Por que ‘Barbenheimer’ é histórico e um marco no cinema? Entenda!

Por - 20/07/23 às 07:30 - Última Atualização: 19 julho 2023

BarbenHeimerBarbenHeimer: O fenômeno que une dois mundos distintos (Reprodução/Divulgação)

É chegada a hora de um duelo histórico ou para os que consomem cinema é a hora de presenciar mais uma vez um duelo de titãs: “Barbie” e “Oppenheimer” vão disputar o coração e as bilheterias. Greta Gerwig e Christopher Nolan são as mentes por trás dos próximos estouros de bilheterias.

Como lembrou Roberto Sadovski, do Splash UOL, já presenciamos algumas vezes dois grandes filmes estreando juntos e disputando o topo: “Os Caça Fantasmas” com “Gremlins” ou “Toy Story” com “Cassino”. Nolan já está acostumado a uma batalha contra ícones da cultura pop, visto que “Batman: Cavaleiro das Trevas” disputou a preferência do público com ninguém mais, ninguém menos que “Mamma Mia”, com canções do ABBA e um elenco de peso. Para começar: O evento do ano ganhou até um trailer oficial. Olha só!

Porém, este aqui é um pouco diferente: devido à greve de atores e roteiristas, as premières com atores foram canceladas e a situação ficou nas mãos de todo o buzz gerado em cima dessa batalha e de todo o movimento caótico em torno da demanda de cada um. Mas, não é só por isso não! O marketing e toda a propaganda excessiva em cima de “Barbie” faz com que o filme se torne um grande exemplo de como um pode alavancar o sucesso do outro. O público massivo que vai consumir a comédia romântica estrelada pela talentosíssima Margot Robbie e o galã Ryan Gosling tem N motivos: Seja porque está querendo entender o que é a proposta do longa, ou porque foi afetado pelo grande engajamento nas redes sociais e fora dela, ou também os que tem uma memória afetiva com a boneca multifacetada.

Barbenheimer Memes
Barbenheimer: Evento tomou conta da internet e ganhou diversos memes (Reprodução/Twitter @SteeveReveesArt/Fotomontagem)

Não é difícil ver coisas cor de rosa com o nome da boneca ou edifícios se preparando para ficar cor de rosa, até as linhas de trem ficaram com a cor característica da ‘Barbielândia’. Nisto, criou-se o movimento ‘Barbenheimer’. E é aqui que a gente encontra a grande festa do marketing contra algo mais sóbrio contrastando de uma forma equivalente e se beneficiando, sobretudo. Não dá para gerar produtos de todos os tipos com o drama dirigido por Christopher Nolan e estrelado por Cillian Murphy, afinal estamos falando de um longa que vai contar a história do cientista conhecido como o “Pai da bomba atômica” junto com a promessa de uma explosão de uma da mesma categoria que promete gerar calafrios. Pareceu atrativo comprar um hamburguer com molho característico do filme? Ou um sapato escrito “Oppenheimer”?!

Poster de Barbenheimer
Poster de Barbenheimer: O evento que ganhou a atenção do mundo (Reprodução/Twitter)

O que o movimento ‘Barbenheimer’ fez foi fazer aquela velha máxima (“Matar dois coelhos com uma cajadada só”) ao extremo. Os dois filmes têm um orçamento próximo: Segundo o THR, Oppenheimer custou 100 milhões de dólares. Já o mundo cor de rosa estrelado por Margot Robbie, segundo a Variety, custou em torno de 145 milhões de dólares. E, claro, são de estúdios rivais (Paramount e Warner, respectivamente). Agora, os filmes precisam fazer um valor de dólares para pagar toda a campanha marketeira e de produção.

Barbie e Oppenheimer
Barbie e Oppenheimer ganham memes e mais memes (Reprodução/Twitter)

Com isto, os filmes precisam se pagar com valores próximos: O longa de Nolan precisa entre 250 a 350 milhões de dólares; o de Greta precisa lucrar entre 300 milhões a 400 milhões de dólares, em valores aproximados somando o custo de produção e o valor de marketing especulado pelos sites especializados. E apenas no boca a boca, um deles teria a maior chance por ser popular e com aquele hype que todo mundo se envolveu de alguma forma. Com toda a propaganda popular gerada em cima dessa ‘treta cinematográfica’, que vai de memes até camisetas escritas “Eu Sobrevivi ao Barbenheimer”, é claro que os dois lados se beneficiam e muito.

Barbenheimer
Barbenheimer: Quem sobreviveu ao evento do ano? (Reprodução/Instagram/Viral)

CHEGAMOS NA BATALHA

A estratégia de marketing foi fundamental: Se a facilidade de produzir produtos com a Mattel e o hype insano que foi sendo aumentado nos últimos dias com a chegada da data, de outro lado a crítica especializada tem se mostrado muito tranquila e pronta para aclamar ambos e mostrar que não foi algo criado do nada. E o efeito surtido em torno disso é mais do que importante e histórico: Segundo a BoxOffice, o filme se encaminha para uma abertura global de nada mais, nada menos, que incríveis US$ 300 milhões. Isso tudo contando a pré-venda, que segundo a Warner Bros. Brasil já é a maior da história por aqui. Gloria Groove já dizia: A bonequinha não sabe brincar mesmo!

