Galerias às 07:00

Rayssa Leal: A Fadinha que virou Rainha do skate das Olimpíadas. Veja fotos!

Rayssa Leal mostrando a medalha de prata e com a bandeira do Brasil

Reprodução/Instagram

A referência de skate feminino no Brasil, agora, é ela! Foi dançando, sorrindo e arrasando na pista que a maranhense Rayssa Leal, de 13 anos conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Atleta mais jovem a disputar uma Olímpiada pelo Brasil, a Fadinha conquistou a medalha e o coração dosbrasileiros, na madrugada desta segunda-feira, 26 de julho, totalizando a nota de 14.64.

A atleta bateu de longe o recorde de Rosângela Santos, bronze em Pequim 2008 com 17 anos no 4x100m do atletismo. Fadinha é, também, a mais jovem brasileira a participar dos Jogos. A marca anterior era de Talita Rodrigues, nadadora que foi finalista no 4x100m livre em 1948, nos Jogos de Londres. Na ocasião, tinha 13 anos e 11 meses. Rayssa tem 4 meses a menos.

A menina que despontou na web após sua mãe, Lílian, postar um vídeo no qual, vestida de fada, ela arrasava nas manobras após sair de uma festa na escola, além de conquistar a medalha prata, garantiu a segunda medalha para o skate street nas Olimpíadas de Tóquio, repetindo o feito de Kelvin Hoefler no domingo, 25 de julho.

 “Eu estou muito feliz, porque pude representar todas as meninas, a Pamela e a Leticia, que não se classificaram, todas as meninas do skate e do Brasil”, disse a medalhista olímpica.

Veja +: Rayssa Leal se encanta com tudo o que acontece em Tóquio

“Poder realizar meu sonho de estar aqui e ganhar uma medalha é muito gratificante. Meu sonho e sonho dos meus pais”, disse a jovem skatista.

O ouro ficou com a japonesa Momiji Nishiya, também de 13 anos, cinco meses mais velha que Rayssa. A skatista somou 15,26 na final, à frente dos 14,64 da brasileira. A também japonesa Funa Nakayama completou a dobradinha da casa no pódio, com 14,49.

“Eu ainda não estou acreditando, não. Parece que foi grande o negócio”, disse.

SUCESSO NAS REDES SOCIAIS

Depois de conquistar a medalha de prata na pista de skate, em TóquioRayssa Leal comemorou mais um feito. Em menos de 24 horas, após a conquista da medalha, a Fadinha ganhou mais de um milhão e meio de novos seguidores no Instagram.

A skatista de 13 anos começou as Olimpíadas de Tóquio com pouco mais de 600 mil seguidores. Esse número já havia mais do que quadruplicado, chegando a 2,5 milhões. Ao ser informada que tinha passado dos três milhões de seguidores, a Fadinha ficou surpresa.

“Quê? O que é isso minha gente? Não sabia não, eu quero ter um tempinho para olhar a internet. Desde o começo era um sonho ter o primeiro milhão. Ontem eu ganhei um milhão, então hoje eu já tenho dois milhões e ainda medalha?”, indagou, abrindo um lindo sorriso.

Quase uma hora depois, a Fadinha já havia conquistado outros 500 mil internautas, fechando os três milhões.

Atualmente, ela soma 6,6 milhões de seguidores no Instagram.

CHEGADA TRIUNFANTE AO BRASIL

Rayssa Leal desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, no dia 28 de julho, e foi recebida com muita animação, fazendo jus à sua alegria e orgulhosa medalha de prata no skate street.

A jovem maranhense de 13 anos, aliás, retornou ao País com a honraria no pescoço, toda feliz. Recebeu carinho de algumas pessoas que estavam no local e foi rodeada por fotógrafos que também queriam um registro de uma das personagens brasileira mais marcantes das Olimpíadas de Tóquio.

A atleta recebeu também uma recepção mega especial: Sandro Dias, o Mineirinho, um dos maiores nomes do skate brasileiro. Ficou conhecido pela modalidade vertical e é considerado o “Rei do 540”, e foi o terceiro skatista no mundo a acertar a manobra 900°.

Veja +: Quem são o atletas brasileiros mais seguidos no Instagram?

Ele ainda é Hexacampeão mundial pela World Cup Skateboarding (2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2011), tricampeão europeu (2001, 2003 e 2005) e medalha de ouro dos X Games de Los Angeles (2006).

Já no aeroporto, Rayssa posou para fotos com a querida medalha no peito e deu até uma volta de skate pelo saguão.

VEJA FOTOS DO DESEMBARQUE DE RAYSSA LEAL AO BRASIL