Álbum da Copa do Mundo: Figurinhas terão imagem em movimento

Por - 18/08/22

Álbum da Copa do Mundo do Qatar 2022Álbum da Copa do Mundo do Qatar 2022. Foto: Divulgação

A Copa do Mundo do Qatar é quase do outro lado do mundo, mas não tem nada que aproxima mais os brasileiros do evento do que o “Álbum de Figurinhas da Copa”. Publicado pela Panini, ele é sensação entre crianças, adultos, sem discriminação de idade.

Leia+: Milionário ou Minimalista? Fique por dentro dos estádios da Copa do Mundo

OFuxico conversou com um representante da editora para falar sobre o livro de figurinhas. Falamos dos detalhes da publicação e desafios para fazer com que ela chegue às bancas e livrarias. Mas, o melhor de tudo, descobrimos as novidades que vem por aí e não estavam no álbum da Copa do Mundo da Rússia.

Decidir quem vai ou não estampar as figurinhas passa por uma pesquisa cuidadosa, baseado nas preparações para o evento. É uma verdadeira “Escalação Panini” para a competição.

A Panini faz uma curadoria e um estudo baseado na performance de cada jogador para tentar prever os jogadores que serão escalados pelo técnico da seleção brasileira, neste ano o Tite. Em busca da maior assertividade, parte do estudo também envolve a análise de convocações durante a preparação para a Copa do Mundo”

Leia+: Conheça os times que o Brasil vai enfrentar na Copa do Mundo

MITOS

Depois da decidir quem vai ou não para o álbum, começa o processo de produção das figurinhas, de fato. Surpreendentemente, não é a Panini quem as imprimi. Cabe à empresa apenas cortar e embalá-las.

Apesar de parecer simples, essa é uma tarefa bastante difícil. O desafio? Não deixar que você compre um pacote com cinco fotos do Lionel Messi. Misturar cada uma delas antes de irem para os envelopes requer técnica.

“Um dos nossos grandes diferenciais está na máquina que embaralha as figurinhas, isto é, as mistura para evitar que um colecionador pegue duas figurinhas iguais no mesmo envelope. Este maquinário é uma patente mundial da marca, que só a Panini possui”

Leia+: Neymar é a esperança do Brasil para trazer o sonhado “hexa”

Outro “mito” que envolve a publicação, mais comum, é o de que algumas figurinhas sejam mais “raras” do que outras. Pelo contrário, a produção é “de 1 para 1”, ou seja, cada jogador tem o mesmo número de figurinhas distribuídas.

Estatisticamente é mais fácil retirar qualquer jogador de uma seleção aleatória, como o Qatar, por exemplo, do que um jogador específico como Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar etc.”

Leia+: Rússia está oficialmente fora da Copa do Mundo

IMAGEM EM MOVIMENTO

Diferente do que normalmente acontece, esse ano há figurinhas extras. Essas não são necessárias para completar o álbum, mas dão um diferencial na coleção. Com o nome “Panini Extra Sticker”, são oitenta fotos com imagens em movimento.

“Essas figurinhas se destacam das demais, pois apresentam uma imagem em movimento”, analisa a marca.

Leia+: Após internação, Pelé fala sobre expectativas para a Copa do Mundo

O legal da brincadeira é que o álbum com o sticker especial vem em outro pacotinho, com seis figurinhas (cinco para o álbum e mais uma colecionável). Vinte jogadores foram selecionados, tanto craques quanto iniciantes, e cada um é representado em diferentes variações de cores (bordô, bronze, prata e ouro).

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: ,