Morte às 10:10

Morre Jean Jacques Sempé, criador de ‘O Pequeno Nicolau’

Cartunista Jean Jacques Sempé, desenhando
O cartunista esteve no Rio de Janeiro em 2012 — Foto: Fernando Eichenberg

Morreu na quarta-feira, 11 de agosto, o ilustrador e cartunista Jean-Jacques Sempé, criador de “O Pequeno Nicolau”. De acordo com Marc Lecarpentier, seu biógrafo e amigo, o artista de 89 anos estava em sua casa de férias. Ele comemoraria seu 90º aniversário no próximo dia 17.

Além de ter ilustrado a famosa série de livros infantis, que se tornou best-seller com sua visão idealizada da França nos anos 1950, Sempé, ao lado de René Goscinny, foi cocriador de “Asterix”, que foi transformado em filme, lançado no Brasil em 2010. Ele também é o autor da graphic novel “Senhor Lambert”, em que narra o cotidiano de um bistrô em Paris e seus frequentadores.

Leia +: Cartunista da revista “Mad” é encontrado morto

Nascido em Pessac, na França, Sempé ficou conhecido mundialmente por uma série de mais de 100 ilustrações para as capas da revista “The New Yorker”. Seus desenhos de linhas delicadas frequentemente mostravam pequenas figuras em paisagens urbanas, que rendiam comentários sobre a sociedade e a vida moderna.

QUEM ERA JEAN KACQUES SEMPÉ

Nascido em Bordeaux, em 17 de agosto de 1932, Sempé teve uma infância difícil e abandonou a escola aos 14 anos, mentindo sua idade para se juntar ao exército.

Leia +: Cartunista Nani foi mais uma vítima da Covid-19

Nos anos 1950, começou sua carreira na imprensa regional, até conhecer o escritor René Goscinny, um dos criadores de Asterix, com quem criou “O Pequeno Nicolau”. De início, a obra passou despercebida, e ele continuou a vender desenhos para jornais para sobreviver. Apenas em 1978, ao ser contratado pela New Yoker, conquistou estabilidade financeira. 

Hoje os livros da série “O pequeno Nicolau” são best-sellers internacionais com mais de 15 milhões de cópias vendidas em 45 países, adaptados para uma série popular de filmes e desenhos animados. Em 1965, lançou “A ascensão social do Senhor Lambert”, considerado um dos precursores do romance gráfico. Tido como uma instituição das artes gráficas francesas, Sempé tem mais de 50 livros publicados.

PRESIDENTE DA FRANÇA PRESTA HOMENAGEM

O presidente francês, Emmanuel Macron, fez uma homenagem ao artista em seu Twitter. “Jean-Jacques Sempé teve a elegância de permanecer sempre leve sem que nada lhe escapasse”, escreveu.

Presidente Macron lamentou a morte de Sempé – Reprodução/ Twitter @EmmanuelMacron

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!