Cinema e Série às 20:30

Famoso filme com Brad Pitt sofre censura e mudanças na China

Brad Pitt e Edward Norton em cena de Clube da Luta

Foto; Divulgação

Queridinho por cinéfilos, o filme “Clube da Luta”, estrelado por Brad Pitt e Edward Norton, sofreu mudanças ao ser exibido na China. Dirigido por David Fincher, o longa passa uma mensagem anarquista e anticapitalista e virou um clássico desde o seu lançamento, em 1999. Agora, ele está disponível nas TVs da China, porém, com um final alternativo em que o governo vence e impede o caos.

Com uma política rígida de censura, o país asiático permite a estreia de poucos filmes estrangeiros por ano e, em vários casos, com importantes cortes.

Veja+: Justiça indiana absolve atriz que ganhou beijo inesperado de Richard Gere

A tal mudança foi percebida durante o fim de semana, quando a versão do filme disponibilizada recentemente na plataforma “Tencent Video” altera a mensagem central da história.

Na China, o longa-metragem termina com o assassinato de Tyler Durden (Brad Pitt), alter ego imaginário de Narrador (Edward Norton). Em seguida aparece a mensagem: “A polícia rapidamente descobriu todo o plano e prendeu todos os criminosos, evitando com sucesso a explosão da bomba”. Além disso, é dito que Tyler foi enviado para um “manicômio” para tratamento psicológico e mais tarde recebeu alta.

Já no encerramento original, o personagem de Norton mata Durden e contempla a explosão de vários edifícios, sugerindo que o plano de seu personagem para acabar com a civilização moderna está em andamento.

Sendo assim, o novo final, com o triunfo do governo, provocou indignação entre muitos chineses, que assistiram versões piratas do filme original. “Não apenas eliminam cenas, também acrescentam novas ao roteiro”, criticou um cliente da Tencent Video.

Veja+: Luto: filho de Regina King se suicida aos 26 anos

Até o momento, a Tencent não fez nenhum comentário sobre o tema e não deixou clarose a mudança foi ordenada pelos censores do governo chinês ou decidida pelos produtores originais do filme.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS
BBB22: Pedro Scooby parte para cima de Rodrigo
BBB22: Rodrigo e Bárbara batem boca após paredão
BBB22: Eliminado, Luciano diz que o acharam traiçoeiro

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!