Morte às 07:35

Morre Oswald Berry, coreógrafo de Xuxa e a das Paquitas

Oswald Berry, de bigode, camisa cinza, sorrindo, abraçado a Xuxa Meneguel, de preto, também sorrindo

Foto: Reprodução/ Instagram @seguidoresdaxuxa

Quem viveu os áureos tempos de “Xou da Xuxa” e “Planeta Xuxa” certamente tem na memória a figura do coreógrafo uruguaio Oswald Berry, que trabalhou nos programas da eterna Rainha desde 1987. Ele morreu na última sexta-feira (24), em São Paulo, onde morava.

Berry estava com 65 anos e lutava contra um câncer de fígado. Ex-paquitas lamentaram a morte do coreógrafo e destacaram o carinho do profissional não só com passos de dança, mas também a atenção a detalhes cotidianos e pessoais.

“Berry foi ‘o cara’, o preparador das paquitas de todas as gerações! Não era só na dança. Ele estava atento a tudo, aos mínimos detalhes. Às vezes, na minha carência e insegurança, eu achava que ele implicava comigo, que ele não gostava muito de mim, mas ele era exigente mesmo, era o papel dele naquele contexto todo”, escreveu Bárbara Borges.

“E eu queria muito a aprovação dele (risos). Quando depois ele sorria pra mim e me abraçava eu já esquecia tudo! Ahhh Berry, obrigada por tudo. Vai em paz, amigo. Luz!”, continuou a atriz, que foi Paquita entre 1995 e 1999.

Veterana da primeira geração de assistentes de palco de Xuxa Meneghel, Andrea Veiga também lamentou.

“Acabei de saber da passagem do Berry. Ele foi nosso coreógrafo por muitos anos! Que ano difícil! Essa foto foi tirada na Espanha, onde gravamos por um mês! Vai com Deus amigo!”, escreveu.

Ana Paula Almeida foi outra ex-Paquita que destacou a amizade e companheirismo do coreógrafo.

“Amigo me lembro das suas histórias do Uruguai e de suas andanças profissionais ao redor do mundo! Foram anos que você me desafiou, ensinou, acolheu, me fez amar a dança e entendê-la! Estou com o coração triste, mas com a certeza q agora você está descansando nos braços do Pai! Obrigada por ter feito parte da minha linda história”, escreveu.

Marlene Mattos, que dirigiu os programas e aprovava ou não os passos coreografados pelo uruguaio, se despediu.

“Vai com Deus, parceiro. Vou ficar com saudades”.

Até o fechamento desta matéria, Xuxa ainda não havia se pronunciado. A Rainha disse no início deste ano que já foi muito enganada e levou golpes por muitos profissionais que trabalhara com ela e, sem citar nomes, disse que entre eles havia um coreógrafo.

DEPOIS DA RAINHA, OS PALHAÇOS

Entre 1987 e 2002, Oswald Berry acompanhou gravações de diferentes programas comandados por Xuxa na TV Globo, entre eles “Xou da Xuxa”, “Xuxa Hits”, “Xuxa Park” e “Planeta Xuxa”. Quando a loira rompeu a parceria profissional com a diretora Marlene Mattos, Berry deixou de ser o coreógrafo oficial e Fly assumiu a função.

Formado pela Escola Nacional de Dança de Motevidéu, Berry teve a missão de transformar as músicas de sucesso de Xuxa em danças simples, para que crianças e fãs pudessem aprender facilmente, como a lendária ”Ilariê”.

“Trabalhar com a Xuxa foi um momento de aprendizado e desafio porque tinha que fazer coreografias simples para todo mundo imitar e isso foi um pouco difícil porque fazer quase 100 músicas foi um pouco complicado, mas foi um desafio, com muitos shows e viagens. Muitas ficaram na memória de muita gente, que deve lembrar disso com carinho”, disse Berry em depoimento ao também coreógrafo Caio Nunes.

Seu trabalho mais recente foi com a dupla de palhaços Patati e Patatá, em 2017. O coreógrafo e diretor artístico deu depoimento ao especial “Xuxa 12 Anos”, programa exibido no lugar de “Xuxa Park” quando a apresentadora saiu em licença-maternidade.

“Nós fizemos quase 13 anos. Foi amor a primeira vista. Foram muitas viagens, muito emocionante. Lembro da primeira coreografia que a Marlene encomendou”, disse ele no depoimento.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Rihanna revela suas preferências na hora do sexo

Alok transmitirá show junto aos povos indígenas da Amazônia

Astrid explica polêmica com Juliette

Ricos! Joe Jonas e Sophie Turner gastam muito em nova mansão

Paris Hilton está estressada com preparativos de casamento