Manu Gavassi

Famosos & Celebridades

Biografia

Biografia

  • Manu Gavassi – atriz, cantora, escritora e diretora
  • Nome de registro – Manoela Latini Gavassi Francisco
  • Data de nascimento – 4 de janeiro de 1993 (27 anos)
  • São Paulo, SP
  • Residência – São Paulo, SP
  • Nacionalidade – Brasileira
  • Estatura – 1,53 m
  • Amor famoso – Chay Suede, Léo Picon

Manu Gavassi é uma atriz, cantora, escritora e diretora brasileira, nascida em 4 de janeiro de 1993, na cidade de São Paulo. Filha do radialista e apresentador Zé Luis e da psicóloga e artista plástica Daniela Gavassi e recebeu o nome de registro de Manoela Latini Gavassi Francisco. Escreveu sua primeira composição aos 13 anos de idade. Lançou seu primeiro disco em 2010. Em 2014 participou da primeira novela, Em Família. Participou do Big Brother Brasil 20, terminando em terceiro lugar.

Garota antenada

Manu Gavassi é do tipo de artista que já sentia a necessidade de se expressar desde pequena. Com 13 anos escreveu sua primeira música, e em inglês. Sua carreira efetivamente teve início em 2009, quando foi escolhida pela Revista Capricho a ser uma das suas leitoras consultoras. Em uma reunião da publicação na Editora Abril mostrou seus dotes como cantora. Foi muito elogiada e incentivada a gravar vídeos cantando e colocar na internet. E assim o fez. Passou a postar gravações cantando covers de artistas famosos. Com o tempo tomou coragem e publicou algumas de suas composições.

Deixando a corujisse de lado e usando seus anos de experiência como radialista, o pai Zé Luiz viu na filha um potencial que poderia ser explorado. Pegou alguns dos vídeos de Manu e enviou para o produtor Rick Bonadio. Ele gostou do que viu e ofereceu contrato para que ela fizesse parte do casting da sua gravadora Midas Music.

Seu primeiro álbum foi lançado em 31 de agosto de 2010, com o título de Manu Gavassi. A primeira música de trabalho do disco foi “Garoto Errado”, que fez parte da trilha sonora da novela Rebeldes, exibida pela Record TV. Em setembro realizou seu primeiro show solo no evento No Capricho, realizado no Via Funchal, em São Paulo, com as participações de Di Ferrero e NX Zero. 

Em fevereiro de 2011, lançou o single “Planos Impossíveis”. Em setembro, a revista Capricho criou um blog e uma websérie com 5 episódios para mostrar como era o dia a dia da estrela em ascensão. Em novembro acontece o lançamento da música “Odeio” e seu clipe lançado no quadro Garagem do Faustão, do Domingão do Faustão.

Em cena

Em 2011 fez sua estreia como atriz, fazendo participação na série Julie e os Fantasmas, exibida inicialmente pela TV Band e posteriormente no canal Nickelodeon. Em 2012 gravou as canções “O Céu Eu Vou Tocar” e “Ao Ar Livre” especialmente para a trilha sonora da versão em português da animação “Valente”. Neste ano também deixou a casa dos pais para morar sozinha em um apartamento em São Paulo.

Em abril de 2013, como preparação do lançamento do seu segundo álbum apresenta a canção “Clichê adolescente”. Em novembro lança o disco, com direito a um pequeno documentário em seu canal do YouTube. Em janeiro de 2014 faz dobradinha com a cantora mexicana Dulce Maria em “Antes que ver el sol”.

No ano de 2014 faz sua estreia em novelas, vivendo a cantora Paula em Em Família (de Manoel Carlos). Nesse mesmo ano atua como dubladora na série Larry e os Sinistros, no canal Gloob. Ela dá voz a personagem Vitória. Em dezembro entra em Malhação para fazer uma pequena participação, mas sua personagem, a vilã Vick, faz sucesso que continua na novela até o final da temporada, no ano seguinte.

Em dezembro, lança a música “Esse Amor Tão Errado”, com videoclipe gravado em Los Angeles.

De volta à estrada

Após dois anos se dedicando exclusivamente a arte de interpretar, Manu retoma sua carreira musical. Em 2015 deixa a gravadora Midas Music e assina com a Angorá Music. Na nova casa lança a música “Camiseta”, em novembro e, no mês seguinte apresenta seu primeiro EP Vício, com 5 faixas, com produção de Junior Lima e Dudinha Lima. No começo de 2016 lançou websérie com bastidores da gravação do novo projeto.

Em fevereiro de 2016 apresenta “Direção”, com direito a videoclipe com participação do ator Rafael Vitti. Em 6 de março inicia por São Paulo a Vício Tour, sua primeira turnê com um show. Nesse ano lança as duas últimas canções do EP: “Vício” e “Sozinha”. Passa a ter sua carreira administrada pelo empresário Felipe Simas e assina contrato com a gravadora Universal Music.

Em abril de 2017 lança Manu, seu terceiro álbum. A primeira música desse novo trabalho é “Hipnose” e na sequência inicia a Manu Tour. Em julho participa da série Planeta B, do Multishow, interpretando a serial killer Josephine. Em agosto assina a direção e roteiro do videoclipe da canção “Muito Muito”. E tomou gosto pela coisa, pois em fevereiro dirige o clipe de Anavitória “Clareiamô”.

No ano de 2018, lança em março o single “Me Beija” e em junho uma nova roupagem de “Ninguém Vai Saber”, agora com a participação do português Agir. O cantor retribuiu o convite levando Manu para participar de seu show no Rock in Rio Lisboa daquele ano. Ainda participa da série Z4, exibida no SBT e Disney Channel, vivendo a personagem Pâmela. 

Em novembro dá início à turnê de shows Manu Pocket, com um formato acústico e mais intimista. No final do ano apresenta o EP Cute but Psycho, além de websérie Garota Errada, baseada em sua vida. Roteiro e direção assinados por Manu. E para terminar o mês de dezembro mais concorrido, gravou participação no MINIdocs, documentário criado por Carlos Gayoto, que mistura entrevistas e pockets shows. Dessa participação nasceu o EP MINIDocs Nashville, lançado no ano seguinte, com 4 releituras de sucessos da sua carreira.

Em setembro de 2019, lançou o EP Cute but (still) Psycho, uma continuação do EP Cute but Psycho.

No final desse ano Manu abre uma nova estrada em sua carreira fundando a agência criativa Cute But Psycho Agency para cuidar de seus projetos já lançados, além de criar campanhas publicitárias para grandes marcas do mercado.

Confinada

Em 2020, Manu Gavassi recebeu a oportunidade para tornar sua imagem muito mais conhecida no Brasil inteiro. Ela foi convidada a fazer parte do elenco do Big Brother Brasil 20. Sua participação chamou bastante a atenção e acabou terminando em 3º lugar no reality show. Antes de entrar para o confinamento, deixou uma série de vídeos da Garota Errada gravados, para serem publicados no Instagram, imaginando cada etapa estaria vivendo dentro da casa.

No dia 28 de janeiro, lançou o single “Áudio de Desculpas”, do EP Cute but (still) Psycho. Ela assinou o roteiro e direção do videoclipe da canção, que teve mais de 1 milhão de visualizações no dia do seu lançamento.  Foi a primeira música sua a alcançar TOP 50 das mais tocadas do Spotify Brasil e Mundo. Seu livro Olá, Caderno teve os direitos adquiridos e será transformado em filme, a ser produzido em 2021. No mês de abril a Social 50 Chart da Billboard colocou a cantora em 4º lugar na lista de artistas com maior engajamento em redes sociais no mundo. Em maio lançou “Eu Te Quero”, com a participação do cantor Zeeba.

Em julho, foi convidada pelo humorístico Porta dos Fundos para participação no vídeo “Tik Toker”, interpretando uma mulher viciada no aplicativo TikTok. Em agosto lançou a personagem Malu Gabatti, uma diretora e roteirista responsável pela gravação de “Deve Ser Horrível Dormir Sem Mim”, que conta com a participação de Gloria Groove. O vídeo teve 10 minutos de duração e contou com a participação de Chay Sued e Laura Neiva, esposa do ator.

Em todos os cantos

Manu também se aventurou em outras áreas artísticas. No cinema, foi retratada no documentário “NoCapricho”, de 2013. No ano seguinte deu voz a personagem Dorothy, no filme “A Lenda de OZ”. Na versão original a mesma personagem foi dublada por Lea Michele, estrela do seriado Glee. Em 2019 seu primeiro papel de destaque nas telonas, no filme Socorro, Virei Uma Garota! onde interpreta Melina.

Em novembro de 2017 se aventurou pelo mundo literário e lançou seu livro “Olá, Caderno!”, que conta a história de Nina, uma garota de 17 anos que ainda não sabe como se encaixar no mundo.

