29/03/2016 | 08h40m - Publicado por: Flávia Almeida | Foto: Reprodução/BBB

BBB16: Declaração de Munik levanta polêmica sobre racismo

Sister disse que, por fazer os serviços da casa, é a 'nêga do BBB'

BBB16: Declaração de Munik levanta polêmica sobre racismo - Reprodução/BBB
Favorita ao prêmio de R$ 1,5 milhão no Big Brother Brasil 16, Munik está em cheque desde que deu uma declaração polêmica, no último domingo (27), logo após a exibição ao vivo. Em conversa com Geralda, ela disse: "estou parecendo a 'nêga' aqui. Munik, a nêga do BBB".
 
A goiana fez o desabafo alegando que fazia todo o trabalho doméstico da casa. Foi o suficiente para uma enxurrada de comentários invadir o Twitter criticando o comentário. Foram várias  citações #Munikracista. 
 
"Sem dúvidas, é uma afirmação descabida e nojenta. Ela atingiu não só a minha pessoa, que era quem limpava a casa, como todos os negros. Qualquer declaração nesse sentido é racismo. Isso é fato", criticou a advogada e ex-sister Adélia, em entrevista ao jornal Extra.
 
Apesar das muitas críticas, houve quem defendesse Munik e a hashtag #MunikNossoOrgulho foi citada mais de 60 mil vezes.  Doraci Nunes, mãe da morena, a  defendeu.  

"Tenho certeza que ela não é racista. Como ela seria se o avô dela, meu pai, era negro? E sou mulata. Ela falou isso sem maldade. Essa polêmica é coisa de gente recalcada".
 
Para o presidente da Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia e Religião da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, deputado estadual Carlos Minc, a declaração de Munik é a prova de que a sociedade é preconceituosa. Ele, no entanto, pondera.
 
"Uma herança cultural profunda. As leis ajudam a melhorar a sociedade, mas não vai ser ela (lei) que vai acabar com o preconceito. As pessoas estão acostumadas a ver o negro como o que sempre faz os trabalhos mais pesados e mal remunerados. Ela reproduziu o que muitas pessoas dizem porque é o senso comum, e errado. Mas não podemos fazer dela a pior pessoa do mundo. O lado bom disso é que foi dito no BBB e gerou uma discussão. Isso é importante, temos que discutir sobre o tema", avaliou Minc ao Extra.
 




Notícias Relacionadas



Instagram

Instagram

  • Maycon, Rodrigo e Tereza estão no Paredão, no #bbb19. Quem você acha que deve deixar o programa na terça (19)?
Foto: Divulgação/TV Globo
  • Será que alguma fã encontraria o Rei em um site de relacionamentos? Ele deu a resposta. Confira!
Vídeos: @flaviacirino
  • Roberto Carlos ainda deu sua opinião, na ocasião, sobre desarmamento da população
  • Durante a coletiva, o Rei também contou como consegue manter intacta sua vida pessoal
  • Questionado se tem um novo amor ou se ia reatar com Myrian Rios, Roberto Carlos abre o jogo. Veja!
  • Roberto Carlos chega para a coletiva de imprensa da 14ª edição do seu Cruzeiro Emoções em Alto-Mar
Vídeos: @flaviacirino
  • Participantes do #bbb19 devem ficar presos uns aos outros. Saiba tudo sobre tal dinâmica escolhida pelo público clicando em #OFuxico!
Foto: Divulgação/TV Globo

OFuxico