Madonna

Tudo sobre os famosos brasileiros e internacionais: notícias, biografias, fotos, vídeos, estilo de vida e mais!

Biografia

Biografia

Madonna é uma cantora, atriz, dançarina e estrela de cinema americana. Ela vendeu mais de 300 milhões de discos em todo o mundo, tornando-a a artista feminina mais vendida de todos os tempos. Madonna, muitas vezes chamada de “A Rainha do Pop”, teve uma influência profunda na cultura musical e buscou sempre uma abordagem independente para sua carreira – escrevendo a maioria de suas canções e constantemente redefinindo sua imagem. Por ultrapassar os limites do gosto e do comportamento, ela sempre causou controvérsia por perturbar as sensibilidades religiosas e morais.

Madonna, nascida Louis Cicconi em 16 de agosto de 1958, foi criada em Rochester Hills, Michigan. Sua mãe morreu de câncer de mama quando ela tinha apenas cinco anos; ela foi então criada por seus avós. Madonna foi criada como católica romana, embora, desde tenra idade, ela exibisse uma veia rebelde.

Terceira de seis filhos em uma família católica, Seu pai, Sylvio Ciccone, também conhecido como Tony, era engenheiro de design da Chrysler / General Dynamics. A mãe de Madonna era descendente de franco-canadenses. Ela morreu de câncer de mama quando Madonna tinha cinco anos. Tony Ciccone se mudou com a família para Pontiac, Michigan, e se casou com uma das mulheres contratadas para cuidar da casa de Ciccone. A adaptação foi bem difícil para Madonna como filha mais velha. Ela se considerava a “dona da casa” e estava acostumada a receber muito do carinho e atenção de seu pai.

Nome: Madonna Louise Ciccone
Madonna Louise Veronica Ciccone (nome de confirmação da igreja católica)
Trabalho: Cantora, compositora, empresária, produtora musical, atriz, cineasta  , escritora, filantropa
Tempo de carreira: de 1979 – atual
Nascimento: 16 de agosto de 1958 (62 anos)
Bay City; Michigan
Nacionalidade: norte-americana
Residência: Nova York, Estados Unidos
Maridos:        
Sean Penn (c. 1985; div. 1989)
Guy Ritchie (c. 2000; div. 2008)
Filhos:
Lourdes Maria Ciccone Leon (1999) – com Carlos Leon.
Rocco Ritchie (2001), com Guy Richie
David Banda em 2006 (adotado do Malaui)
Mercy James em 2009. (adotado do Malaui)
Esther e Stella Mwale (adotada do Malaui)

Teatro, dança e mudança para Nova York

Atuou em peças teatrais em seus primeiros anos de escola. Quando adolescente descobriu seu amor e talento para a dança, atividade que exerceu sob a direção e liderança de Christopher Flynn, seu instrutor particular de balé. Madonna trabalhou duro até que Flynn facilitou a apresentou à vida noturna da discoteca de Detroit, Michigan.

Mesmo empenhada em construir uma carreira, ela cuidou dos irmãos e irmãs mais novos e trabalhou duro em paralelo a escola. Se formou cedo no ensino médio e ganhou uma bolsa de estudos em dança para a Universidade de Michigan onde estudou por dois anos antes de ir para a cidade de Nova York em 1978 com 37 dólares no bolso e muitos sonhos, determinação e ambição.

Em NY foi viver em um apartamento no East Village, bairro pobre marcado por crimes e problemas com drogas. Conseguiu um emprego como garçonete na Dunking Donuts e, em seu tempo livre, aprendeu dança moderna. Seus primeiros empregos incluíram posar como modelo artístico e atuar em filmes de baixo orçamento. Por um tempo atuou com o Alvin Ailey American Dance Theatre e estudou com a coreógrafa Pearl Lang antes.

Madonna desenvolveu um fascínio pela música. Se juntou temporariamente a banda de rock “The Breakfast Club”, tocou bateria e cantou back-up em outras pequenas bandas. Viajou para Paris, França, como cantora e dançarina com o cantor francês Patrick Hernandez que na época fez sucesso com a música “Born to be Alive”.

