LGBTQIA+ às 10:40

Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, se assume gay: ‘E tenho orgulho disso’

Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite
Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (Reprodução/Globo)

Na noite da última quinta-feira (1), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), foi o entrevistado do Conversa com Bial. O político, que estava em São Paulo para discutir as prévias do PSDB com relação às próximas eleições de presidente, falou sobre sua orientação sexual, assumindo-se publicamente homossexual pela primeira vez.

“Eu nunca falei sobre um assunto que eu quero trazer pra ti no programa, que tem a ver com a minha vida privada e que não era um assunto até aqui porque se deveria debater mais o que a gente pode fazer na política, e não exatamente o que a gente é ou deixa de ser”, explicou.

E acrescentou: “Eu sou gay. E sou um governador gay, e não um gay governador, tanto quanto Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso”, afirmou.

Na entrevista, Eduardo Leite ainda disse que não tinha “nada a esconder”.

“Agora, como a minha participação nessa política nacional, nesse debate nacional, começa a despertar talvez maiores ataques por conta de adversários, alguns vêm com piadas, ilações, como se eu tivesse algo a esconder. Pois bem, que fique claro, não tenho nada a esconder. Tenho orgulho dessa integridade de poder aqui dizer também sobre a minha orientação sexual, quem eu sou, embora devêssemos viver num país em que isso fosse uma não questão, mas, se é, está aqui claro”, finalizou.

Apoio nas redes sociais

Após a declaração no programa da TV Globo, Eduardo Leite ganhou muitos elogios e o carinho do público pela coragem em se assumir homossexual. Ele, então, agradeceu, todo o apoio.

“As inúmeras mensagens de carinho e apoio que estou recebendo me deixam absolutamente seguro: o amor vai vencer o ódio! Muito muito muito obrigado a todos!”, escreveu.

Veja algumas manifestações de apoio!][

Notícias Relacionadas