Marina Ruy Barbosa

Famosos & Celebridades

Biografia

Biografia

  • Marina Ruy Barbosa – atriz e modelo
  • Nome civil – Marina Souza Ruy Barbosa Negrão
  • Data de nascimento – 30 de junho de 1995 (25 anos)
  • Rio de Janeiro, RJ
  • Residência – Rio de Janeiro, RJ
  • Nacionalidade – Brasileira
  • Estatura – 1,65 m
  • Namorados famosos – Klebber Toledo, Alexandre Negrão (piloto)

Marina Ruy Barbosa é uma atriz e modelo brasileira, nascida em 30 de junho de 1995, na cidade do Rio de Janeiro, com o nome de batismo de Marina Souza Ruy Barbosa (acrescentou o sobrenome Negrão quando se casou). É filha de Gioconda Maria Ferreira de Souza e Paulo Ruy Barbosa. Iniciou muito cedo sua carreira de atriz e ganhou notoriedade na novela Começar de Novo, com 11 anos de idade. Também faz sucesso como modelo fotográfico e comerciais de várias marcas famosas.

Começo precoce

Filha de pai fotógrafo e mãe artista plástica já nasceu com sangue de artista correndo nas suas veias. Sem contar o fato que ela é descendente direto da quarta geração do escritor, jurista e político baiano Ruy Barbosa.

O primeiro trabalho na televisão foi uma pequena participação em Sabor da Paixão (de Ana Maria Moretzsohn), em 2003. Mas foi em 2004 que ganhou seu primeiro papel, em Começar de Novo (de Antônio Calmon e Elizabeth Jhin), vivendo Ana, anjo da guarda do personagem vivido por Marcos Paulo. Aninha não falava o que levou Marina a exigir bastante do olhar e de sua expressão facial.

No ano de 2005, participou de testes para integrar o elenco da novela Belíssima (de Silvio de Abreu) e foi aprovada. Na trama, sua personagem era Sabrina, neta da vilã Bia Falcão (Fernanda Montenegro) e vivia na Grécia. Em função disso teve aulas de dança, cultura e idiomas gregos.

Em 2007, foi Isabel em Sete Pecados (de Walcyr Carrasco). A partir daí, fez um pequeno hiato em novelas. No final de 2007 foi uma das participantes do Dança das Crianças, do Domingão do Faustão, mas não teve muita sorte sendo a primeira eliminada. Em 2009 fazia sua estreia como apresentadora da TV Globinho. Depois atua no seriado Tudo Novo de Novo (de Lícia Manzo) e na competição Super Chefinho, do programa Mais Você de Ana Maria Braga.

Em 2010 volta a trabalhar em uma novela: Escrito nas Estrelas (de Elizabeth Jhin). Para interpretar a bailarina rebelde Vanessa, precisou fazer aulas de balé. Marina teve a ideia de criar brincos de zíper, para compor o visual da personagem. O adereço virou mania entre as adolescentes da época.

No ano de 2011 é convidada a fazer parte do elenco de Morde & Assopra (de Walcyr Carrasco), onde interpreta a vilã Alice e forma par com Guilherme (Klebber Toledo). No ano seguinte atua em Amor Eterno Amor (de Elizabeth Jhin) e em 2013 participa de Amor à Vida (de Walcy Carrasco) como Nicole, jovem que tem uma doença degenerativa.

Em 2014 acontece uma virada na carreira de Marina, quando interpreta a ninfeta Maria Ísis em Império (de Aguinaldo Silva). Mais sexy e provocante, cria sua personagem mais ousada até então, que muitos consideraram a mudança de imagem de uma garota/adolescente para uma mulher adulta.

Mudança de patamar

O sucesso nos papéis anteriores faz Ruy Barbosa conquistar posição de destaques nos novos trabalhos. Em 2015 vive Malvina, protagonista na série Amorteamo (de Cláudio Paiva, Guel Arraes e Newton Moreno). Destaque para a caracterização da personagem morta-viva, inspirada na Noiva-Cadáver de Tim Burton que, em determinado momento da trama, chega a ser enterrada viva. A atriz dispensou dublê para fazer a cena. No mesmo ano é chamada para ser Elisa, protagonista de Totalmente Demais (de Rosane Svartman e Paulo Halm), história que alcança altos índices de audiência, sendo esticada por mais duas semanas (em 2020 é reprisada no horário das 7 da noite, em virtude da pandemia de corona vírus, e volta a fazer sucesso).

No ano de 2016 participa da minissérie Justiça (de Manuela Dias) como Isabela. Mais um papel elogiado pela crítica e telespectadores. Em 2018 vive Amália, protagonista em Deus Salve o Rei (de Daniel Adjafre), novela que se passa na época medieval. Ainda nesse ano ganha sua primeira protagonista no horário nobre: Luz em O Sétimo Guardião (de Aguinaldo Silva).

Em 2018, participa do especial de final de ano de Roberto Carlos, fazendo dueto com o Rei.

Cinema, Teatro e Livro

Marina também fez papéis de destaque fora da televisão. Em 2004, ainda menina, participou do filme Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida (de Flávio de Souza) como Mylla, princesa de uma tribo viking. Ela teve que aprender um pouco de sueco, já que suas falas na história eram nessa língua.

Em 2005, Marina estreava no teatro infantil como protagonista da peça “Chapeuzinho Vermelho – O Musical”, no Rio de Janeiro. No ano de 2008 atuou no musical adulto “7” onde cantava, dançava e interpretava.

No ano de 2017 voltou ao cinema para ser protagonista do filme Sequestro Relâmpago (de Tata Amaral), inspirada em um fato real. Em 2018 contracenou com Bruno Gagliasso em Todas as canções de amor (de Joana Mariani).

A atriz se aventurou no mundo da literatura lançando o livro Inspirações – Uma Seleção Afetiva de Reflexões e Poemas, em 2017.

Romances discretos

A vida amorosa de Marina foi bem discreta. Em 2011 contracenou com Klebber Toledo em Morde & Assopra e iniciaram uma relação que durou 3 anos.

Em 2016 começa namoro com o empresário e piloto de automobilismo, Alexandre Negrão. Em 10 de julho daquele ano, se casam em segredo, em uma cerimônia budista durante viagem à Tailândia. No dia 07 de outubro de 2017, realizam nova cerimônia, agora na residência da família de Alexandre, em Campinas, São Paulo.

Deu na mídia

A beleza e o talento de Marina fizeram com que ganhasse destaque nas principais revistas do país. Em 2010 esteve na edição especial da revista Quem, que comemorava seus 10 anos. Na matéria intitulada “As Estrelas da Próxima Década”, ela foi um dos destaques com apenas 15 anos de idade.

No ano seguinte, foi a mais jovem atriz a ser capa da revista Nova. Em 2012, Marina é eleita pela revista ISTOÉ Gente uma das 25 mulheres mais sexy do Brasil. A Revista VIP apontou a atriz como a 7ª colocada na lista “100 Mulheres Mais Sexy do Mundo” de 2013. Também nesse ano integra a lista de “As Mais Bem Vestidas do Brasil”, da revista Quem.

Em 2014 é eleita como uma das 5 celebridades brasileiras mais bem vestidas, pela revista Vogue Brasil, enquanto as revistas Época e Forbes Brasil definiram a atriz como um dos brasileiros mais influentes do ano.

No carnaval de 2015, com apenas 19 anos é coroada rainha do baile de carnaval do Copacabana Palace, a mais jovem a conquistar essa indicação.

Bela e Chique

Marina sempre foi apontada como uma das personalidades mais bem vestidas. Em função disso se tornou queridinha junto as principais grifes. Em setembro de 2016 foi convidada para conferir de perto o Paris Fashion Week, maior evento de moda do mundo. Ganhou lugar e tratamento vip nos desfiles de Valentino, Louis Vuitton, Maison Dior, Miu Miu, e Elie Saab. Ela foi muito “paparicada” pela mídia que cobriu o evento, disputando espaço com estrelas internacionais como Jessica Alba, Dakota Fanning, Lily Collins, Valentino Garavani, Inès de la Fressange, e Christian Louboutin.  No mesmo ano, foi nomeada embaixadora da empresa automobilística Renault no Brasil e embaixadora da Pantene na América Latina.