Os primeiros singles

Quando retornou para Nova York, escreveu e gravou algumas canções e frequentou as casas noturnas populares de Manhattan. Em 1982 assinou um contrato com a Sire Records, sua primeira gravadora.


“Eu fui para Nova York. Tive um sonho. Eu queria ser uma grande estrela. Eu não conhecia ninguém. Eu queria dançar. Eu queria cantar. Eu queria fazer todas essas coisas. Eu queria fazer as pessoas felizes. Eu queria ser famosa. Eu queria que todos me amassem. Eu queria ser uma estrela. Trabalhei muito e meu sonho se tornou realidade. ”
Texto de Madonna durante a Virgin Tour, 1985

De frente para o sucesso

Em 1982 Madonna lançou seu primeiro single  “Everybody” e em 1983, ela lançou seu primeiro álbum “Madonna”. Fez sucesso de publico e venda, mas foi seu segundo álbum, “Like a Virgin” que a transformou em uma superstar internacional. O álbum vendeu mais de 12 milhões de cópias, ajudado pelo hit single “Like a Virgin”, que permaneceu no número um por seis semanas.

Entre seus álbuns de sucesso destacam-se “Papa Don’t Preach”,”Like a Prayer”, “Vogue”, “Take a Bow”, “Frozen”, “Music” e “4 Minutes”. Madonna afirma que Marilyn Monroe teve uma forte influência em sua carreira. O videoclipe de “Material Girl” representa uma homenagem à atuação de Monroe no filme “Gentlemen Prefer Blondes”(“Os homens preferem as loiras”).

“Eu amei Carole Lombard e Judy Holliday e Marilyn Monroe. Eles eram todos incrivelmente engraçados … e eu me vi neles … minha feminilidade, minha sabedoria e minha inocência. “, Madonna

Influenciadora da moda

Além de ser uma artista musical de sucesso, Madonna sempre foi fonte de inspiração para a moda e as atitudes perante a vida. Seus looks marcantes incluem meias arrastão, crucifixo, cabelos descoloridos e saias Capri. Seus primeiros videoclipes, exibidos na MTV foram os responsáveis pelo nascimento da imagem de Madonna na cultura popular.

“Eu acho que a vida é um paradoxo e você tem que abraçar isso em seu trabalho e seus sistemas de crenças … você não pode ser um literalista, e esse é o problema em que as pessoas sempre se encontram. É por isso que as pessoas sempre batem em uma parede com qualquer das minhas coisas, porque você não pode interpretar literalmente. ”Madonna, Dazed & Confused , 29 de fevereiro de 2008

Ao longo de sua carreira, Madonna causou muita polêmica por emoldurar sua música  com  um misto de ícones de sexualidade e imagens religiosas.  O lançamento do álbum de “Madonna Like A Prayer” (1989) foi lançado no mesmo tempo que o fim de seu casamento. O clipe da música-título mostrava Madonna confessando a um padre e se insinuando a ele. O vídeo causou um rebuliço na Igreja Católica que passou a desaconselhar o seu trabalho.

O desentendimento com o Vaticano rendeu à cantora o rompimento um contrato avaliado em cinco milhões de dólares com a Pepsi. A controvérsia novamente cercou Madonna em 1990, quando a MTV se recusou a exibir o ousado videoclipe de “Justify My Love”, uma das faixas de maior sucesso do álbum “The Immaculate Collection”.

