Galerias às 04:00

TV Cultura exibe documentário inédito sobre escultora Maria Martins. Veja!

Maria Martins ao lado de escultura.

Foto: Divulgação

A TV Cultura terá uma programação especial neste domingo, 9 de janeiro com a exibição do documentário intitulado ‘Maria, Não Esqueça Que Eu Venho Dos Trópicos’, de Francisco C. Martins e Elisa Gomes. O enredo do filme traz uma investigação sobre a vida e arte de Maria Martins, hoje reconhecida como uma das maiores escultoras brasileiras, além de ser celebrada por suas gravuras e textos. A exibição inédita conta com participação de Malu Mader como entrevistadora, e vai ao ar às 22h30, na faixa Cine Cult, abrindo o ciclo filmes biográficos.

O documentário mostra a grandiosidade da obra de Maria e sua ousadia ao tratar da sexualidade a partir da perspectiva feminina em uma poética transgressora e pioneira, uma das causas dos ataques que sofreu da crítica brasileira. Das mãos de Maria nasceram potentes figuras metamórficas, como deusas e monstros sensuais, bárbaros, em plena transmutação.

Além disso, a produção também resgata detalhes da vida de Maria, artista fundamental na história do movimento modernista brasileiro e no surrealismo internacional, como esposa de um importante diplomata e a ligação com Marcel Duchamp, em uma relação de colaboração mútua entre os dois artistas.

Confira as fotos exclusivas a exibição:

PRINCIPAIS NOTÍCIAS
BBB22: ‘Irei revelar quem são os dummies’, Rafael Portugal tira sarro
Gil do Vigor diz que “nunca deveria ter voltado ao Brasil”
Paulo Vieira cita fala polêmica de Tiago Leifert e agita web

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!