Cinema e Série às 06:30

Obi-Wan Kenobi: Motivos para ver nova série de Star Wars no Disney+

obi-wan kenobi em cena escura da série
Divulgação/Disney+/Lucasfilm

Que “Star Wars” é uma das maiores franquias da cultura pop de todos os tempos, isso já não é novidade há muito tempo! O universo de “Guerra nas Estrelas” é extremamente rico, tendo em seu catálogo filmes, livros, quadrinhos, séries animadas e séries live-action.

Por conta disso, com a chegada do Disney+, a Lucasfilm decidiu apostar em produções exclusivas desse universo para o serviço de streaming, como foi o caso de “The Mandalorian”, série que deu o que falar no Emmy, e da mais recente, “Obi-Wan Kenobi”, estrelada por Ewan McGregor.

A série focada no mestre de Anakin e Luke Skywalker estreou com dois episódios no Disney+ nessa sexta-feira, 27 de maio, e OFuxico separou motivos do porquê você deveria dar uma chance para a atração.

REVER OBI-WAN

Obi-Wan Kenobi é um dos Mestre Jedi mais importantes de Star Wars (Foto: Divulgação/Disney+/LucasFilm)

O maior motivo para os fãs de Star Wars assistirem à série está em sua proposta principal: conferir uma história focada no Mestre Jedi que, nos episódios I, II e III, foi vivido brilhantemente por Ewan McGregor, que até hoje é elogiado pela escalação.

O personagem é um dos mais importantes de toda a franquia, tendo sido figura importante nos seis primeiros longas e na série “The Clone Wars”, que se passa entre os episódios II e III. Foi Obi-Wan responsável pelo treinamento de Anakin Skywalker (que veio a se tornar Darth Vader) e o início do de Luke Skywalker, ou seja, do pai e do filho.

Ainda, a série deve explorar as cicatrizes mentais e emocionais do personagem, que sobreviveu por muito pouco da Ordem 66 (em que todos os Jedi deveriam ser exterminados), além de ter visto o fracasso em manter seu aprendiz do lado da luz (chegando a ter que deixa-lo queimando para morrer).

“Obi-Wan Kenobi” começa dez anos depois dos eventos dramáticos de “Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith”, ou seja, Kenobi já viveu muito tempo com a culpa de ter falhado e perdido seus amigos, e os impactos devem ter sido extremamente severos com ele.

VOLTA DE DARTH VADER

Hayden Christensen volta como Darth Vader em “Obi-Wan Kenobi” (Foto: Divulgação/Disney+/LucasFilm)

Já que o mencionamos, vamos falar dele? Darth Vader é considerado há muitos anos como um dos maiores vilões do cinema e da cultura Pop, seja pelo seu visual icônico ou por sua postura ameaçadora, sendo reconhecido onde quer que esteja.

Sendo símbolo da maior derrota que Obi-Wan Kenobi poderia ter sofrido, o vilão voltará para assombrar seu antigo mestre, e na pele ainda de Hayden Christensen, que o interpretou nos episódios II e III. A nostalgia baterá forte em rever essa dupla em cena, não?

Mesmo que por si só Darth Vader seja algo chamativo, ele ser a grande figura final a quem Obi-Wan deve enfrentar deixa as emoções de ambos à flor da pele, e mal podemos esperar para ver o que esse reencontro nos proporcionará.

INQUISIDORES E CAÇADORES DE JEDI

Os Inquisidores serão os vilões da série de Obi-Wan Kenobi (Foto: Divulgação/Disney+/Lucasfilm/Montagem)

Já que estamos falando do núcleo dos vilões, os Inquisidores merecem um espaço próprio para serem falados, afinal, eles são os antagonistas que devem aparecer por mais tempo na tela.

Resumindo (via Chippu), eles são um grupo de elite designado pelo Império para caçadores de Jedi que operam ao comando de Darth Vader, cujo dever é caçar os Jedi sobreviventes à Ordem 66 para convertê-los ou, na maior parte das vezes, matá-los, sendo esse o caso de Obi-Wan Kenobi e do Mestre Yoda.

Os Inquisidores tiveram destaque na série animada “Star Wars: Rebels” e no jogo “Star Wars Jedi: Fallen Order”, executando sua tarefa. Ao todo, devem haver pela galáxia dez ou 12 Inquisidores, se chamando sempre de irmãos com o número de cada um à frente. Vale ressaltar que, mesmo trabalhando juntos, eles podem ser traiçoeiros uns com os outros.

