Entrevista às 07:30

Fernando Fernandes fala de paralimpíadas, superação, torcida e… casamento!

Fernando Fernandes sorridente, ao ar livre

Foto: reprodução Instagram @fernandoflife

Fernando Fernandes detém os títulos de campeão mundial e bicampeão sul-americano de canoagem paraolímpica. Antes de ser atleta, atuou como modelo e participou da segunda edição do Big Brother Brasil, da Globo.

Em julho de 2009, Fernando sofreu um acidente de carro, fraturando a coluna, o que o deixou sem os movimentos das pernas.

No ano seguinte, com sua  superação incrível, se consagrou campeão mundial de paracanoagem, na Polônia. Ele também criou o Instituto Fernando Fernandes, que incentiva pessoas com ou sem deficiência a terem motivação para reconstruírem suas vidas.

OFuxico conversou com Fernando, que revelou suas torcidas na paralimpíada, a importância do esporte para o ser humano se superar e também contou pra gente que pretende se casar sim com Laís Oliveira, com quem está namorando há cerca de um ano e meio. Confira!

OFuxico –  Você comentou no  “Bem Amigos” sobre o termo superação. Acredita, desta forma, que não deveria haver divisão nas competições, com um evento exclusivo aos paralímpicos?

Fernando Fernandes – Acho que essa palavra superação é mais uma questão de posicionamento porque quando você vive se superando, você nunca atinge a excelência o máximo que você quer. Você está sempre superando algo e patinando, nunca saindo do lugar. Então essa é minha referência. Em relação aos eventos, junto ou separado não é essa a grande questão, mas sim, transmitir para o mundo e desmistificar para o mundo o esporte paralímpico. algumas regras e modalidades tem que ser atualizadas. Outras modalidades também deveriam entrar, como nas olimpíadas entraram o surf e o skate deviam entrar também na paralimpíada, pois são esportes já praticados e tem um número muito grande de atletas adaptados. Então eu não vejo isso como uma grande questão, cada um pode ter seu brilho e o que falta é criar a comunicação direta de público, pessoas e o mundo paralímpico.

Veja+: Fernando Fernandes quebra paradigmas com voo junto à namorada

OFuxico –  Durante a pandemia, como ficaram seus treinamentos de canoagem, o que mudou?

Fernando Fernandes – Na verdade a canoagem não faz mais parte da minha vida diretamente desde 2016. Quando eu parei com a paracanoagem, continuei praticando, mas com outro foco que é o laser e condicionamento físico e passei a focar no kite surfe. Na pandemia continuei fazendo meus treinos indoor, meus aparelhos ergométricos em casa e continuei fazendo treinos, comendo bem, seguindo rotina de vida de atleta profisisonal, mas não mais competitivo. Profissional sim porque sobrevivo e vivo e amo o esporte.

OFuxico –  De que maneira esse “novo tempo” tem afetado sua vida pessoa e profissional?

Fernando Fernandes – Eu acho que esse novo tempo tem afetado na vida de todas as pessoas, ninguém especifico. Tivemos que nos adaptar ao novo mundo, um pouco mais online, um pouco mais internético, onde eu como atleta, representante de marcas, gerador de conteúdo, produtor, apresentador, tive que criar novas formas de produzir. O mundo tomou uma proporção onde tivemos que nos readaptar e lidar melhor com o que a internet tem para nos oferecer.

OFuxico –  Ainda sobre a parte profissional, o que tem de novidade e o que segue em “pleno vapor”

Fernando Fernandes – Bom em relação à vida profissional estou apresentando as paralimpíadas, continuo gravando meus quadros no esporte espetacular. Continuo como atleta agora do kite surfe, vivendo tudo do kite, fazendo investimentos no Nordeste, Ceará, Piauí, empreendendo por lá, então, continuo produzindo e esperando o momento certo de poder voltar ao mundão, às viagens internacionais pra continuar me aventurando em novos desafios, transmitindo a mensagem através do esporte. No meio da pandemia num intervalo a gente conseguiu produzir aqui no Brasil 2 quadros bem bacanas, o “Mundo T-Cross”  no esporte espetacular e o “Além dos Limites”, no canal Off. Depois tivemos outra pausa que teve também que voltar pra dentro de casa. E agora retomo minhas viagens com segurança, vacinado, respeitando as regras novamente.

Veja+: Em entrevista ao OFuxico, Fernando Fernandes fala de sua cara-metade

OFuxico – A prática de esportes te ajudou a superar limites?

Fernando Fernandes – Sem dúvida o esporte me ajudou a superar meus limites, todas as minhas dificuldades que encontrei. Tem uma regra clara no esporte que a gente se habitua  a vencer mas aprende a perder também aprende a perder. como bom campeão a gente entende o que é derrota, e derrota não é algo que te trava, que te limita, que tira suas metas, seus objetivos e sonhos. É o momento de entendimento para  analisar melhor sua rota, analisar tudo que está ao seu redor, tudo o que está acontecendo e para tomar decisões diferentes e ir em busca do que tem como meta e objetivo. O esporte, com certeza, foi e é fundamental na minha vida.

Fernando Fernandes de rosto colado com a namorada, Laís Oliveira
Fernando Fernandes de rosto colado com a namorada, Laís Oliveira (Foto: Reprodução Instagram @fernandoflife)

OFuxico –  Qual a sua expectativa e apostas para os jogos?

Fernando Fernandes – Expectativa enorme. Os jogos olímpicos foi um sucesso e nos Jogos Paralímpicos, nós já somos realidade, sempre estamos entre os 10 do mundo e acredito que o Brasil vai se sair melhor que em 2016, que ficamos em 8º. lugar. Acredito que a gente vai conseguir quem sabe, uma sexta colocação, mais que isso, acredito nos jogos como momento de mensagem, de mostrar para as pessoas como lidar com as diversidades e conseguir extrair o máximo que você tem de você, como criar suas próprias asas.

OFuxico –  E sua torcida tem alguém em especial que você vibre mais nesses jogos?

Fernando Fernandes – Tem, tem sim. Primeiro lugar Daniel Dias, pela pessoa, pelo ser humano, tudo que representa como esportista e como pessoa, Antonio Tenório indo pra sua 7ª. paralimpíada, muito difícil se manter em alto nível por tanto tempo. E meus amigos, Parré, Vinícius, uma galera que a gente sempre torce por aqui, o futebol de 5 que tenho uma admiração muito grande, pela representação, pelo que os caras jogam que é um absurdo” Mas estamos na torcida pelo Brasil como todo, até por essa molecada que tá vindo aí nova.

OFuxico – E o casamento, quando sai?

Fernando Fernandes – Olha, quando sai o casamento? (risos). O que já vivi com a Laís nessa pandemia foi mais que um ano e meio de relacionamento, que é o que nós temos. Pode considerar uns 5 anos juntos, colados, 24 horas (risos). Então, vai sair em breve sim, no momento certo, na hora certa. Na verdade só vai mostrar que a gente se uniu, porque a gente está completamente unido, vivendo um a vida do outro e se entregando e se amando.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Iuquê? Lady Gaga marca Pabllo Vittar em post e a drag pira

Rodrigo Bocardi reclama de falha técnica no Bom dia São Paulo e desabafa

Príncipe William e Kate Middleton podem se mudar para ficar com a Rainha

Ilha Record: Dinâmica coloca fogo no jogo. Nadja e Pyong são “atacados”

Luísa Sonza usa música de Manu Gavassi para desabafo