Covid-19 às 12:30

CPI da Covid faz um minuto de silêncio em homenagem a Tarcísio Meira, vítima da Covid-19

cpi-da-covid-faz-um-minuto-de-silencio

CPI da Covid faz um minuto de silêncio em homenagem a Tarcísio Meira (Reprodução/CNN)

Os membros da CPI da Covid fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao ator Tarcísio Meira, que morreu na manhã desta quinta-feira (12) em decorrência da Covid-19. O Senador Alessandro Vieira (Cidadania) interrompeu a sessão para anunciar a morte do artista, que partiu aos 85 anos de idade.

Veja+: Tarcísio Meira emociona com declaração a Glória Menezes

“É mais um desses quase 600 brasileiros que perderam sua vida, dentre outras coisas, porque o governo não soube fazer o seu trabalho na hora certa”, lamentou o político. 

“Lamentável e triste registro. Um dos principais expoentes da cultura nacional e das artes de nosso país, em homenagem a Tarcísio Meira e às demais vítimas da covid nesse país, quero pedir a todos um minuto de silêncio”, pediu o senador Randolfe Rodrigues, vice-presidente da CPI.

Veja+: Eduardo Moscovis tem alta e curte Dia dos Pais em família

O ator ficou seis dias internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A esposa do ator, Glória Menezes, de 86 anos, segue internada no mesmo hospital se recuperando da mesma doença. Eles já haviam tomado as duas doses da vacina.

MORTE DE TARCÍSIO

O ator Tarcísio Meira morreu nesta quinta-feira, 12 de agosto. A informação foi confirmada pela assessoria do artista. A esposa do ator, Glória Menezes, de 86 anos, segue internada no mesmo hospital se recuperando da mesma doença. Eles já haviam tomado as duas doses da vacina.

Enquanto Glória foi transferida para um apartamento, pois seu quadro está estável, Tarcísio seguia intubado, na UTI do local, segundo o último boletim médico divulgado. Tarcísio estava passando por diálise contínua.

“Faleceu no dia de hoje, 12 de agosto de 2021, o ator Tarcísio Meira”, disse o comunicado da assessoria.

Vale destacar que, embora Tarcísio e Glória já haviam tomado as duas doses da vacina contra a covid-19, nenhuma vacina é 100% eficaz: elas não zeram a chance de casos graves ou até morte pela covid-19 e algumas pessoas ainda estão suscetíveis aos sintomas mais agressivos, mesmo após a imunização completa.

O ÚLTIMO IRMÃO CORAGEM

Tarcísio Pereira de Magalhães Sobrinho, o Tarcísio Meira, nasceu na capital de São Paulo no dia 5 de outubro de 1935. Estreou na Globo em 1967 e trabalhou em mais de 60 programas, entre minisséries, especiais e novelas.

Em 1970, Tarcísio viveu um de seus inesquecíveis papéis, o João Jerônimo, de “Irmãos Coragem”. Ao lado de Duda, personagem de Cláudio Cavalcanti, Tarcísio despontou para o estrelato.

Foi no trabalho que ele conheceu a mulher, Glória Menezes, com quem ficou casado por quase 60 anos.

A primeira troca de olhares foi na TV Tupi, mas eles só ficaram mais próximos ao atuarem juntos no teleteatro “Uma Pires Camargo”, em 1961. Inicialmente, foi só amizade, mas o casamento veio no ano seguinte. Da relação nasceu Tarcísio Filho, em 1964, e o casal ficou junto por 59 anos, até serem internados por conta da Covid-19.

Tarcísio e Glória em 1971, na novela “O Homem Que Deve Morrer” – Foto: Acervo Globo

FILHO COMENTOU ESTADO DE SAÚDE DOS PAIS

Tarcísio Filho conversou com O Globo e explicou como está a saúde dos pais.

“O pai está estabilizado, está bem. Está respondendo bem. Eu fiquei feliz porque ele está respondendo bem aos procedimentos todos. Foi a notícia que eu tive. E a mãe está bem mesmo, ela está no quarto. Está com uma tossinha. Eles estão bem”, explicou ele no último dia 09 de agosto.

O QUE É DIÁLISE CONTÍNUA?

A diálise é uma forma de substituir a função que os rins deixaram de realizar à medida que as doenças foram provocando queda em sua capacidade de filtração. Consiste em passar o sangue através de um novo filtro que está em contato com um líquido que contém as substâncias que precisam permanecer e não contém as substâncias indesejadas.

Em outras palavras: por um processo simples de difusão, passam para esse líquido as substâncias não contidas nele e ficam retidas no sangue as que o líquido contém. Depois, o sangue depurado dos elementos nocivos é devolvido para o organismo do paciente.

Geralmente, a diálise é feita de três a quatro vezes por semana para que seja possível filtrar uma quantidade suficiente de sangue que permita manter a pessoa bem metabolicamente. E é comum o procedimento em casos mais graves da covid-19.

Fonte: site do Dr. Dráuzio Varella.

NORA FALOU DA INTERNAÇÃO DOS SOGROS

No fim de semana, Mocita Fagundes, esposa do ator Tarcísio Filho, usou as redes sociais para comentar a respeito da internação dos sogros Tarcísio Meira e Glória Menezes.

“Saiu na imprensa que o casal Glória e Tarcisão estão internados com covid. Infelizmente não é fakenews. É verdade. Estavam isolados e num descuido foram contaminados. Essa doença é traiçoeira. Mas estamos muito fortalecidos, cheios de amor e muita esperança em tê-los em casa daqui a pouquinho. Por enquanto peço que se unam a nós nessa corrente de orações e energias positivas. Não vou ficar me alongando e nem dando boletins médicos. Vou ficar quietinha ao lado Tarcísio Filho que – graças a Deus – testou negativo para covid. Carinho e oração sempre fazem um bem danado”, escreveu Mocita.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS:

Namorado de Carla Daniel não sofreu queda, diz necropsia

Globo afasta Cauã Reymond e ator faz dengo

Mion mostra tênis raro e especial para entrar na Globo

Felipe Neto rebate ataques após testar positivo para a Covid-19