Morte às 10:00

Fãs morrem pisoteados em show de Travis Scott no Texas

Travis Scott no palco, sem camisa

Foto: Reprodução/ Instagram

Um empurra-empurra de fãs que tentavam se aproximar do palco durante um show do rapper Travis Scott no Festival Astroworld, em Houston, no Texas, resultou na morte de pelo menos oito pessoas na noite de sexta-feira, 05 de novembro. De acordo com as autoridades locais, todas as vítimas tinham entre 14 e 27 anos.

Com o estádio americano ocupado por cerca de 50 mil pessoas, a confusão, que deixou dezenas de feridos, começou por volta de 21h. No palco, logo que Travis, popular rapper com indicações ao Grammy como cantor e produtor, começou a apresentação, a multidão tentou se aproximar do palco, fazendo com que vários espectadores fossem esmagados.

Segundo as autoridades, pessoas começaram a desmaiar, sofrer paradas cardiorrespiratórias e outros problemas médicos. Ao menos 300 pessoas receberam atendimento médico no local do show. Entre os feridos, 23 pessoas foram levadas para hospitais da região, 11 delas em estado crítico. Um menino de 10 anos também está entre os feridos.

A polícia de Houston afirmou que tudo aconteceu em questão de minutos. O chefe dos bombeiros de Houston, Samuel Peña, confirmou os óbitos em uma entrevista coletiva do lado do local onde o show aconteceu.

O segundo dia do festival, que ocorreria no sábado, 06 de novembro, foi cancelado pela produção do evento.

Veja +: Travis Scott está finalizando novo álbum

CONFUSÃO GENERALIZADA

Presente ao show, uma internauta identificada como Seannafaith contou em seu perfil no Instagram que a confusão aconteceu menos de um minuto após Travis entrar em cena.

“Nos primeiros 30 segundos da primeira música, as pessoas começaram a mergulhar umas sobre as outras”, disse.

“Foi ficando cada vez mais apertado e impossível de respirar conforme nossos pulmões eram comprimidos pelos corpos de quem estava ao nosso redor. Mais pessoas começaram a gritar pedindo ajuda”, escreveu.

Segundo vídeos postados em redes sociais, Scott interrompeu sua apresentação múltiplas vezes diante do empurra-empurra, pedindo para que a segurança do evento intervisse. Veículos de emergência, ambulância e alarmes cruzaram a plateia em vários momentos.

Veja +: Recentemente, festa do ex de Juliette terminou em confusão

TRAVIS LAMENTA O OCORRIDO E PEDE PROVIDÊNCIAS

Travis Scott, que nasceu em Houston, disse que irá auxiliar a polícia nas investigações e que deseja ajudar a comunidade local. Em uma postagem no seu Twitter, ele disse que está mal.

“Estou absolutamente arrasado com o que aconteceu ontem à noite. Minhas orações vão para as famílias e todas as pessoas impactadas pelo que aconteceu no Astroworld Festival ”, escreveu o rapper no Twitter.

Scott afirmou ainda que está colaborando com as investigações sobre as causas do tumulto e ajudar a família das vítimas.

“Estou comprometido em trabalhar junto com a comunidade de Houston para apoiar as famílias necessitadas. Obrigado ao Departamento de Polícia de Houston, Corpo de Bombeiros e NRG Park por sua resposta e apoio imediatos.”

GOVERNO DO TEXAS VAI COLABORAR NAS INVESTIGAÇÕES

No sábado, 06 de novembro, o governador do Texas, Greg Abbott, emitiu uma declaração e classificou o evento como “trágico”.

“O que aconteceu no Astroworld Festival na noite passada foi trágico, e nossos corações estão com aqueles que perderam suas vidas e aqueles que foram feridos no aumento da multidão aterrorizante”, disse Abbott.

“Obrigado aos primeiros a responder e aos bons samaritanos que estiveram no local e imediatamente atenderam aqueles que foram feridos na multidão. O estado do Texas está pronto para ajudar na resposta, e eu instruí o Departamento de Segurança Pública do Texas apoiará a investigação.”

Já o prefeito de Houston, Sylvester Turner, disse à CNN que as autoridades estão investigando “tudo” para descobrir o que aconteceu no festival.

“Certamente estamos vendo todas as filmagens, estamos conversando com testemunhas, estamos conversando com os organizadores do evento”, disse Turner. “Isso aconteceu em uma das instalações do condado na noite passada, então estamos olhando para tudo.”

Turner solicitou ainda um relatório completo sobre o festival e o show de Scott, que culminou no tumulto. “Não estou ciente de uma única pessoa ter morrido em eventos (em Houston), e esta cidade é conhecida por organizar grandes eventos, mas queremos fazer um relatório completo aqui e olhar para cada coisa”, disse Turner .

O prefeito da cidade expressou suas condolências aos familiares das pessoas afetadas pela tragédia.

CASO SEMELHANTE

Há duas semanas, um show do rapper Playboi Carti, realizado no mesmo complexo onde Travis Scott se apresentou na sexta-feira, 05 de novembro, o Parque NRG, foi cancelado pelos organizadores. A decisão foi tomada após fãs derrubarem o portão do local para invadir a apresentação.

De acordo com canais locais de televisão, um incidente parecido teria ocorrido horas antes de Scott subir ao palco, mas o show foi mantido mesmo assim.

QUEM É TRAVIS SCOTT

Travis Scott, cujo nome real é Jacques Bermon Webster, ganhou projeção mundial por sua música na década passada. Seu terceiro álbum, “Astroworld” — mesmo nome do festival — foi aclamado pela crítica e a canção “Sicko Mode” foi sua primeira a chegar ao topo das paradas americanas.

Ele está em um relacionamento com a caçula do clã Kardashian, Kylie Jenner. Eles têm uma filha, Stormi Webster, e esperam um segundo bebê.

Veja +: Travis Scott e Kyie Jenner assinam acordo para proteger fortuna

PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Mãe de Marília Mendonça passou mal e foi levada ao hospital
Detalhes do velório de Marília Mendonça
Famosos lamentam a morte de Marília Mendonça
O último vídeo: Marília Mendonça fez imagens momentos antes de embarcar no avião
Produtor de Marília Mendonça trabalhou com Cristiano Araújo
Relembre os clipes inesquecíveis de Marília Mendonça
Sammy Lee fala sobre a morte de Marília Mendonça
Adeus Marília Mendonça – Galeria de fotos para relembrar
Saiba como foi o último show de Marília Mendonça
Polícia civil detalha a queda de avião onde viajava Marília Mendonça
Luciano Huck ressalta legado de Marília Mendonça
Avião de Marília Mendonça bateu em torre de alta tensão
Roberta Miranda passa mal ao saber da morte de Marília Mendonça
Marília Mendonça vendeu jatinho privado durante a pandemia
Marília Mendonça deixou filho com o pai antes de viajar
Marília Mendonça se declarou para a mãe na véspera da sua morte