‘Cadê os Yanomami?’ Tribo indígena desaparece e famosos se revoltam

Por - 04/05/22

arte da tribo yanomamiReprodução/Twitter

Um assunto vem chamando atenção de todo o Brasil nesses últimos dias: Uma tribo indígena inteira desapareceu sem deixar rastros! Para entender o que aconteceu, precisamos voltar para o dia 25 de abril, quando uma denúncia feita na Terra Indígena Yanomami aconteceu. Um relato afirmava que uma menina da tribo, de apenas 12 anos, faleceu após ser estuprada por garimpeiros que exploram a região de forma ilegal.

Quando as autoridades chegaram ao local para investigar, encontraram a comunidade em chamas e sem nenhuma alma presente. Depois disso, o caso começou a ganhar uma maior repercussão e diversos líderes indígenas, influencers, políticos e autoridades vem se mobilizando para ajudar a clarear a situação.

A hashtag “CADÊ OS YANOMAMI” está nos assuntos mais comentados do Brasil e muitas celebridades estão aparecendo em suas redes sociais para chamar falar do caso.

FAMOSOS SE PRONUNCIAM

Anitta foi uma das celebridades que decidiu usar sua influência para chamar atenção ao caso. Além de explicar para os seguidores o que estava acontecendo, a cantora ainda aproveitou para refletir sobre a importância dos povos indígenas.

“Uma menina de 12 anos foi estuprada por garimpeiros e faleceu. Após a denúncia feita pelos Yanomami, a aldeia foi incendiada e o povo desapareceu. 25 pessoas. É inaceitável o descaso com que nosso país trata nossos povos indígenas. Como eu já disse mil vezes eles são os verdadeiros donos de toda e qualquer terra do nosso Brasil”, alertou Anitta no Twitter.

“Antes de qualquer um chegar aqui os povos indígenas já estavam aqui. Eles são a representação de como deveríamos tratar nossa mãe natureza. A Amazônia não pode continuar sendo terra de ninguém onde cada um faz o que quer. Precisa ser PROTEGIDA”.

“O mundo está se destruindo, em ruínas por tano desmatamento, poluição e descaso com a natureza. Já estamos em contagem regressiva até que fiquemos sem água, sem oxigênio, sem recursos naturais. Não existe dinheiro, economia ou bens materiais que salve alguém da falta disso”, explicou.

“Nossa prioridade deveria ser proteger nosso maior tesouro que é a Floresta Amazônica e os povos que habitam nela. Nos próximos anos eu quero um governo que se preocupe com a nossa NATUREZA. Temos até 23:59 de hoje para renovar/atualizar/tirar o título de eleitor. QUEREMOS JUSTIÇA!”, finalizou a cantora.

Whindersson Nunes também apareceu nas redes sociais e comentou o desaparecimento dos Yanomami: “Todo dia meus casa indígena reclamando do extermínio do seu povo nas redes sociais, uma comunidade toda sumiu (25 pessoas), tiveram a aldeia queimada depois de denunciarem o estupro de uma criança de 12 anos. Consigo aguentar minhas dores, mas doi mto acompanhar a dor do amigo”.

Ludmilla viu a notícia e ficou completamente em choque: É um absurdo! Uma comunidade indígena inteira sumiu. Porque a mídia não está falando sobre isso? Onde estão os 25 Yanomami?”, escreveu a cantora.

Confira outros famosos que falaram do assunto:

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---