Carnaval 2023: Janja aceita convite da Imperatriz e faz mistério sobre desfile

Por - 03/02/23 às 14:40

Janja com o casal de mestre-sala e porta-bandeira da Imperatriz LeopoldinenseJanja ainda não sabe se estará no desfile da Imperatriz Leopoldinense - Foto: Divulgação

Janja Silva pode estrear no Carnaval carioca. Nesta sexta-feira, 03 de fevereiro, a primeira-dama do Brasil aceitou o convite para ser madrinha da velha-guarda da Imperatriz Leopoldinense.

Leia +: Antônia Fontenelle se revolta após ser banida do carnaval carioca

A fim de estreitar laços com a agremiação, após uma desagradável situação envolvendo Antonia Fontenelle, a esposa do presidente da república chamou a direção da escola de samba carioca para um encontro no Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro do Rio de Janeiro o que ocorreu nesta sexta.

Embora tenha aceitado o convite para ser madrinha da velha-guarda da verde, branco e ouro, a presença da primeira-dama no desfile ainda depende da agenda oficial.

“Tire minha comida, minha água, mas não tira meu Carnaval. Ainda não sabemos como ficarão os compromissos daqui para frente, mas farei de tudo para estar na quadra, na Sapucaí e conhecer a Cidade do Samba”, disse Janja, em nota oficial.

Diretor de Carnaval da Imperatiz Leopoldinense, André Bonatte agradeceu o encontro. Ele ainda destacou o reconhecimento de Janja aos programas sociais desenvolvidos pela agremiação.

“Estamos muito felizes por este encontro e pela possibilidade de falarmos um pouco do nosso povo, da nossa comunidade. Os projetos sociais da Imperatriz são financiados pela própria escola e ter o reconhecimento da primeira-dama é extremamente gratificante”, disse André.

O QUE ANTÔNIA FONTENELLE FEZ?

A influenciadora digital, bolsonarista convicta, comentava a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como Presidente da República e em determinado momento fez uma desrespeitosa crítica ao look escolhido por Janja na ocasião.

Em seus stories do Instagram, a apresentadora comparou a roupa da primeira-dama à velha-guarda da escola de samba carioca, desmerecendo a trajetória da agremiação fundada há mais de 60 anos.

“Olha, gente… Isso aqui é a velha-guarda da Imperatriz Leopoldinense. Não entendo muito de moda, mas acho que não precisa, isso aqui é a minha opinião… Opinião de uma mulher básica”, disparou ela, inicialmente.

E continuou desferindo seu deboche e desrespeito: “’Por que, Leopoldinense, Antonia?’ Porque é uma escola apática, não fede e nem cheira, entendeu? Nem é a velha guarda da Mangueira, Mocidade ou Grande Rio, é Imperatriz Leopoldinense. Só por Deus…”, disse a influenciadora digital.

O vídeo foi repostado por um torcedor que se revoltou com o comentário de Fontenelle: “Toma vergonha na sua cara! Se falar mal da minha escola, mexer com a minha escola, eu viro bicho! Minha escola não é qualquer uma e merece respeito. Lixo ambulante”, desabafou o internauta.

O vídeo viralizou e a revolta tomou conta da web. Sambistas exigiram reparação e várias escolas de samba se pronunciaram: “Detentora de oito títulos do carnaval carioca, a Imperatriz Leopoldinense é um dos pilares do movimento cultural que move o Rio de Janeiro e todo o mundo. Foi pioneira quando implantou em 1967 o departamento cultural, com o pensamento em acolher e fazer germinar futuros artistas desse movimento de extrema importância para o nosso país. Nós, da Unidos da Tijuca repudiamos as ofensas que a mesma recebeu. Queríamos deixar nosso apoio e afirmar que estamos juntas na luta por respeito pelo nosso movimento. Contem com a nossa agremiação”, destacou a Unidos da Tijuca.

---

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino