Coronavírus às 13:18

Luciano Szafir teve embolia pulmonar, além de sangramento no abdômen

luciano szafir em programa de tv
Reprodução/Instagram

Internado no hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, Luciano Szafir está em ventilação mecânica depois de ser submetido a uma cirurgia de emergência para tratar um sangramento abdominal por complicações da Covid-19. 

De acordo com a colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, a equipe médica do Copa Star já iniciou o processo de retirada progressiva do respirador. 

Segundo o Dr. João Pantoja, que é diretor-geral da unidade e está cuidando do caso, o ator, antes disso, tinha apresentado uma embolia pulmonar:

“Ele está se recuperando bem, após a séria intercorrência e a cirurgia abdominal a que foi submetido em 7 de julho. Estamos todos muito esperançosos de sua plena recuperação nos próximos dias”, disse.

Veja+: Beth Goulart pede por corrente de orações por Luciano Szafir: ‘Amigo tão especial’

O médico explicou que, a princípio, Szafir desenvolveu uma trombose no pulmão (embolia pulmonar). Depois, veio o sangramento espontâneo no abdômen. Ele ocorreu por complicações da terapia anticoagulante, usada em pacientes com Covid, e fez com que a alça intestinal fosse perfurada. A cirurgia serviu para retirar essa alça e limpar toda a cavidade abdominal. O ator, de 52 anos, começou a apresentar os sintomas da Covid no dia 14 de junho, na véspera da vacinação para sua faixa etária no Rio, conforme contou Luhanna Szafir, mulher dele, ao jornal Extra. 

Com Luciano Szafir em estado grave, Sasha Meneghel antecipa volta ao Brasil

Sasha Meneghel fez as malas e antecipou seu retorno ao Brasil, após saber da internação do pai, Luciano Szafir. A filha do ator e de Xuxa Meneghel embarcou para o país ao lado do marido, João Figueiredo.

Nas redes sociais, Sasha compartilhou mensagem com o último boletim médico de Luciano e pediu orações pelo pai.
“Agradecemos as mensagens de carinho e orações. Pedimos que continuem orando a fim de unirmos nossa fé para recuperação completa do meu pai”, escreveu.

Já o comunicado informa que “Luciano Szafir foi transferido na tarde desta quinta-feira, 8 de julho para o hospital Copa Star. O paciente segue ESTÁVEL e no momento monitorizado em leito de terapia intensiva sob cuidados médicos do Dr. João Pantoja – Diretor Geral do Copa Star e Dr. Bruno Celoria – Diretor Técnico do Copa Star”.

Conforme OFuxico já noticiou, o estado de saúde de Luciano Szafir continua inspirando cuidados. O ator, que está internado por conta de uma reinfecção da Covid-19 desde 22 de junho, passou por uma cirurgia delicada no abdômen, na quarta-feira, 7 de julho, e, na tarde desta quinta-feira, 8 de julho, foi transferido de hospital.

Szafir estava internado no Hospital Samaritano, mas agora está no Copa Star, também no Rio de Janeiro, informou a assessoria de imprensa do ator ao OFuxico.

No início da noite de ontem, o Hospital Samaritano informou em boletim: “O paciente Luciano Szafir passou por uma cirurgia de retirada de hematoma e segmento do cólon no Hospital Samaritano Barra. Szafir segue sedado no pós-operatório.”

O procedimento serviu para retirar um acúmulo de sangue na região e um segmento do cólon, que é uma parte do intestino grosso.

Luciano estava internado no Hospital Samaritano Barra, no Rio de Janeiro, desde a semana passada.

“Seja sempre o mestre da sua mente. Quando você está mal, pode dizer a sua mente para focar em outra coisa. Você pode e deve ter controle de como pensa e exatamente no que pensa. É possível com a prática e o hábito. Sua vida se tornará mais fácil, mas requer o seu esforço inicial”, escreveu Szafir nas redes sociais, no dia em que foi internado.

A alta de Szafir era esperada para os próximos dias. Esta é a segunda vez que Luciano Szafir contrai a doença. Em fevereiro ele teve sintomas leves.

Priscila, irmã de Luciano, está vindo ao Brasil para se reunir com a família.

A Internação

Luciano Szafir foi internado no hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, no dia 22 de junho. Esta é a segunda vez que o ator e apresentador se contaminou com o vírus da Covid-19.

Na quarta-feira, 7 de julho, Szafir teve de ser intubado devido à baixa saturação após uma cirurgia abdominalpara tratar as complicações da Covid-19, o que teria levado à necessidade de suporte de oxigênio e transfusão de sangue.

Já na quinta-feira, 8 de julho, com o estado de saúde considerado grave, Szafir foi transferido para o hospital Copa Star, também no Rio de Janeiro.