Morte às 10:36

Morre o cantor sertanejo Yago, de 29 anos, em decorrência de um linfoma

Yago
Foto: Divulgação

O cantor sertanejo Yago, que formava dupla com o irmão Santhiago, morreu na noite de quarta-feira, 29 de dezembro, aos 29 anos, em decorrência de um pneumotórax durante o tratamento de um linfoma. O artista realizava o tratamento desde o dia 17 de dezembro no hospital Erasto Gaertner, em Curitiba. Ele ganhou repercussão nacional após um vídeo com imitações de vários artistas brasileiros.

Santhiago compartilhou uma mensagem nas redes sociais lamentando a morte do irmão, com quem manteve parceria nos palcos ao longo de 15 anos: “Eu não tinha noção do tamanho do nome que a gente tinha. Não imaginava isso”, relatou nas redes sociais. 

“A voz forte e marcante do nosso amado Yago agora está sendo aplaudida no céu. Hoje infelizmente ele descansou depois de uma árdua luta contra um linfoma que causou uma pneumotórax. Nosso agradecimento a todos que oraram e enviaram energias positivas e a equipe do Hospital Erasto Gaertner que não mediu esforços para tentar salvar esse menino alegre, brincalhão e talentoso que vai deixar saudades”, diz texto de uma publicação no Instagram da dupla.

O velório ocorre desde as 8h desta quinta-feira, 30 de dezembro, na capela 2 do Cemitério Paroquial Colônia Orleans, em Curitiba. O enterro será no mesmo local, às 14h.

Veja +: Caio Ribeiro se recupera do câncer e volta à ativa

ENTENDA A DOENÇA

O pneumotórax ocorre quando o ar vaza dos pulmões e invade a área do tórax. A condição pode ser causada por doenças pulmonares ou lesões no peito. A falta de ar é um dos principais sintomas.O ar entra no peito e o pulmão falha, isso ocorre porque o ar deveria estar dentro do pulmão, e desta maneira, quando ele  escapa  vai para o espaço pleural criando pressão e colapsando os pulmões.

De acordo com a circunstância ele pode ser identificado em duas partes, que são:  pneumotórax espontâneo primário, provocado pela ruptura de uma pequena área debilitada do pulmão – bolha; e pneumotórax espontâneo secundário, que ocorre em pessoas com alguma doença pulmonar subjacente e subdivido em quatro tipos: Espontâneo: quando está ou não ligado a uma doença pulmonar; Traumático: surge por causa de um trauma no tórax; Infeccioso: causado por infecções pulmonares; Iatrogênico: causado por uma intervenção médica.

Os sintomas variam muito. Pode aparecer de forma espontânea e durante o repouso, as manifestações mais comuns são: Dor intensa e repentina, que piora ao inspirar; dor no peito; sensação de falta de ar (dispneia) e rápida instalação; dificuldade para respirar; pele azulada, especialmente nos dedos e lábios; aumento dos batimentos cardíacos; tosse constante.

Veja +: Humorista Caike Luna não resistiu a um linfoma

O TRATAMENTO

Sempre com o diagnóstico de um médico para realizar o melhor tratamento. Em casos leves, o paciente pode ficar de observação (o ar na pleura pode ser absorvido pelo organismo). Em casos graves, o especialista pode optar pela punção com a seringa e a agulha, normalmente inserida nas costelas para que o ar possa sair para fora do corpo. A cirurgia é indicada para casos reincidentes dos sintomas.

TERCEIRA MORTE DO ANO NA MÚSICA SERTANEJA

O ano que se despede deixa lembranças tristes e pesadas no mundo sertanejo. Também na quarta-feira, 29 de dezembro, morreu o cantor Maurílio, da dupla sertaneja com Luiza. O artista de 28 anos não resistiu às complicações de uma parada cardíaca. Ele também havia sido diagnosticado com choque séptico e precisou substituir antibióticos por drogas vasoativas.

Em 05 de novembro, Marília Mendonça perdeu a vida em um acidente de avião na Serra de Caratinga, na Zona Rural de Minas Gerais. O acidente fatal vitimou outras quatro pessoas.

Marília Mendonça e Maurílio
Foto: Divulgação

PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Celso Portiolli esclarece confusão sobre diagnóstico de câncer
Taróloga revela destino de Mayra Cardi e Arthur Aguiar em 2022
Qual seria a lista ideal de participantes do ‘BBB22’?

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!