Morte às 12:26

Vangelis, autor de ‘Carruagens de Fogo’, morre aos 79 anos

Vangelis
Vangelis – Grosby Group

O músico grego Vangelis morreu aos 79 anos, de acordo com a agência de notícias Athens News. O artista é bastante conhecido por ser o autor do tema do filme vencedor do Oscar de 1982, “Carruagens de Fogo”, uma das trilhas sonoras conhecidas até hoje.

Um dos maiores sucessos de sua vida foi criado de forma reclusa, em um estúdio de gravação de Londres, depois que Vangelis fez sucesso no rock progressivo dos anos 70, mas se sentia desconfortável com as pressão e expectativas de um artista comercial.

Vale lembrar que ‘Carruagens de Fogo’ rendeu o Oscar de melhor Trilha Sonora e era, de certa forma, uma homenagem ao pai dele, que era corredor amador.

História

‘Carruagens de fogo’ tinha o nome inicial de ‘Titles’, por ser exibida durante os títulos dos créditos inicial do filme. O nome foi alterado depois que a música se tornou uma das mais ouvidas na época e era reconhecida como ‘Chariots of fire’ (Carruagens de Fogo), mesmo nome do filme em inglês.

No meio esportivo, ‘Carruagens de Fogo’ tocou nas Olimpíadas de 1984, em Los Angeles, e na competição em 1988, em Seul, além de emissoras de televisão usarem em suas transmissões na época. As Olímpiadas de Atlanta, de 1996, usaram como tema na final dos 100 metros. Mais recentemente, a música foi usada na abertura dos Jogos Olímpicos de 2012, também em Londres.

No Brasil, ‘Carruagens de Fogo’ é usada na Corrida de São Silvestre no final de ano.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!