Esportes às 07:32

Brasil garante sete medalhas na abertura do mundial de natação paralímpica

Medalhistas de ouro na paralimpiada
Nadadoras garantem ouro para o Brasil na paralimpíada – Foto: CPB/ Alê Cabral

A Ilha da Madeira, em Portugal, teve sete pódios em verde e amarelo no domingo, 12 de junho, primeiro dia de competição no Mundial de Natação Paralímpica, campeonato reúne 600 atletas de 59 países e vai até o dia 18 de junho. A delegação verde e amarela terminou na quarta posição, a Itália lidera o quadro com 12 medalhas.

A seleção conquistou sete medalhas: a pernambucana Maria Carolina Santiago ganhou duas, o ouro nos 100m borboleta e 100m costas da classe S12; o paulistano Gabriel Bandeira foi ouro nos 200m livre S14; Samuel Oliveira, Joana Neves e Phelipe Rodrigues ficaram com a prata e Patrícia Pereira fechou a conta com o bronze nos 50m peito SB3.

A meta do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é superar a marca da última participação em Londres 2019, quando terminou na 11ª posição com 17 medalhas.

A CONQUISTA DO PRIMEIRO OURO

Portadora da síndrome de Morning Glory, alteração congênita na retina que reduz o campo de visão, Maria Carolina Santiago levou a melhor nos 100 metros borboleta da classe S12 com o tempo de 1 minuto e 07 segundos. Ela ficou 17 centésimos à frente da italiana Alessia Berra, medalhista de prata.

“Foi muito emocionante, para mim seria muito importante vir e conseguir fazer meus melhores tempos. Fiquei fora do pódio lá em Tóquio e eu tinha que me entregar um melhor resultado, e nadei para o melhor da vida, estou bem satisfeita”, disse a pernambucana, que já tem cinco medalhas paralímpicas.

Carol ainda deve competir ainda nos próximos dias nos 50 metros e nos 100 metros livre, nos 100 metros peito e em dois revezamentos. A nadadora do Grêmio Náutico União de Porto Alegre é um dos destaques da delegação verde e amarela, composta por 29 nadadores.

Gabriel Bandeira, o outro ouro brasileiro, nesta segunda, 13 de junho, Gabriel Bandeira nada os 100m costas.

Nesta segunda-feira, segundo dia do evento, o Brasil terá 16 competidores em ação: Lídia Cruz, Patrícia dos Santos, Samuel de Oliveira, Tiago Oliveira, Larissa Rodrigues, Daniel Mendes, Talisson Glock, Cecília Araújo, José Perdigão, Wendell Belarmino, Gabriel Bandeira, Ana Karolina Soares, Guilherme Batista, Lucas Mozela, Douglas Matera e Laila Suzigan.

 Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!