Príncipe Harry pede ajuda para salvar o Rio Okavango, no sul da África

Por - 18/10/21

Príncipe Harry olhar sérioFoto: Reprodução/YouTube

Como parte de seu ativismo pelo bem do meio ambiente, o príncipe Harry se juntou ao ativista Reinhold Mangudnu para um artigo de opinião sobre as empresas petrolíferas, em sua nova campanha com a organização de conservação Re:wild, para salvar o rio Okavango.

Os dois escreveram no jornal Washington Post, pedindo que as companhias respeitem a Bacia do Rio Okavango, no sul da África, porque o lugar é considerado ‘um coração natural’ que tem alimentado os humanos e a vida selvagem por gerações, por isso pedem que o lugar permaneça ‘imperturbável’.

Em seu diálogo, Harry e Reinhold criticaram a companhia canadense de gás e petróleo ReconAfrica – que realiza perfurações exploratórias na Namíbia e Botswana – de manter a bacia do rio ‘sob cerco’ e alertaram que poderia haver consequências desastrosas se eles continuam fazendo as perfurações.

Veja+: Príncipe Harry e Meghan Markle defendem vacina para todos

Destacando um vazamento de óleo na costa da Califórnia há algumas semanas e o incêndio do Golfo do México na superfície do oceano em julho, eles escreveram: “Não há como reparar os danos causados ​​por esses tipos de erros. A perfuração é uma aposta desatualizada que traz consequências desastrosas para muitos e uma riqueza incrível para uns poucos poderosos. Representa um investimento contínuo em combustíveis fósseis em vez de energias renováveis”, lamentaram.

A dupla pediu aos governos que façam mais para proteger o meio ambiente daqueles que buscam lucrar com os combustíveis fósseis na África.

Veja+: Filhos de Meghan e Harry vão conhecer a Rainha

Eles disseram: “Para proteger a Bacia do Rio Okavango, apelamos ao mundo para que se solidarize conosco, nossos aliados e comunidades locais na defesa de uma moratória completa sobre o desenvolvimento de petróleo e gás na região. Agora, a escolha é simples: ou honramos nossos ecossistemas naturais e que sustentam a vida, preservando-os para as gerações futuras, ou os exploramos em um caminho para a destruição permanente”, finalizaram.

DE VOLTA ÀS REDES SOCIAIS?

Príncipe Harry e Meghan Markle chocaram os fãs ao deixarem suas redes sociais depois que eles abandonaram seus papéis como membros-seniors da família real britânica no ano passado. A página oficial dos Duques de Sussex no Instagram tinha mais de 11 milhões de seguidores, e após a desistência do casal, esse número foi diminuindo.

Porém agora, há boatos de que Harry e Meghan podem estar planejando voltar a marcar presença nas plataformas.

Talvez porque sabem que as redes sociais são importantes na hora de promover seus projetos, o casal deixou claro em sua última mensagem no Instagram que ‘em breve’ voltarão a se ‘reconectar’ com a comunidade.

A legenda explicava : “Embora vocês não possam nos ver aqui, o trabalho continua. Obrigado a esta comunidade – pelo apoio, inspiração e compromisso compartilhado com o bem no mundo. Estamos ansiosos para nos reconectarmos em breve. Vocês tem sido ótimos!”.

Veja+: Príncipe Harry e Meghan Markle se tornam sócios de empresa de investimento

Em entrevista ao jornal Express, a comentarista real Robert Fiorito confirmou o rumor de que os Duques de Sussex devem voltar à mídia social, principalmente agora que foram nomeados pela revista Time, como duas das pessoas mais influentes do mundo:

“Eles poderiam estar se preparando para estender sua influência e inspirar fãs mais uma vez no Instagram ou em outras plataformas de mídia social.”, sugere Fiorito.

E uma pista de que eles estão trabalhando em sua presença na mídia é que o casal foi acompanhado por um fotógrafo e cinegrafista durante sua recente viagem a Nova York. Enquanto estavam na costa leste, os Sussex visitaram o One World Trade Center e fizeram uma aparição no Global Citizen Live.

“Eu estava lendo muito sobre Meghan e Harry tendo uma câmera de vídeo e um fotógrafo os seguindo. Não vimos nenhuma atualização do Archewell quando eles estiveram em Nova York, então veremos toneladas de filmagens disso. Talvez haja um documentário da Netflix em andamento. Há especulações de que eles estão relançando seus canais sociais e tudo isso é conteúdo para as plataformas”, indicou Roberta Fiorito em seu podcast Royally Obsessed.

---

Formada em Ciencias de la Comunicación (México), louca por gatos e fascinada com o mundo dos famosos. Feliz de ser parte do OFuxico desde 2000.