Em setembro de 2018, desfilou para a grife Dolce&Gabbana, na Semana de Moda de Milão. Durante o evento foi anunciada como nova contratada da IMG Models, que agencia nomes como Gisele Bündchen, Kate Moss, Gigi Hadid e Bella Hadid, Selena Gomez e Millie Bobby Brown. Ainda em 2018, lançou sua primeira colação de roupas para a Colcci e assinou sua primeira coleção de joias para a Life By Vivara.

Ajuda do bem

A atriz costuma participar de campanhas humanitárias e de apoio a entidades filantrópicas. Já emprestou sua imagem para o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), Amigos da Infância com Câncer (AMICCA) e Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE).

Em novembro de 2013, apoiou o Instituto Ronald McDonald no Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-juvenil. No ano seguinte, cortou seus cabelos para viver a personagem Maria Isis em Império e doou os fios para a ONG Cabelegria, que faz perucas para pacientes com câncer que perderam os seus cabelos. Repetiu a dose em 2016, quando interpretou Isabella em Justiça. No ano de 2018, o mesmo gesto, só que desta vez a entidade escolhida foi a Fundação Laço Rosa, para a campanha Outubro Rosa.

Marina também gosta de ajudar a proteger animais abandonados. Quando encontra algum gatinho pela rua costuma levar para sua casa. Depois de cuidado e alimentado o bichano é oferecido a pessoas que queiram adotá-lo. Em dezembro de 2013, participou da campanha de adoção de animais “Adotei” e em 2020, foi nomeada madrinha da campanha do Instituto Luisa Mell que visa incentivar a adoção de gatos.

Trabalhos na televisão

2003 – Sabor da Paixão – Marie no capítulo do dia 21 de março

2004 – Começar de Novo – Aninha  

2005 – Sob Nova Direção – Criança na locadora no episódio: “Sexo, Mentiras e DVD”

2005 – Belíssima – Sabina Rocha Assumpção         

2006 – Tecendo o Saber – Abgail no episódio: “Uma Vida Nova”

2006 – Xuxa 20 Anos – Ela mesma – Especial de fim de ano

2006 – Natal Todo Dia – Especial de fim de ano

2007 – Dança das Crianças – Participante – Temporada 1

2007 – Sete Pecados – Isabel Florentino       

2009 – TV Globinho – Apresentadora – Temporada 10

2009 – Super Chefinhos – Participante – Temporada 1

2009 – Tudo Novo de Novo – Bia     

2010 – Escrito nas Estrelas – Vanessa Neves

2011 – Morde & Assopra – Alice Alves Junqueira / Alice da Silva

2012 – Amor Eterno Amor – Juliana 

2013 – Amor à Vida – Nicole Veiga de Assis          

2014 – Império – Maria Ísis Ferreira da Costa         

2015 – Amorteamo – Malvina Benazo Camargo     

2015 – Totalmente Demais – Eliza de Assis Monteiro         

2016 – Justiça – Isabela de Almeida 

2018 – Deus Salve o Rei – Amália Giordano           

2018 – O Sétimo Guardião – Luz Vidal

2019 – Bom Sucesso – Eliza de Assis Monteiro nos capítulos dos dias 9 a 11 de dezembro”

Cinema

2004 – Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida – Mylla

2018 – Sequestro Relâmpago – Maria Isabel Lima Cavalcante (Isabel)

2018 – Todas as Canções de Amor – Ana     

Vídeo clipe

2018 – “Ocean” – Garota – Alok, Zeeba e IRO

2019 – “Partilhar” – Ela mesma – Rubel e Anavitória

Teatro

2005 – Chapeuzinho Vermelho – O Musical – Chapeuzinho Vermelho

2008 – 7 – O Musical – Clara

Prêmios e indicações

2004 – Melhores do Ano – Melhor Atriz Mirim – Começar de Novo – Indicada

2005 – Prêmio Contigo! de TV – Melhor Atriz Infantil – Começar de Novo – Indicada

