26/01/2021 | 09h00m - Publicado por: Larissa Mariano | Foto: Reprodução/Instagram

O Tiago que virou Projota: Relembre a carreira do rapper

Principais momentos da trajetória do artista

O Tiago que virou Projota: Relembre a carreira do rapper  - Reprodução/Instagram

Projota, ou José Tiago para os mais íntimos, é um dos nomes de maior destaque do grupo camarote na nova edição do Big Brother Brasil, o #BBB21. O rapper é conhecido nacionalmente por hits como Mulher, Enquanto Você Dormia, Cobertor, Chuva de Novembro e entre outras músicas. Com letras românticas e aquelas que também abordam questões sociais, Projota já adentrou por diversos cenários e estilos durante sua carreira.

O artista já teve parceria com Anitta, participação em Poetas no Topo, colaboração com Emicida e Rashid...vamos relembrar as diferentes fases e períodos da trajetória de Tiago? Confira!

Início

Projota perdeu a mãe, Dirce Pereira, muito cedo, com apenas sete anos de idade. Desde muito novo então, o rapper foi ligado com a composição de letras e produção musicais, gostos e talentos que herdou de Dirce. Quando ainda era apenas adolesçente, Tiago já participava de batalhas de rimas e alcançou grande visibilidade quando o videoclipe da  música “Acabou” foi lançado no YouTube, em 2008. O nome projota vem da junção de Pro (de profissional) e Jota, sua inicial.

 

Três Temores

Durante as batalhas de rima em que participou, Projota estreitou sua relação com outros dois rappers muito famosos atualmente: Emicida e Rashid. Os três foram até batizados com o cunho de “Três Temores” por representarem a cena do rap na época, fluindo sob o mesmo estilo e abordagem. O trio possui a famosa música “Nova Ordem”.

Nesta época, Tiago também se tornou reconhecido por músicas como: A Rezadeira, Para Não Dizer Que Não Falei Do Ódio, Desci a Ladeira e outras faixas que fizeram referência direta para sua infância, seus pais e sua visão política-social.

 

 

Foco, Força e Fé

Em 2014, Projota lançou seu álbum de estúdio mais famoso: Foco, Força e Fé. Com um compilado de hits como O Vento e um novo remix de Enquanto Você Dormia, o cantor começou a estourar nas rádios e seguir uma linha mais concisa musicalmente, focando em rap’s românticos e descritivos. Uma das músicas mais famosas do álbum, no entanto, é O Homem Que Não Tinha Nada, que em parceira com Negra Li, narra a história e dificuldades da vida de um trabalhador.

 

Love Songs

Um motivo pelo qual Projota é criticado na cena do rap brasileiro é a de que o artista teria alterado muito de suas letras e enfoque musical para continuar nas paradas de rádio e streamings, que recebem mais popularmente músicas românticas e viciantes do que letras mais complexas e com críticas específicas.

 

 

Poetas no Topo

Em 2019, Projota participou de Poetas No Topo 3.3, um projeto da produtora PineappleStormTv, que reúne diversos Mc’s em uma única música, com letras focadas em temas como marginilização social, racismo e experiências dos rappers reunidos.  Muitos viram a participação de Tiago como uma forma do artista dizer e provar que ainda é o mesmo compositor capaz de fazer rimas complexas e boas, contrariando aqueles que apontam que o mesmo teria “se vendido”.

 


José Tiago, o Projota, hoje é pai de Marieva, e sempre demonstra nas redes seu amor pela família, inclusive também em suas letras. Santista, o artista tem apoio não só da torcida da baixada, mas de todos aqueles que o acompanham desde o início, observando a humildade e determinação através dos anos que trouxeram até aqui.

E você, lembrava da carreira do rapper? Acha que ele irá se mostrar uma nova pessoa dentro do reality, positivamente ou negativamente? Vamos aguardar!

BBB21: Esposa de Projota revela que o sonho de ir para o BBB era dela
Fiuk, Viih Tube e Projota reinam e BBB21 supera estreia do ano passado no Twitter





Notícias Relacionadas



Instagram

Instagram

OFuxico