Barbie Box Office
Estimativa de lucros de “Barbie” segundo o portal BoxOffice (Twitter/BoxReport)

Só isto mostra como todo o hype criado em cima do filme é muito mais do insano: Trilha sonora com grandes nomes (Dua Lipa, Lizzo, Nicki Minaj Karol G) e produzida pelo genial Mark Ronson (“Uptown Funk); bonecos e bonecas especiais para filme, criação de conteúdo massiva, comidas oficiais que só a Barbie poderia nos deliciar…. É realmente a festa!

Barbie
Barbie: Tracklist oficial do álbum (Reprodução/Divulgação)

Obviamente não podemos comparar a estratégia de marketing de um filme do Nolan. Seria uma injustiça. Mas, já parou para pensar que o filme da boneca é tão grandioso e um case de sucesso instantâneo que ela conseguiu carregar nas costas dois lançamentos? Mesmo não sendo garantido que o filme de Nolan lucrará muito mais, é injusto dizer que uma fatia dele é devido a toda a festa de “Barbenheimer”. O próprio diretor aprovou o movimento e se disse feliz com toda a excitação promovida em torno de dois grandes lançamentos:

“Acho que para aqueles de nós que se preocupam com filmes, estávamos esperando para ter o mercado lotado de lançamentos novamente, isso está aqui e é ótimo.”

Christopher Nolan e Greta Gerwig
Christopher Nolan e Greta Gerwig: As mentes por trás dos filmes do ano (Reprodução/Instagram/Divulgação)

EXPLOSÕES POR TODO O CANTO

Agora, uma ‘entidade’ por si só é muito intensa nessa propaganda: A internet. É claro que ninguém precisa escolher exatamente um lado, mas, tudo que vem sendo veiculado tem uma cereja em cima de um bolo de cor de rosa e é por conta dos usuários de redes sociais ao redor do mundo. Os memes ajudam e propagam a ideia de escolha e a ideia de que você não tem que estar do lado de um ou de outro.

Barbenheimer
Barbenheimer: Nos cinemas em 21 de julho (Reprodução/Twitter)

Mesmo que Nolan tenha o lado cult a seu favor, existe uma pequena parcela que vai assistir ao seu longa para entender o que é que está acontecendo e porquê o filme de uma explosão nuclear está disputando com uma boneca histórica e famosa. Do outro lado, tem um pouco de tudo: O lado que sequer cogita em assistir o longa de Greta e já condena o capitalismo, o que está comprando tudo de rosa para assistir ao filme caracterizado e tem a pequena parcela que vai assistir para entender o fervo em torno.

BarbenHeimer
BarbenHeimer: Fãs fazem montagens para o evento do ano (Reprodução/Twitter/@rahalarts/@SeanLongmore)

ENTÃO, A VIDA É EM PLÁSTICO?

De tempos em tempos a gente vai continuar assistindo batalhas históricas no cinema. Isto tem se tornado um pouco difícil devido a máquina de Hollywood estar precisando de óleo para girar novamente nos conformes. Vamos aos fatos: “Super Mario Bros” conseguiu um marco histórico e se tornou o segundo filme de animação mais lucrativo com a sua bilheteria.

Mas, o cinema tem sofrido de uma grande disputa de egos e filmes com fórmulas repetidas, ou até pior: A ganância dos estúdios coloca orçamentos enormes e aposta em franquias consolidadas, live-actions de clássicos, ou sequências de animações bem-sucedidas e que nem sempre geram receitas infinitamente maiores e sucessos instantâneos de bilheteria (Como por exemplo: O recente filme da DCU, “The Flash”; ou a sequência com Tom Cruise em “Missão Impossível”, ou a despedida heroica de “Indiana Jones” em seu quinto filme). O mercado é uma coisa, mas, o público vem se tornando mais resistente a todas as mil e uma novidades jogadas aos quatro ventos. O ponto é: Temos que escolher. E escolhas nem sempre são feitas por popularidade ou memória afetiva.

Google entra na onda rosa e promove “Barbie”. Veja!

Quando vemos o movimento ‘Barbenheimer’ é claro que a gente ainda está falando de filmes com dois estúdios enormes por trás e muito dinheiro aqui e ali, mas, o seu orçamento conseguiu enxugar um pouco do que seria frustrante. Mas, é refrescante, acima de tudo, ver o público engajado e fazendo tanta propaganda orgânica e abraçando tranquilamente os dois lados. Mesmo que tenha aquela provocação saudável e comentários nem sempre contemplativos, o ponto é que “Barbie” e “Oppenheimer” conseguiram trazer juntos algo que estava muito em falta em Hollywood nos últimos tempos.

Não podemos esquecer que é uma batalha meramente criada para isto, e mesmo que tenha sido feita de forma que o público comprasse a ideia naturalmente, não deixa de ser divertida e empolgante, uma vez que uma massa enorme de pessoas está mais do que pronta para entrar no carro cor de rosa e se aventurar pelo mundo real através dos olhos de Barbie. E também, não deixa de ser intrigante como um filme cult com 3 horas de duração entrou na reta por conta de toda a propaganda gerada em cima dessa batalha. No final, os dois estúdios vão arrecadar e sair vitoriosos em seus planos, mas, além disso, ver o público animado para dois filmes que prometer se tornar clássicos instantâneos, talvez de um pouco de esperança para colocar um pouco de cor e movimento nos bastidores tensos dos grandes estúdios.

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Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha