Moda e Beleza às 15:29

Camila Pitanga e Maria Casadevall estrelam campanha de moda pelo direito ao aborto

camilla-pitanga-e-maria-casadevall-campanha-pelo-aborto

Fotos: Bruna Castanheira

Quando se fala em transformação social, a moda é uma das ferramentas mais potentes. O “Moda Pela Vida das Mulheres” é uma ação revolucionária idealizada por um grupo de mulheres e marcas que compartilham da mesma ideia: usar a moda não só para transformar a sociedade brasileira, mas também contribuir para que as mulheres tenham o acesso garantido ao aborto legal e seguro.

Com curadoria de Ana Wainer e Alix Duvernoy e organização de Maíra Marques, a campanha é estrelada pelas atrizes Maria Casadevall e Camila Pitanga e começa nesta semana.

“Um projeto que usa a linguagem da moda pra falar de aborto legal e seguro é um sopro de esperança e criatividade nesses tempos sombrios em que os direitos não só das mulheres estão sendo duramente atingidos”, disse Camila Pitanga, que é também Embaixadora da ONU Mulheres Brasil.

O projeto propõe que, por meio da moda, o assunto alcance, não só mulheres, mas toda a sociedade. “Esse é um debate que deveria mobilizar tanto homens quanto mulheres, para que a gente possa ultrapassar o âmbito moral dessa questão, garantido de uma vez por todas à mulher o direito a escolha sobre seu próprio corpo, e passar a encarar o aborto como uma questão de saúde pública, garantindo a todas essas mulheres o acesso amplo, irrestrito, legal e seguro ao aborto, se essa for sua escolha”, explica Maria Casadevall

VEJA TAMBÉM:

Camilla Pitanga encanta ao posar em banho na cachoeira

Camila Pitanga se dedica a panificação na pandemia e encanta web com receitas

Maria Casadevall se derrete pela namorada e derrete corações

A ação consiste na oferta das mais de 80 peças de roupas, acessórios e jóias, de 24 marcas brasileiras que são referência de produção pequena, artesanal e de alta qualidade e são oferecidas com descontos a partir de 30% em relação ao valor original de venda. Todas as marcas participantes, pela essência do formato criativo e produção, raramente trabalham com descontos e a ocasião também é perfeita para quem quer atualizar seu guarda roupa por menos.

As peças serão vendidas online no site www.lojinhadomilhas.com.br, que será inaugurado com o lançamento da ação. O resultado das vendas é inteiramente dirigido para a operação Milhas Pela Vida das Mulheres, uma rede de ajuda que garante acesso ao abortamento seguro dentro do Brasil nos casos previstos em lei (risco de vida para a mãe, feto anencefálo, violência sexual). Ou em países vizinhos com leis mais amplas.

“Ja passou o tempo em que as mulheres preferiam evitar esse assunto e só pronunciavam a palavra aborto aos sussuros. Controverso ele pode continuar sendo, mas agora ele é trancado fora do armário e à luz do dia”, disse Juliana Reis, fundadora e coordenadora executiva do MILHAS, em ação desde setembro de 2019. Nesses 22 meses, o projeto já recebeu pedidos de ajuda de mais de 3.000 mulheres e ajudou no acesso de 308 abortos legais.

FOTO POLÊMICA

Depois de um tempo off, Maria Casadevall reativou a conta nas redes sociais. A atriz publicou duas imagens em preto e branco, em que aparece com o nome de Carmem Silva Ferreira, líder de um movimento social, escrito por todo o corpo.

A mulher homenageada pela atriz é fundadora do Movimento Sem-Teto do Centro, em São Paulo, que atua há cerca de vinte anos, nas palavras da própria atriz, por “justiça social e moradia digna.”

“Conheci Dona Carmem pessoalmente há pouco tempo (que sorte seria se todxs pudessem passar por essa experiência afetiva algum dia na vida), mas foi em 2016 que entrei em contato com parte de sua história através do documentário ‘Era o Hotel Cambridge’… Aos poucos passei a frequentar a ocupação ‘9 de julho’ .Inspirada pela ideia dela de evocar, tornar presente através do meu corpo de mulher a história e as ideias de outra mulher, escolhi escrever e inscrever neste meu corpo (branco, padrão e por isso coberto de privilégios) o nome de Dona Carmem Silva Ferreira e ter a honra de ser canal para que este nome ocupe e atravesse espaços”, escreveu.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS:

Vanessa Mesquita, campeã do BBB, abre conta no OnlyFans

Beyoncé ostenta diamante de R$ 160 milhões em ensaio com Jay-Z

Internada há 2 meses, viúva de Chico Anysio toma o primeiro banho de chuveiro e comemora

Sérgio Reis se irrita com pergunta sobre áudios vazados e garante: ‘Vou pedir desculpas a todos os Ministros’

Ex-cunhada de Simaria desabafa sobre separação: ‘Não podemos impedir’

Maria Maya assume novo amor após separação de Larissa Ayres