E teve teatro também. Em 2013 participou do musical “Tudo por um pop star”, baseado no livro de Talita Rebouças.

Engajamento Social

Gavassi sempre esteve preocupada em ajudar em ações sociais. Em 2016, encabeçou a campanha Play Pela Vida, parta a Fundação Pró-Sangue. Seus fãs, que quisessem assistir a segunda parte do videoclipe da música “Vício”, precisariam doar sangue para a instituição. 

Em junho de 2020, para ajudar aos necessitados afetados pela pandemia do coronavírus, participou da campanha de arrecadação e distribuição de alimentos para famílias de Heliópolis, em São Paulo. Ela doou os 50 mil reais que recebeu de prêmio do BBB20 para a campanha.

Seus Amores

Em outubro de 2011, fez um show de abertura da banda Rebeldes e conheceu o cantor e ator Chay Sued. Passaram a namorar em seguida, mas o relacionamento chegou ao fim em junho de 2014. Em 2018 teve um breve namoro com o empresário e influenciador Léo Picon.

Em 2019, durante o Rock in Rio, conheceu o engenheiro Igor Carvalho e passaram a se relacionar. Enquanto estava no Big Brother, pediu ele em namoro, em rede nacional. Em junho de 2020 anunciaram o término do namoro.

Discografia

Álbuns de Estúdio

2010 – Manu Gavassi

2013 – Clichê Adolescente 

2017 – Manu 

Extended plays (EP)

2015 – Vício

2018 – Cute but Psycho

2019 – MINIDocs Nashville

2019 – Cute but (still) Psycho

Singles

2010 – “Garoto Errado”

2011 – “Planos Impossíveis”

2011 – “Odeio”

2012 – “Você Já Deveria Saber”

2013 – “Clichê Adolescente”

2013 – “Segredo” (part. Chay Suede)

2014 – “Esse Amor Tão Errado”

2015 – “Camiseta”

2016 – “Direção”

2016 – “Vício”

2016 – “Sozinha”

2017 – “Hipnose”

2017 – “Muito Muito”

2018 – “Me Beija”

2018 – “Ninguém Vai Saber” (part. Agir)

2020 – “Áudio de Desculpas”

2020 – “Eu Te Quero” (com Zeeba)

2020 – “Deve Ser Horrível Dormir Sem Mim” (com Gloria Groove)

Singles como artista convidada

2011 – “Seu Show” – com Cine

2013 – “Na Cara” – com Fiuk

2014 – “Antes Que Ver el Sol” (Remix) – com Dulce María 

2015 – “Don’t Give Up” – com Selva 

2016 – “I Found You” – com Selva

Trabalhos em televisão

2011 – Julie e os Fantasmas – Débora – no Episódio: “O Primeiro Clipe”

2013 – Larry e os Sinistros – Victoria (Dublagem)

2014 – Em Família – Paula Mello (Paulinha)

2014–15 – Malhação Sonhos – Victória Nóbrega (Vicki)

2017 – Planeta B – Josephine – no Episódio: “As Aparências Esganam”

2018 – Z4 – Pâmela Toledo

2020 – Big Brother Brasil – Participante – Temporada 20

Cinema

2013 – NoCapricho: O Filme – Documentário

2014 – A Lenda de Oz – Dorothy Gale (Dublagem)

2019 – Socorro, Virei Uma Garota! – Melina

Teatro

2013 – Tudo por um Popstar – Participação

Livro

2017 – Olá, Caderno!

Prêmios e indicações

2010 – Capricho Awards – Melhor Cantora Nacional – Indicada

2010 – Capricho Awards – Melhor Videoclipe Nacional – “Garoto Errado” – Indicada

2010 – Rádio Music Awards Brasil – Melhor Álbum – Indicada

2010 – Rádio Music Awards Brasil – Melhor Música Teen – “Garoto Errado” – Vencedora

2010 – Rádio Music Awards Brasil – Melhor Videoclipe – “Garoto Errado” – Indicada

