Morre Issey Miyake, estilista japonês de look famoso de Steve Jobs

Por - 09/08/22

issey miyake posando sério em foto preta e brancaReprodução/Instagram @mings.hk

Uma notícia extremamente triste abalou o mundo da moda nesta terça-feira, 09 de agosto: morreu Issey Miyake, estilista japonês conhecido pelo estilo plissado de roupas que nunca amassa, aos 84 anos de idade.

Apesar de imprensa japonês revelar a morte na data de hoje, o falecimento do profissional ocorreu na última sexta-feira, 05 de agosto, e segundo as agências de notícias de Kyodo, o stylist foi vítima de um câncer no fígado.

Leia+: Apresentadora Mariana de Abreu e filho morrem em grave acidente. Entenda!

Em vida, Issey Miyake foi muito bem-sucedido com seus projetos, sendo conhecido pela sua praticidade. De acordo com a revista “Times”, ele foi responsável por criar os icônicos suéteres de gola alta preta utilizados por Steve Jobs, com eles tendo se conhecido na década de 1980.

“[Miyake] enviou cem deles. Eu tenho o suficiente parar durar pelo resto da minha vida”, teria dito o criador da Apple, segundo trecho da biografia escrita por Walter Isaacson, ex-editor da publicação.

VIDA DE ISSEY MIYAKE

Nascido Em Hiroshima, no Japão, Issey Miyake, aos sete anos de díade, estava em uma sala de aula quando a bomba atômica foi lançada sobre a cidade, algo na qual ele sempre foi relutante em falar, e chegou a afirmar para o “The New York Times” que não queria receber o rótulo de “designer que sobreviveu à bomba”.

“Quando fecho os olhos, ainda vejo coisas que ninguém deveria experimentar”, revelou ele. “Tentei, embora sem sucesso, deixá-los para trás, preferindo pensar em coisas que podem ser criadas, não destruídas, e que trazem beleza e alegria. Isso é moderno e otimista”.

Leia+: ‘Esse homem foi lá para matar meu filho’, diz mãe de Leandro Lo

Foi ao final da década de 1980 que o estilista desenvolveu uma nova maneira de plissar envolvendo tecidos entre camadas de papel e colocando-os em uma prensa térmica, com as roupas mantendo sua forma plissada. Tudo isso levou ao desenvolvimento de sua linha de assinatura “Pleats, Please”.

O profissional ainda chegou a desenvolver mais de uma dúzia de linhas de moda, e além de roupas, podem ser incluídos bolsas, relógios e perfumes. No ano de 1997, ele se aposentou da moda para se dedicar à pesquisa.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.