Hospital às 18:00

Câncer no intestino: entenda a doença de Simony com alta chance de cura

simony retrato
Reprodução/Instagram@simonycatora

Simony foi recentemente diagnosticada com câncer na região do intestino. Em vídeos postados nas redes sociais, a cantora contou que o tratamento deve durar cerca de seis meses e disse estar “forte e confiante”. Na mesma data em que revelou o diagnóstico para o público, a artista também deu início ao tratamento, que envolve quimioterapia e radioterapia. O tumor está localizado na parte final do intestino, perto do ânus.

Leia+: Filho de Simony comenta câncer da mãe: ‘Trocaria de lugar com você’

Reprodução/Instagram@somonycantora

Maurício Muniz, cirurgião oncológico formado pelo AC Camargo Câncer Center, explicou ao OFuxico que a doença é uma das maiores com incidência no mundo. “Ela está associada a vários fatores de risco, incluindo alimentação não saudável, obesidade, mutação genética. A principal estratégia de vigilância é o exame de colonoscopia. Existem alguns tipos de câncer que o crescimento é lento, e pelo fato dele ser lento, a pessoa permanece com ele por mais tempo, e à vezes não sente nenhum sintoma”, explicou.

Muniz contou que a colonoscopia não é o único exame para detectar o problema, disse que existem outros. “Mas é o melhor, porque, ao mesmo tempo que ele consegue identificar o câncer de intestino, ele pode evitar a doença, pois identifica os pólipos que são os percussores do câncer e, ao remover esses pólipos, que no resultado da biópsia virão negativo, você estará evitando que aquele pólipo que não é câncer um dia se torne câncer. Por isso a colonoscopia é um dos poucos exames que é capaz de diagnosticar e também prevenir”, contou.

DOENÇA SILENCIOSA

simony séria com top preto e mão na cintura
Reprodução/Instagram @simonycantora

O médico oncologista Maurício Muniz ainda explicou que os sintomas do câncer de intestino podem ser confundidos com os de outras doenças. Os sinais mais frequentes, quando a doença já está em um estágio mais elevado, são sangramento nas fezes, mudança no hábito intestinal, perda de peso, e distinção abdominal. “Todos eles podem acontecer, mas muito comum é o paciente não sentir nada. Acontece mesmo quando o problema está avançado ou em metástase”, explicou.

TRATEMENTO

O tratamento de câncer de intestino é eficaz e pode levar à cura, principalmente quando o diagnóstico é realizado na fase inicial e a doença ainda não se espalhou para outros órgãos. “É uma doença extremamente tratável, com índices de cura muito bons. O tratamento depende do quão avançado está a doença. O primeiro passo de todo paciente oncológico é fazer o diagnóstico. Feito isso, a gente vai para o segundo passo, que é o estadiamento, ou seja, descobrir o quão avançado está a doença, só para depois saber o tratamento mais adequado”, contou. “Se o caso estiver mais avançado, o médico parte para a cirurgia exclusiva, com a retirada de uma parte do intestino”, acrescentou.

FRAQUEZA E DESÂNIMO

Simony já deu início às sessões de quimioterapia. O oncologista explicou que o tratamento é feito em ciclos e que, nos intervalos, a paciente pode, sim, sentir uma certa fraqueza e desânimo. “Sendo que o efeito colateral que é muito variável, vai depender de pessoa para pessoa” contou. Junto da quimioterapia, a cantora também tem feito uso de uma touca capilar. Dr. Muniz contou que o acessório resfria o couro cabeludo e reduz a queda dos fios de cabelo. “É uma forma de ajudar a preservar a saúde psicológica e a privacidade do paciente. A touca diminui a circulação sanguínea no couro cabeludo e isso reduz muito a queda de cabelo.”

AGRADECIMENTO

Simony começa quimioterapia
Reprodução/Instagram@simonycantora

Na manhã desta quinta-feira, 4 de agosto, a cantora foi às redes agradecer o apoio que vem recebendo de centenas de pessoas desde que tornou o assunto público.

“Hoje é um dia muito maravilhoso. Já tomei meu cafezinho, fiz as minhas três químios [quimioterapia] ontem, farei mais uma hoje, outra amanhã, e descansarei por dezoito dias em casa”, começou.

Simony está confiante no tratamento e na busca da cura. “Quero dizer a vocês que está tudo sob controle, não estou me cabendo de felicidade de tanta coisa linda que tenho escutado, tantas preces, tantas orações. Não sabia que era tão amada, assim. De verdade, mesmo, tão bom! Tudo o que vocês estão fazendo por mim, sem palavras. Não sei como agradecer”, disse ela.

Simony começa quimioterapia
Reprodução/Instagram@simonycantora

Na quarta-feira, 3 de agosto, Simony já havia contado que passará por seis meses de tratamento. Ela frisou querer ajudar pessoas que estão enfrentando o mesmo problema que o dela. “Quero ajudar outras pessoas que estão passando por isso. Vamos encarar de frente com muito foco, muita fé, ressignificar a vida. Dar valor às coisas que precisam de valor. Depois conto para vocês sobre meu dia aqui, mas vai ser maravilhoso. Tudo é maravilhoso, a gente tem que receber tudo como aprendizado, e tudo maravilhosamente lindo para a gente. Não é só porque é uma doença, ou coisas que a gente não esperava… A gente tem que receber com amor”, explicou.

MÉDICO DE SIMONY EXPLICA TRATAMENTO QUE CANTORA FARÁ

simony séria posando com vestido preto
Reprodução/Instagram @simonycantora

Ao lado da cantora, por meio das redes, o Dr. Fernando Maluf explicou como vai acontecer o tratamento de Simony contra o câncer: “Tenho privilégio de poder fazer parte dessa equipe, que vai ajudar uma das minhas ídolas, sou fã dela de carteirinha desde a época do Balão Mágico. E sou fã dela agora depois de conhecê-la em outra situação. Ela é humilde, grata, cativou todo mundo no hospital”.

“Descobrimos esse tumor na parte final do intestino, perto da região do ânus, chamado epidermoide. É um tumor que começou nesta região e tem alguns gânglios. Foi por causa de um desses gânglios na região da virilha que a Simony percebeu que alguma coisa estava errada”, explicou o profissional.

Leia+: Apresentadora comemora fim do tratamento contra câncer após sete meses

“Essa é uma situação que tem tratamento, envolve quimio e radioterapia. Vai ser de alguns meses. E a gente tem esperança muito grande que essa princesa vai ter uma história feliz, para ela, família e todos os fãs, além da equipe médica”, completou Fernando.

Simony avaliou ainda: “Costumo dizer que esse gânglio me salvou. Muitas pessoas que você tratou com esse câncer estão curadas. Em mim não vai ser diferente. Estou pronta para essa luta! Vou deixar vocês acompanhar tudo, vou falando com vocês. Não quero que olhem para mim com dó e piedade”.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!