Em prantos, Messi deixa o Barcelona e confirma negociação com PSG

Por - 08/08/21

Foto de Messi sorrindo em campo

Depois de 17 temporadas e quase 21 anos no Barcelona, Messi está fora do clube catalão. Mas a saída do craque não foi em plena felicidade. Neste domingo, 8 de agosto, o argentino, em meio a lágrimas, confirmou o desligamento do time durante a emocionante e dolorida entrevista coletiva no Camp Nou.

“Bom dia. Não sei se vou conseguir falar. Nos últimos dias estive pensando, me perguntando o que poderia dizer. Isso é muito difícil para mim depois de uma vida inteira. Eu não estava preparado. No ano passado, quando estourou a bagunça do burofax, eu estava [preparado], eu sabia o que tinha a dizer. Mas este ano não”, disse ele, como descrito pelo GE.

O Burofax citado nada mais é do que um serviço disponível na Espanha que permite o envio de documentos urgentes a curto-prazo (em 24 horas), com a certificação de uma terceira parte, juridicamente comprovando a veracidade do documento enviado. Essa comprovação normalmente é pelos próprios Correios. A polêmica surgiu porque acharam que Lionel Messi havia enviado a documentação por meio de fax.

Veja +: Messi usa de sua visibilidade para lutar contra o racismo

“Estava convencido de que continuaria aqui, em casa. É o momento mais difícil da minha carreira”, afirmou o camisa 10, com a voz embargada pelo choro.

“Nunca imaginei minha despedida, mas não teria imaginado assim. Eu gostaria de ter feito isso no campo, de ter ouvido os últimos aplausos. Senti saudades do público na pandemia, de poder comemorar um gol com eles. Estou saindo deste clube sem vê-los há mais de um ano e meio. Se eu tivesse imaginado, teria sido com o estádio lotado”, continuou, sem vergonha em expressar seu carinho e paixão por tudo construído com o Barcelona.

“Aconteceu assim e, repito, agradeço o carinho de todos esses anos. Passamos bons e maus momentos, mas o carinho sempre foi o mesmo. Reconhecimento e amor. Sempre amarei este clube. Espero poder voltar em algum momento para fazer parte dele. Espero poder contribuir com algo para que este continue a ser o melhor clube do mundo. Tenho certeza que esqueci um monte de coisas, mas é o que posso dizer agora”, completou.

Na última semana, o Barcelona apontou obstáculos econômicos e estruturais na hora de assinar um novo vínculo com o craque argentino, que teve o último contrato encerrado no dia 30 de junho. O clube catalão precisaria reduzir sua folha salarial para não ultrapassar o limite imposto pela LaLiga (liga que organiza o Campeonato Espanhol).

Mas o que é exatamente o tal limite salarial da LaLiga? Bom, é um cálculo simples: o faturamento total menos os gastos do clube que não envolvem o time profissional de futebol. Ele é atualizado a cada seis meses e serve para que as equipes não gastem mais do que podem com seus elencos.

Veja +: Lionel Messi se despede de Maradona

É por isso que Messi teria aceitado a redução no salário, assim o Barcelona poderia fazer negociações, contratar, realizar trocas.

Esse reajuste fez com que o limite do time baixasse quase 50%, indo de de 671,4 milhões de euros no início da temporada 2019/20 para 347 milhões (R$ 2,1 bilhões) no fim de 2020/21. Com o fraco faturamento diante da pandemia, o número será ainda mais baixo agora: cerca de 200 milhões de euros (R$ 1,2 bilhão) de acordo com o jornal The Guardian.

IDA À FRANÇA

Com a surpresa da demissão de Messi, a imprensa internacional passou a noticiar que Manchester City Paris Saint-Germain, que já possui Neymar Jr. no quadro de jogadores, estariam interessados no atacante.

Durante a coletiva, ele não confirmou nenhum novo contrato, mas avisou que uma negociação está em curso.

“Bem, o PSG é uma possibilidade. Neste momento não tenho nada combinado com ninguém. Vários clubes se interessaram e ainda não há nada fechado. Estamos conversando, obviamente”, contou.

Se a ida ao PSG se concretizar, seria o reencontro entre Messi e Neymar em campo, em um mesmo clube. O brasileiro deixou o Santos em 2013, ao ser vendido para o Barcelona e tornando-se a venda mais cara da história do futebol do Brasil. Em 2017, foi para o PSG como a transferência mais cara da história do futebol.

Veja +: Neymar apresenta affair para a família. Namoro sério agora?