2010 – Rádio Music Awards Brasil – Revelação – Vencedora

2011 – Capricho Awards – Melhor Cantora Nacional – Indicada

2011 – Meus Prêmios Nick – Cantora Favorita – Indicada

2011 – Meus Prêmios Nick – Música do Ano – “Planos Impossíveis” – Indicada

2011 – Meus Prêmios Nick – Revelação Musical – Vencedora

2011 – Prêmio Jovem Brasileiro – Revelação do Ano – Vencedora

2011 – Prêmio Multishow de Música Brasileira – Revelação – Indicada

2011 – Rádio Music Awards Brasil – Melhor Cantora – Indicada

2011 – Rádio Music Awards Brasil – Melhor Música Teen – “Planos Impossíveis” – Vencedora

2011 – Rádio Music Awards Brasil – Melhor Videoclipe – “Planos Impossíveis” – Indicada

2012 – Capricho Awards – Melhor Cantora Nacional – Indicada

2012 – Kid’s Choice Awards – Artista Brasileiro Favorito – Indicada

2012 – Meus Prêmios Nick – Cantora Favorita – Vencedora

2012 – Meus Prêmios Nick – Música do Ano – “Odeio” – Indicada

2012 – Prêmio Jovem Brasileiro – Melhor Cantora Teen – Indicada

2012 – Prêmio Jovem Brasileiro – Música do Ano – “Odeio” – Indicada

2012 – Rádio Music Awards Brasil – Melhor Música Teen -“Odeio” – Indicada

2013 – Capricho Awards – Melhor Cantora Nacional – Vencedora

2013 – Kid’s Choice Awards – Voz Favorita do Brasil – Indicada

2013 – Meus Prêmios Nick – Cantora Favorita – Indicada

2013 – Meus Prêmios Nick – Música do Ano – “Clichê Adolescente” – Indicada

2013 – Prêmio Jovem Brasileiro – Melhor Cantora – Vencedora

2013 – Rádio Music Awards Brasil – Melhor Cantora – Indicada

2013 – Troféu Internet – Melhor Cantora – Indicada

2014 – Capricho Awards – Melhor Cantora Nacional – Vencedora

2014 – Meus Prêmios Nick – Cantora Favorita – Vencedora

2014 – Rádio Music Awards Brasil – Melhor Música Teen – “Não” (com Chay Suede) – Indicada

2014 – Troféu Internet – Melhor Cantora – Indicada

2015 – Capricho Awards – Melhor Cantora Nacional – Indicada

2015 – Meus Prêmios Nick – Gata do Ano – Indicada

2015 – Prêmio Contigo! de TV – Melhor Atriz Coadjuvante – Malhação Sonhos – Indicada

2015 – Prêmio Jovem Brasileiro – Clipe do Ano – “Esse Amor Tão Errado” – Indicada

2015 – Prêmio Jovem Brasileiro – Melhor Cantora – Indicada

2015 – Prêmio Jovem Brasileiro – Melhor Jovem do Twitter – Indicada

2015 – Rádio Music Awards Brasil – Melhor Artista Teen – encedora

2015 – Rádio Music Awards Brasil – Melhor Música Teen – “Camiseta” – Indicada

2015 – Troféu Internet – Melhor Cantora – Indicada

2016 – Meus Prêmios Nick – Cantora Favorita – Indicada

2016 – Prêmio Febre Teen – A Mais Gata – Indicada

2016 – Prêmio Febre Teen – Melhor Artista Nacional – Indicada

2016 – Prêmio Febre Teen – Melhor Atriz Nacional – Malhação Sonhos – Indicada

2016 – Prêmio Jovem Brasileiro – Melhor Cantora – Indicada

2016 – Rádio Music Awards Brasil – Melhor Artista Teen – “Camiseta” – Indicada

2016 – Rádio Music Awards Brasil – Melhor Música Teen – “Vício” –Vencedora

2017 – Meus Prêmios Nick – Cantora ou Dupla do Ano – Indicada

2017 – Prêmio Jovem Brasileiro – Melhor Cantora – Indicada

2018 – MTV Millennial Awards Brasil – Oi, Meninas – Indicada

2018 – Prêmio Influency.me – Artista do Ano – Indicada

2020 – Prêmio Jovem Brasileiro – Clipe Bombástico – “Áudio de Desculpas” – Vencedora

2020 – Prêmio Jovem Brasileiro – Melhor Cantora – Indicada 

2020 – Séries Em Cena Awards – Melhor Participante de Reality Show – Big Brother Brasil 20 – Indicada

2020 – Tudo Information Awards – Fandom Brasileiro – Gavassiers – Indicada

2020 – Tudo Information Awards – Hit Nacional – “Áudio de Desculpas” – Vencedora

CONTINUE LENDO

Notícias & Galerias