2005 – Melhores do Ano – Melhor Atriz Mirim – Belíssima – Indicada

2006 – Prêmio Contigo! de TV – Melhor Atriz Infantil da Televisão – Belíssima – Indicada

2007 – Prêmio Extra de Televisão – Melhor Ator ou Atriz Mirim – Belíssima – Indicada

2007 – Melhores do Ano – Melhor Ator ou Atriz Mirim – Sete Pecados – Indicada

2008 – Prêmio Extra de Televisão – Melhor Ator ou Atriz Mirim – Sete Pecados – Indicada

2008 – Prêmio Contigo! de TV – Melhor Atriz Infantil de Televisão – Sete Pecados – Indicada

2010 – Prêmio Arte Qualidade Brasil – Melhor Atriz Infantil/Juvenil de Telenovela – Escrito nas Estrelas – Indicada

2011 – Capricho Awards – Mais Estilosa Nacional ou Internacional – Indicada

2011 – Capricho Awards – Melhor Casal Real – com Klebber Toledo – Indicada

2011 – Capricho Awards – Melhor Atriz Nacional – Morde & Assopra – Indicada

2011 – Meus Prêmios Nick – Atriz Favorita – Morde & Assopra – Indicada

2011 – Vídeo Show Retrô – Patricinha Mais Mala – Morde & Assopra – Vencedora

2011 – Vídeo Show Retrô – Melhor Cena de Casamento – Morde & Assopra –Vencedora

2011 – Prêmio Jovem Brasileiro – Atriz Revelação – Morde & Assopra – Vencedora

2011 – Prêmio Quem de Televisão – Melhor Atriz Coadjuvante de Televisão – Morde & Assopra – Indicada

2012 – Prêmio Contigo! de TV – Melhor Atriz Coadjuvante – Morde & Assopra – Indicada

2012 – Meus Prêmios Nick – Gata do Ano – Indicada

2013 – Meus Prêmios Nick – Gata do Ano – Vencedora

2013 – Prêmio Jovem Brasileiro – Melhor Atriz – Amor à Vida – Indicada

2013 – Capricho Awards – Melhor Atriz Nacional – Amor à Vida – Indicada

2014 – Meus Prêmios Nick – Atriz Favorita – Amor à Vida – Indicada

2014 – Meus Prêmios Nick – Gata do Ano – Indicada

2014 – Prêmio Jovem Brasileiro – Melhor Atriz – Império – Vencedora

2014 – Melhores do Ano – Melhor Atriz Coadjuvante – Império – Indicada

2014 – Prêmio Extra de Televisão – Melhor Atriz Coadjuvante – Império – Indicada

2014 – Capricho Awards – Melhor Atriz Nacional – Império – Indicada

2015 – Melty Future Awards – Cool is Everywhere – Destaque Brasil – Império – Indicada

2015 – Troféu Imprensa – Melhor Atriz – Império – Indicada

2015 – Troféu Internet – Melhor Atriz – Império – Vencedora

2015 – Troféu AIB de Imprensa – Melhor Atriz Coadjuvante – Império – Vencedora

2015 – Prêmio Contigo! de TV – Melhor Atriz Coadjuvante – Império – Vencedora

2015 – Prêmio Jovem Brasileiro – Melhor Atriz – Amorteamo – Indicada

2016 – Capricho Awards – Mais Estilosa Nacional – Vencedora

2016 – Veja Rio – Cariocas do Ano – Atriz do Ano  – Totalmente Demais – Vencedora

2016 – Melhores do Ano – Melhor Atriz de Novela  – Totalmente Demais – Indicada

2016 – Prêmio Extra de Televisão – Melhor Atriz – Totalmente Demais – Indicada

2016 – Troféu Internet – Melhor Atriz – Totalmente Demais – Indicada

2017 – Prêmio Quem de Televisão – Melhor Atriz de Televisão – Totalmente Demais – Indicada

