Morte às 16:36

Morre Françoise Forton aos 64 anos

Françoise Forton

Divulgação/Montenegro e Raman

Françoise Forton morreu aos 64 anos neste domingo, 16 de janeiro. A veterana atriz estava internada há cerca de quatro meses na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, por complicações de um câncer. Ela deixa um filho, Guilherme Fourton Viotti, e seu marido, o produtor cultural Eduardo Barata, com quem se casou em 2014.

A atriz enfrentava um segundo câncer.  Enquanto gravava “Tieta” (1989), aos 33 anos, a atriz também foi diagnosticada com um tumor. Françoise apresentou uma piora nas últimas horas e a equipe médica da Clínica São Vicente informou da gravidade do quadro para a família. 

Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro no dia 8 de julho de 1957, filha de pai francês e mãe brasileira. Seu último trabalho na televisão foi na novela “Amor Sem Igual”, da Record TV, em que interpretou a personagem Emília Pinto Alvares. Sua estreia foi em 1969, na novela “A última Valsa”, da Globo. E

Em mais de cinquenta anos de carreira na TV, também atuou em sucessos como “Estúpido cupido” (“1976”), “Bebê a bordo” (1988), “Tieta” (1989), “Meu bem, meu mal (1990), “Perigosas peruas” (1992), “Explode coração” (1995), “O clone” (2001) e “I love Paraisópolis” (2015). Em 1983 teve rápida passagem pela Band com a novela “Sabor de Mel” e a série “Casa de Irene”. Fez sua estreia no SBT em 2005 com “Os Ricos Também Choram”. 

No cinema esteve presente no elenco de filmes como “Marcelo Zona Sul” (1970), “Jardim de Alah” (1988) e “Coração de Cowboy” (2018).

EXPERIÊNCIA INUSITADA NO MAIS VOCÊ

Além do talento na interpretação, a artista tinha uma paixão pelas panelas. Tanto que em 2018, Françoise Fourton topou o desafio de participar do quadro “Super Chef”, no “Mais Você”, apresentado por Ana Maria Braga, na Globo. Ela foi a segunda eliminada ao enfrentar Rafael Cortez. No programa, a atriz estava animada com o aprendizado de técnicas de gastronomia.

Na ocasião, Carla Diaz, Rafael Zulu, Raul Gazola, Maria Joana, Daiane dos Santos e Rainer Cadete eram alguns dos participantes. A vitória da edição foi de Maria Joana, com notas máximas dos jurados.

Foto: Reprodução/ TV Globo

MAIOR SUCESSO REVIVIDO NO TEATRO

Na trama das sete “Estúpido Cupido”, de Mário Prata, ela viveu Maria Tereza, estudante normalista, filha de Olga (Maria Della Costa). Na história, ela sonha em sair da pequena Albuquerque e ser eleita miss Brasil, mas seu namorado, o ciumento João (Ricardo Blat), se coloca contra seus planos. O sucesso da trama foi tão grande que anos depois ela virou uma peça de teatro, em 2015, novamente com Françoise no papel.

A atriz reviveu sua personagem Maria Tereza Oliveira, a Tetê, quase 40 anos depois, em uma nova história. No palco, Tetê era uma ex-miss e atriz famosa, que acabava sendo convencida por sua melhor amiga a marcar presença em um encontro de ex alunos da escola onde estudou. Lá o presente e o passado se chocavam, e ela se via envolta das mais diversas lembranças, situações boas e ruins que viveu ao lado de amigas, rivais, e antigas paixões da época.

Em cena, 11 atores ajudavam Fourton a relembrar essa história, entre eles Aloísio de Abreu, Carla Diaz, Sheila Matos e Clarisse Dersié Luz.

Foto: Reprodução/ TV Globo e Divulgação

Françoise Fourton ainda mantinha um curso de teatro. Nele, a veterana artista repassava aos alunos aspectos como a concentração, observação, desinibição, ritmo, respiração, ética, dicção e relação interpessoal, usando exercícios e jogos. A única exigência era que os interessados fossem maiores de 15 anos e as turmas eram sempre cheias de aspirantes a atores, pra lá de interessados. As turmas mais recentes foram ministradas no Teatro São Pedro, em Porto Alegre.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS
BBB22: Confira quem são os participantes
BBB22: João Guilherme usa emoji de palhaço ao falar de Jade Picon
Um Lugar ao Sol: Ravi vai encontrar um novo amor

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!