Santos decreta 7 dias de luto pela morte do rei Pelé

Por - 29/12/22 às 17:05

pelé jogando pelo santos fc quando mais jovemReprodução/Instagram @pele

Morreu nesta quinta-feira, 29 de dezembro, aos 82 anos, em São Paulo, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. O ex-jogador, que lutava contra um câncer de intestino desde 2021, estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, na zona sul da cidade, desde o dia 29 de novembro, quando deu entrada apresentando inchaço em todo o corpo.

No hospital, ele foi identificado pelo corpo clínico com anasarca, um inchaço generalizado, além de uma síndrome edemigênica e insuficiência cardíaca descompensada, ficando com seu estado de saúde bastante delicado há semanas, sendo inclusive visitado pela família

O time em que Pelé mais jogou em sua vida, o Santos FC, publicou um comunicado à imprensa lamentando a morte de um de seus maiores jogadores, decretando que o clube vai instaurar sete dias de luto em homenagem ao atleta.

Leia+: Famosos lamentam a morte do Rei do Futebol

CONFIRA O TEXTO

“O Santos FC lamenta profundamente o falecimento do melhor jogador de futebol de todos os tempos, o homem que levou o nome do Alvinegro Praiano para o mundo, nosso maior ídolo, que eternizou a camisa 10 e a transformou em obra de arte. Qualquer homenagem é pequena perto da grandeza de Edson Arantes do Nascimento, o nosso eterno Rei Pelé.

O menino de Três Corações, o Dico para o seo Dondinho e para a Dona Celeste, o Bilé em homenagem ao ídolo de infância, o Gasolina quando pisou no campo da Vila Belmiro, que se transformou no maior. Os 1.116 jogos, os 1.091 gols, os 45 títulos com a camisa santista. Assim o mundo viu nascer, crescer e se tornar um atleta com números inigualáveis. Um homem que se foi, uma história que será contada por todos os tempos.

É com imensa tristeza e pesar que o Clube decretou luto oficial de sete dias e a bandeira foi hasteada à meio mastro. Nossos sentimentos à mãe dona Celeste, à esposa Márcia Aoki, filhos e netos e para todos os apaixonados pelo esporte, como nós, súditos do Rei, para sempre”.

Leia+: “Pelé não morreu. Ele não morre nunca”, diz Milton Neves aos prantos

TRAJETÓRIA NO SANTOS FC

Pelé chegou ao Santos em 1956. Antes, protagonizava seu excelente futebol em campo de terra batida e com uma bola de meia improvisada, pois não tinha dinheiro para comprar uma adequada. Jogou em pequenos times em equipes infanto-juvenil e já chamava a atenção na época.

Foi no Santos Futebol Clube que Pelé assinou seu primeiro contrato profissional, em junho de 1956 e lá ficou pouco mais de dez anos, sendo disputado por grandes clubes europeus. No final de 1969, Pelé se aproximou de seu milésimo gol, criando grande expectativa no país. 

No início de novembro, Pelé já tinha marcado 996 gols, e as duas próximas partidas seriam clássicos contra o Corinthians e o São Paulo. O milésimo gol veio no dia 19 de novembro de 1969, em uma partida contra o Vasco da Gama, quando o atleta marcou a partir de um pênalti, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Feito o gol, Pelé correu para a bola, beijando-a. O jogador foi cercado por jornalistas e carregado por dirigentes do Santos.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags:

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.