2017 – Troféu Imprensa – Melhor Atriz – Totalmente Demais – Vencedora

2017 – Troféu Internet – Melhor Atriz – Totalmente Demais – Indicada

2017 – Prêmio Faz Diferença – Revista O Globo – Vencedora

2017 – Geração Glamour – Mulher Bacana – Vencedora

2018 – Meus Prêmios Nick – Instagram Favorito – Indicada

2018 – Meus Prêmios Nick – Gata Trendy – Indicada

2018 – MTV Millennial Awards Brasil – Instagram BR – Indicada

2018 – MTV Millennial Awards Brasil – Crush do Ano – Indicada

2018 – Capricho Awards – Fashionista do Ano Nacional – Vencedora

2018 – Prêmio Gshow – A Crush do Ano – Vencedora

2018 – Prêmio Men of the Year Brasil – Mulher do Ano – Vencedora

2018 – Prêmio Contigo! Online – Melhor Atriz – Deus Salve o Rei –Vencedora

2018 – BreakTudo Awards – Melhor Atriz Nacional            – Deus Salve o Rei – Indicada

2018 – Prêmio Jovem Brasileiro – Melhor Atriz – Deus Salve o Rei – Indicada

2018 – Prêmio Área VIP – Melhor Atriz – Deus Salve o Rei – Indicada

2019 – Troféu Internet – Melhor Atriz – Deus Salve o Rei – Indicada

2019 – Troféu Imprensa – Melhor Atriz – Deus Salve o Rei – Indicada

2019 – Brazilian Film Festival of Miami – Melhor Atriz – Todas as Canções de Amor – Pendente

2019 – Prêmio Jovem Brasileiro – Melhor Atriz – O Sétimo Guardião – Indicada

2019 – Meus Prêmios Nick – Artista de TV Feminino – O Sétimo Guardião – Vencedora

2019 – Troféu ISTOÉ – Brasileiros do Ano – Atriz do Ano  – Vencedora

Outras Homenagens

2012 – Eleita pela revista ISTOÉ Gente “A 6ª mulher mais sexy do Brasil do ano

2012 – Eleita pela revista Glamour Brasil “A celebridade brasileira mais bem vestida”, e nona do mundo

2013 – Eleita pela revista VIP “A 7ª Mulher Mais Sexy do Mundo”

2013 – Eleita pela revista Glamour Brasil como “A 4ª celebridade mais bem vestida no mundo”

2014 – Eleita pelo site masculino El Hombre “A mulher brasileira mais sexy de 2014”

2014 – Eleita pela revista Vogue “As cinco celebridades brasileiras mais bem vestidas de 2014”

2014 – Eleita pela revista Época “As 100 pessoas mais influentes do Brasil de 2014”

2015 – Eleita pela revista VIP “A 5ª “Mulher Mais Sexy do Mundo”

2015 – Destaque na lista dos “30 jovens mais influentes do Brasil em 2015” da revista Forbes Brasil

2015 – Coroada Rainha do Baile de Carnaval do Copacabana Palace

2015 – Eleita pela revista Forbes Brasil “As 25 Maiores Celebridades do Brasil em 2015”

2015 – Eleita pelo portal R7 “A Celebridade Mais Bem Vestida do Ano” em 2015″

2016 – Eleita a Brasileira Mais Bela e Sensual pelo portal R7

2016 – Eleita pela revista Vogue Brasil “Musa do Verão 2016”

2016 – Eleita pelo Portal IG “A Personalidade do Ano”

2016 – Eleita pela revista VIP “A Mulher Mais Sexy do Mundo”

2018 – “Rainha do Baile da Vogue 2018”

2018 – Apontada pelo jornal O Estado de S.Paulo, como uma das 10 Mulheres Mais Poderosas da Moda Brasileira

CONTINUE LENDO

Notícias & Galerias