Hospital às 09:15

Dublador de Wolverine está internado em estado grave, em Niterói

Hugh Jackman e Isaac Bardavid

Foto: Reprodução/ Instagram @isaacbardavidoficial

O ator Isaac Bardavid, que também é dublador e referência na área, está internado em estado grave em um hospital de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O artista de 90 anos, que dá voz ao personagem Wolverine, herói dos “X-Men” imortalizado por Hugh Jackman, teve complicações em quadro de doença respiratória. Na quarta-feira, 26 de janeiro, o neto de Isaac, João, informou pelas redes sociais que seu avô teve uma piora no quadro de enfisema pulmonar.

“Fala pessoal, aqui é o João, infelizmente, uma notícia ruim: Isaac encontra-se internado com agravamento significativo de seu enfisema. Juntem-se a nós em orações! Por favor evitem dar notícias falsas, peço que antes de comentar alguma bobagem tenha respeito aos familiares e aos fãs do Isaac”, escreveu.

Na postagem, João explicou que apenas três familiares estão em contato com o hospital e, por isso, qualquer atualização sobre o quadro do dublador será dada pela própria família: “Um breve resumo: Isaac desde sempre tem problema de respiração, a doença dele está dentro do grupo DPOC. O nível de oxigenação dele sempre foi abaixo do considerado normal”, continuou ele.

“Devido à idade avançada, a doença estava insistindo em manter a oxigenação muito baixa, mesmo ele usando os aparelhos que já possui em casa, então ele precisou ser levado para tratamento no hospital. Está internado com auxílio de respiração mecânica. Não sei se irei atualizar as redes sociais todo dia, porque me dói muito falar sobre isso. Peço que quem acredite em religião, reze por ele!”, pediu.

Veja +: Hugh Jackman interpretou o Wolverine por 15 anos

NO AR EM ‘O CRAVO E A ROSA’

Além da dublagem impecável de Wolverine, Isaac Bardavid deu voz a personagens como o Freddy Krueger, de “A hora do Pesadelo”, o Esqueleto, de “He-Man” e o Tigrão, do “Ursinho Pooh”, além de emprestar sua voz à franquia “Shrek”.

Como ator, ele participou de novelas da Globo em “Escrava Isaura” (1976), “A Padroeira” (2001), participou do “Sítio do Picapau Amarelo” em 2006 e 2007, como Seu Elias Turco e pode ser visto atualmente na reprise de “O Cravo e a Rosa” (200), nas tardes da emissora. Seu último trabalho como ator foi em “Carcereiros – O Filme” (2021).

ENTENDA A DOENÇA DE ISAAC DAVID

O enfisema pulmonar é uma doença degenerativa, que geralmente se desenvolve depois de muitos anos de agressão aos tecidos do pulmão devido ao cigarro e outras toxinas no ar. A causa principal é o consumo de cigarro, mas acredita-se também que a exposição à poluição atmosférica e inalação de fumaça de cigarro e detritos no trabalho sejam fatores que contribuam para enfisema pulmonar. A prevenção é, simplesmente, não fumar.

O principal sintoma de enfisema é a falta de fôlego ou a sensação de não estar inalando ar suficiente. A pessoa pode visitar o médico inicialmente porque sentiu falta de ar durante uma atividade, mas à medida que a doença progride esse sintoma pode ficar presente todo o tempo. Tosse, respiração difícil, e produção crônica de muco são outros sintomas comuns.

Veja +: Elizângela, que esteve internada com a Covid-19 e não tomou vacina, já teve enfisema pulmonar

Há várias opções de tratamento que podem ajudar pacientes com enfisema, porém o passo mais importante é parar de fumar. Ao parar de fumar quando as obstruções de fluxo de ar ainda são leves ou moderadas retarda-se o desenvolvimento da falta de ar incapacitante. Porém, parar de fumar em qualquer ponto da doença é benéfico. Pessoas com enfisema pulmonar também devem evitar exposição a outros poluentes no ar. As opções de tratamento do enfisema pulmonar incluem: remédios broncodilatadores, anti-inflamatórios corticosteróides, terapia com oxigênio (suplemento de oxigênio complementar), cirurgia de redução dos pulmões, transplante de pulmão (devido aos riscos é viável apenas para um pequeno grupo de pacientes) e programa de exercícios físicos.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS
BBB22: Natália chora e ameaça deixar o jogo após beijo de Lucas e Eslovênia
BBB22: Jade Picon dá fora em Rodrigo
BBB22: Lucas chora com Eliezer ao falar de briga com Rodrigo

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!