Rodrigo Santoro é protagonista em megaprodução do Prime Video

Por - 06/07/22

Cena da série Sem LimitesFoto: Divulgação

Rodrigo Santoro, aos 46 anos, é um dos principais atores brasileiros e está perto de atingir a marca de três décadas de carreira. E, a partir do dia 8 de julho, será possível vê-lo na minissérie “Sem Limites”, desenvolvida pelo Amazon Prime Video.

Na trama, Rodrigo dá vida ao aventureiro navegador português Fernão de Magalhães (1480 – 1521), responsável pela expedição que se consagrou como a primeira volta ao mundo marítima da história.

Leia+: ‘Amor & Gelato’: Veja 5 filmes baseados em livros para assistir na Netflix!

Orçada em €30 milhões, a minissérie é um dos maiores investimentos da história do país e também conta com Álvaro Morte, o ator do “professor” de “La Casa de Papel” em seu elenco, sendo que ele interpreta o capitão Juan Sebastián Elcano (1476 – 1526). A direção é do inglês Simon West.

Rodrigo estava em São Paulo filmando o longa-metragem brasileiro “7 Priosioneiros” quando recebeu o roteiro e o convite para participar de “Sem Limites”. Diante disso, ele teve que pedir para que a produção espanhola esperasse o término do trabalho que estava realizando e as férias que tiraria na sequência para que ele pudesse dar uma resposta.

Entretanto, o lockdown interferiu nos planos de viagem do ator, que teve que permanecer confinado com a família no Rio de Janeiro.

“Magalhães esteve presente comigo em grande parte do tempo durante a pandemia. Descobri muitas coisas que não sabia ao estudara personagem, primeiro na internet e depois na literatura. Aprendi de cara que foi ele quem nomeou o Oceano Pacífico, que existem duas crateras na lua e duas constelações batizadas em sua homenagem, mas sobretudo, que sua história é fascinante”, conta.

“Magalhães é uma personagem muito intrigante porque à primeira vista é só um grande navegador, o cara valente que enfrentou o oceano e descobriu o estreito. Mas pesquisando mais a fundo descobri várias camadas em sua história. Ele se tornou órfão muito cedo e cresceu na corte, mas não era nobre. Ele era muito querido pelo rei, mas tinha uma relação conflituosa com o seu sucessor. Tem uma série de intrigas. Era um cara cheio de conflitos e profundas contradições, o que o humaniza. A humanização dos personagens é algo que sempre tento levar aos papéis que represento”, diz Rodrigo sobre o personagem que interpreta em “Sem Limites”.

Já com o contrato assinado, ele começou a se aprofundar nas pesquisas qu já havia iniciado por meio da internet, tomando uma abordagem mais investigativa. Um amigo o recomendou a historiadora espanhola Vanessa de Cruz para auxiliá-lo em seus estudos.

“Como eu já havia estudado o assunto por conta própria e porque parte do que havia apurado na internet até então poderia não ser verdadeiro, tinha muitas perguntas a fazer. Nesse trabalho de checagem com a Vanessa sugiram muitas informações valiosas sobre Magalhães. Ela me mandou um monte de material, entre textos e imagens. Tive acesso até ao testamento dele. Foi um verdadeiro deleite, sou muito curioso e gosto de pesquisar, é uma parte do trabalho que me intriga e me motiva”, esclarece.

Leia+: ‘Paper Girls’, nova série do Prime Video ganha trailer. Veja!

Rodrigo faz questão de elogiar a equipe da minissérie.

“Foi uma das equipes mais incríveis com que trabalhei, a preocupação de todos com a autenticidade era gigantesca. O Shelly Johnson, nosso diretor de fotografia, era um craque. Filmamos as externas de Norte a Sul na Espanha e na República Dominicana, mas a maior parte das cenas com efeitos especiais foram feitas em estúdio. Ele tinha filmado o ‘Greyhound’, com o Tom Hanks, que também se passa em um navio, inteiramente nesse formato. Eles colocaram o barco dentro de um domo azul e ele conseguia programar a luz através de um software, de acordo com o horário em que a cena deveria se passar, com uma rapidez incrível”, começa o ator.

“A direção de arte de Alain Bainée também é extraordinária. Ele conseguiu espadas que eram verdadeiras relíquias da época, figurinos incríveis. Os barcos eram extraordinários. Um deles era tão perfeito que foi doado para um museu espanhol”, acrescenta.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---