da psicóloga é outro…

BBB21: Juliette terá que superar o grande amor de Rodolffo fora da casa. Entenda!

Jornada

Pode até confundir com a definição da baiana pela palavra itinerário. Mas jornada é o caminho que se faz e se refere a um único dia. O quanto se anda ou se trabalha em um dia.

Lumena gosta de dizer também o temo "jornada afetiva", para exemplificar o carinho que cada um deu e recebeu na casa ou fora dela.

BBB21: 'Se preocupa mais com ela', diz Lumena sobre Juliette

Pegue a visão

Expressão que corresponde a "fique atento" ou "se ligue".

Ressignificar

Ela também adora! Quer dizer dar outro sentido para algo, como um termo ou visão de mundo.

Interlocução

Uma das poucas palavras usadas com clareza pela baiana. Significa conversa trocada entre duas ou mais pessoas; diálogo.

Após o Jogo da Discórdia, na noite de segunda-feira (01), a psicóloga conversou com Fiuk, na cozinha.

“Tô triste. A gente acabou de viver mó debate aqui. Eu vou pro paredão amanhã e você se preocupa se eu coloquei o dedo na cara de Juliette?, disse Lumena, com a voz embargada.

Fiuk disse que estava lá para ouvir a amiga, mas ela só disse que “não queria mais”.

“Eu sempre tento ter muito cuidado para falar com você porque eu sei que você tem várias cicatrizes, eu sei que você tem várias coisas…”, disse o cantor.

“Eu achei que a gente tinha uma interlocução muito sincera”, respondeu Lumena.

 

BBB21: Thaís é defendida por equipe após Jogo da Discórdia

Notícias Relacionadas