Música às 14:40

“Clube da Esquina” é eleito o melhor álbum brasileiro da história

Capa do disco Clube da Esquina
Foto: Reprodução

Em 1972, Milton Nascimento lançava um álbum com Lô Borges, o “Clube Da Esquina”. Ele foi ouvido e escolhido por 162 especialistas ligados a artes, entre eles jornalistas como como Nelson Motta, Sergio Martins, Jotabê Medeiros e Mauro Ferreira, podcasters, youtubers, músicos e produtores como o Melhor Álbum Brasileiro da História. 

Essa é uma pesquisa que faz parte do livro “Os 500 maiores álbuns brasileiros de todos os tempos”, que está em plena campanha de financiamento. A votação, que aconteceu no ano passado, será divulgada nas páginas da publicação. O resultado final representa o maior guia já feito sobre a produção discográfica brasileira.

Leia+: Camila Cabello se apresentará durante final da UEFA Champions League

Capa do Clube da Esquina
Foto: Reprodução

TOP 10

Entre os 500 escolhidos, foram divulgados os 10 mais. Veja a lista:

1- Clube da Esquina (1972) – Milton Nascimento e Lô Borges
 2- Acabou Chorare (1972) – Novos Baianos
3- Chega de Saudade (1959) – João Gilberto
4- Secos & Molhados (1973) – Secos & Molhados
5- Construção (1971) – Chico Buarque
6- A Tábua de Esmeralda (1974) – Jorge Ben Jor
7- Tropicália ou Panis et Circencis (1968) – Vários artistas
8- Transa (1972) – Caetano Veloso
9- Sobrevivendo no Inferno (1997) – Racionais MC’s
10- Elis & Tom (1974) – Elis Regina e Tom Jobim

CLUBE DA ESQUINA

Há aproximadamente 62 anos, surgia em Minas Gerais o movimento musical conhecido como Clube da Esquina, que dava nome à reunião de jovens músicos que acontecia no cruzamento das ruas Divinópolis com Paraisópolis, no bairro de Santa Tereza, em Belo Horizonte. Milton Nascimento com os irmãos Márcio Borges, Lô Borges, Wagner Tiso, Fernando Brant, Nivaldo Ornelas, Toninho Horta e Paulo Braga faziam parte “desse clube”.

Leia+: BTS: Conheça a tracklist com a parte 1 da coletânea “PROOF”

Em 1972, Milton Nascimento já era um cantor aclamado no Brasil e fez uma proposta à sua EMI-Odeon: produzir um álbum duplo reunindo os músicos da vanguarda de Minas Gerais.

Proposta aceita, os amigos alugaram uma casa em Piratininga, região de Niterói. Na Praia de Mar Azul eles foram compondo todas as canções que fazem parte do álbum “Clube da Esquina”. O diferencial? A fusão de gêneros como bossa nova, jazz e a música folclórica negra, além de pitadas de música erudita e hispânica.

Agora, o álbum é eleito como o melhor álbum lançado em território brasileiro. Viva a música!

Ouça o álbum “Clube da Esquina”:

Leia+: Show de Caetano reúne famosos e tem aparição rara de casal

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!