Na série, terão destaques os Inquisidores Reva (Moses Ingram) e o Quinto Irmão, visto inicialmente em “Rebels” e agora fazendo sua estreia live-action, além do principal membro, o Grande Inquisidor (Rupert Friend), que foi o grande vilão de um dos principais arcos de “Rebels”, além de seu visual branco com detalhes vermelhos ser o mais marcante.

EXPANSÃO DE UNIVERSO

Joel Edgerton volta como Owen Lars, tio de Luke Skywalker (Foto: Divulgação/Disney+/LucasFilm)

Após falarmos dos personagens principais, hora de comentar sobre o que deixa os fãs mais ansiosos quando se anuncia uma produção sobre Star Wars, principalmente quando ela se passa em algum período não explorado do passado: como ela vai se encaixar no contexto geral.

Se passando na metade do tempo entre os episódios III e IV, “Obi-Wan Kenobi” vai explorar muito bem o momento em que o Império liderado por Darth Sidious estava em alta na galáxia, e que os Sith eram dominantes aos Jedi, que viviam reclusos. Dificilmente uma atração explora um cenário tão amedrontador.

Ainda, a série traz personagens diretamente de uma série animada para o live-action, e isso por si só já gera expectativas, e tudo cresce ainda mais quando sabemos o destino do Grande Inquisidor, que em “Rebels”, morreu após perder uma luta contra Kanan Jarrus, então o que vai lhe acontecer na série é incerto.

Sabemos também pelo Episódio IV que Obi-Wan Kenobi chegou a se isolar de tudo e todos em Tatooine e mudar seu nome para Ben, até que Luke Skywalker (Mark Hamill) o encontrou com R2-D2 e C3PO com a mensagem de Leia Organa (Carrie Fisher) pedindo ajuda.

Todavia, Luke tem apenas dez anos de idade quando a série se passa, sendo apenas uma criança, e Obi-Wan ainda tem esperança de poder treiná-lo nas artes Jedi, a contragosto de seu tio, Owen Lars (Joel Edgerton), que está resistente a isso.

NOVIDADES NA DIREÇÃO

“Obi-Wan Kenobi” conta com primeira direção feminina de um live-action de “Star Wars” (Foto: Divulgação/Disney+ e Joshua Tree/Montagem)

Ainda, diferente das outras produções de Star Wars, “Obi-Wan Kenobi” é o primeiro live-action da saga que conta com uma direção feminina. Deborah Chow, cineasta, diretora e roteirista canadense, é a mente por trás da série exclusiva do Disney+.

Este fato deve trazer novos ares em relação a outras produções de Star Wars, afinal, algo que deveria ser corriqueiro está sendo inédito aqui, mostrando também como a Lucasfilm e a Disney estão buscando sempre uma melhoria em suas visões e produções.

Antes da nova série da Lucasfilm, Deborah participou de diversas outras grandes produções do cinema e da televisão. Anteriormente, fez parte da direção do terceiro episódio de “The Mandalorian” (2019), intitulado “The Sin”, no qual sua paixão transparece em uma cena de luta épica tão tensa quanto emotiva, e também dirigiu o sétimo episódio da produção sobre a história dos mandalorianos.

Além disso, seus trabalhos anteriores na TV incluem episódios de “Reign” (2013), “Jessica Jones” (2015) e “Better Call Saul” (2015), sendo também muito conhecida por seu primeiro longa-metragem, “The High Cost of Living” (2010), no qual atuou como roteirista e diretora.

MENÇÃO HONROSA – DIVULGAÇÃO DE ANA MARIA BRAGA

Ana Maria Braga divulgou série de Obi-Wan Kenobi no Mais Você (Foto: Divulgação/Disney+/TV Globo)

Vamos fechar essa lista com algo que não é sobre a série, mas é tão interessante quanto! A apresentadora Ana Maria Braga e o Louro Mané surpreenderam o público do programa “Mais Você” ao se vestirem de Obi-Wan Kenobi e Darth Vader, respectivamente personagens principais de “Obi-Wan Kenobi”, nova série original do Disney+ que estreou nesta sexta-feira, 27 de maio, na plataforma.

A ação é resultado de uma parceria entre a Disney e a Globo para promover a série para os assinantes do combo Globoplay e Disney+, e a decisão fez muito sucesso entre os internautas nas redes sociais, principalmente no Twitter.

“A Ana Maria virou um jedi kkkkkkkk ela vai além gente”, “Eu amo Ana Maria Braga pelo amor de Deus. Ela vestida de Obi Wan. Kinga mesmo”, “Já agradeceu hoje por existir na mesma época que Ana Maria Braga?”, foram algumas das declarações feitas pelos fãs.

E você, pretende conferir “Obi-Wan Kenobi” no Disney+?

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!