“Muitas pessoas estão realmente confusas comigo; eles não sabem o que pensar de mim, então eles tentam me compartimentar ou me diminuir. Talvez eles simplesmente se sintam inseguros. Mas sempre que você tem uma reação negativa abertamente emocional ou irracional a alguma coisa, você teme algo que está trazendo à tona em você. “
Madonna

Em 1992 Madonna ganhou o mundo e deu seus primeiros grandes passos como uma mulher de negócios inteligente e confiante. Assinou um contrato de sessenta milhões de dólares com a Time-Warner, que incluía a criação de sua própria gravadora (sob o selo Maverick) e projetos para vídeos, filmes, livros, produtos com sua marca e mais de seis álbuns. O anúncio do acordo foi marcado pelo lançamento de “Erotica”, “que traz fotografias em preto e branco mostrando Madonna quase nua ao lado de homens e mulheres, posando em posições ousadas com cadeiras, cachorros e fatias de pizza. O livro rapidamente virou best-seller e vendeu mais de meio milhão de cópias.

Madonna investiu em vários ramos, entre elas a linhas de moda “Material Girl” (1980) e “Truth or Dare by Madonna” (2011)

Cinema

Atuou em  filmes sem muito sucesso comercial até ser escalada para “Evita” (1996), filme musical sobre Eva Peron, mulher do presidente argentino Juan Domingo Perón. O papel em Evita lhe rendeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz.

Passados  42 anos desde o início de sua carreira, Madonna continua sendo um ícone do pop capaz de conquistar o topo das paradas a cada álbum lançado. Segundo a revista Billboard, ela perde apenas para os Beatles como artista mais vendida de todos os tempos.

Nos últimos anos sua música evoluiu e enveredou para novos estilos. Seu álbum “True Blue “(1986)  trouxe pitadas da música clássica e na sequência “Music” (2000) e “American Life” (2003) mostram a rainha passeando pela música folk e acústica.

“Não é que minha carreira tenha sido baseada em surpreender pessoas, mas é sobre desafiar a mim mesmo – fazer coisas novas constantemente e ampliar minha própria mente para me conectar com outras pessoas ”.
Madonna, revista Parade 24 de junho de 2008

No início dos anos 1990 passou a seguir a Cabala, sistema filosófico-religioso judaico de origem medieval. Em 2004 adotou o nome cabalístico “Esther”, que em persa significa estrela. Falando sobre o significado da Cabala, Madonna afirmou:

“Essa consciência é tudo e que todas as coisas começam com um pensamento. Que somos responsáveis por nosso próprio destino, colhemos o que semeamos, recebemos o que damos, extraímos o que colocamos para fora. Eu sei dessas coisas com certeza. ”
Madonna

Com seu sucesso consolidado e seu trabalho reconhecido pelos quatro cantos do mundo, Madonna passou a se envolver com trabalho humanitário. Em 2013, ela realizou um curta-metragem intitulado “Secret Project revolution” feito em parceria com o top fotógrafo Steven Klein, inspirado pela Nouvelle Vague do cinema francês, que aborda questões como a liberdade de expressão e a intolerância.

Transformou-se em grande apoiadora da “Raising Malawi”, organização humanitária cofundada por ela e comprometida com a construção de escolas em um esforço para erradicar a pobreza extrema dos órfãos do Malaui. Em 2017, ela adotou duas gêmeas Esther e Stella Mwale de um orfanato do Malaui

Veja como foi a festinha familiar para comemorar os 90 anos do pai de Madonna

Casamentos e filhos

Madonna se casou com Sean Penn em 1985, mas se divorciou quatro anos depois em 1989. Ela se casou novamente com Guy Ritchie em 2000 e se divorciou em 2008.

É mãe de Lourdes Maria Ciccone Leon (1999) – com Carlos Leon, Rocco Ritchie (2001), com Guy Richie, David Banda em 2006 (adotado do Malaui), Mercy James em 2009. (adotado do Malaui) e as gêmeas Esther e Stella Mwale (adotada do Malaui)

Discografia

Madonna (1983)
Like a Virgin (1984)
True Blue (1986)
Like a Prayer (1989)
Erotica (1992)
Bedtime Stories (1994)
Ray of Light (1998)
Música (2000)
American Life (2003)
Confessions on a Dance Floor (2005)
Hard Candy (2008)
MDNA (2012)
Rebel Heart (2015)
Madame X (2019)

Veja tudo o que Madonna já causou em sua turnê MDNA

CONTINUE LENDO

Notícias & Galerias