Música às 12:33

IZA revela que fé a impediu de largar a música no início da carreira

iza estilosa com look azul no clipe de fé
Foto: Guilherme Nabhan

IZA se tornou rapidamente um dos maiores fenômenos da música brasileira desde que começou sua carreira em 2016, e de lá para cá conquistas não faltaram: singles de sucesso, um álbum de estúdio aclamado, indicações a prêmios (inclusive o Grammy Latino) e presença em alguns dos maiores programas de música do país.

Na quinta-feira, 02 de junho, a artista lançou seu mais novo single, “Fé”, descrito por ela como a música mais intensa que já lançou na carreira. Um videoclipe acompanhando a canção foi liberado nesta sexta-feira, 03 de junho, e o lançamento será uma das faixas do vindouro segundo álbum de estúdio da cantora.

Em coletiva de imprensa, na qual OFuxico esteve presente, IZA deu mais detalhes acerca de “Fé”, reforçando como a fé sempre foi essencial em sua vida, inclusive quando ela quase desistiu da carreira.

“A fé e imprescindível na minha vida. Não sei como viver sem fé ou não tirar força disso. Em 2017, eu e minha mãe estávamos em um momento crítico financeiro, eu não estava ganhando dinheiro, estava tentando ganhar dinheiro como cantora, e não estava rolando”, disse.

“Falei então que ia largar esse sonho e procurar outro emprego, pois ela estava trabalhando em 3 empregos. Me senti egoísta de tentar um sonho enquanto ela trabalhava demais. Mas tive que ser grata ao que ainda viria, e foi quando tudo começou a rolar”, contou ela, que lança a canção em um momento positivo de sua carreira.

“Essa música veio porque eu queria agradecer o momento em que estou vivendo, e que as pessoas carreguem a mensagem com elas.”

MÚSICA IMPRESSIONOU DESDE SUA ORIGEM

iza estilosa com look azul no clipe de fé
IZA no clipe de Fé (Foto: Guilherme Nabhan)

Com o decorrer da coletiva, IZA contou mais dos bastidores de criação da faixa: “A música chegou muito diferente para mim, mas quando ouvi o refrão, foi muito forte para mim. Todo mundo conhece um filho da put*, que te atrasa, que te diminui, e fez muito sentido para mim”.

“Uma coisa que aprendi não foi apenas ter fé, foi também ignorar muita gente no caminho, e achei que as pessoas iam se identificar com essa menagem, que precisamos resistir para além da fé e dessas pessoas que cruzam no nosso caminho para nos atrapalhar”, afirmou a artista, que sempre busca lançar algo que a conecte com os fãs.

“Se o público não se identificar com a minha música, jamais lançaria. Se fez sentindo para aqueles que compuseram, acreditei que faria para o público, ainda mais com esse refrão universal”.

A cantora também lembrou que trechos de suas outras cações sempre falavam da fé, mas aqui ela traz a questão como o foco central: “Um lado diferenciado que é evidenciado aqui é esse papo reto. Sempre falei dessas coisas de alguma forma em outras canções, mas aqui é mais evidenciado”.

MÚSICA COMO MEIO E MENSAGEM

iza estilosa com look azul no clipe de fé
IZA no clipe de Fé (Foto: Guilherme Nabhan)

Aproveitando o gancho, IZA explicou que enxerga na sua carreira uma maneira de poder expor seus pensamentos e contribuir para a melhora do mundo: “Minha necessidade de se comunicar através da música é muito racional, é o que mais sei fazer. Não faço isso na TV, mas falo muito palavrão, preciso inclusive melhorar.

“É a primeira vez que faço isso em uma música, mas como disse, todo mundo conhece um filho da put*, e quando estamos em um lugar de mágoa e tristeza, a gente é visceral. Eu sabia que quem tinha que entender, ia entender”.

“A importância dessa mensagem da música é falar! Estamos em um ano violento e de muita polaridade, e acho errado a gente não falar. Uma dança recente minha em um show viralizou, mas quem puxou foi a plateia. Vou fingir que não ouvi? Vou me posicionar frente a isso, é muito necessário”, ressaltou.

“Arte comunica, música comunica, estamos aqui não apenas para dar close, mas também para fazermos parte da história. Temos que falar do que importa, e nossa história importa”.

AMADEURECIMENTO E SEGURANÇA NO PRÓPRIO TRABALHO

iza estilosa com look azul ao lado de dançarinos no clipe de fé
IZA no clipe de Fé (Foto: Guilherme Nabhan)

Por conta da seriedade abordada na canção, a cantora também refletiu sobre o tão falado “amadurecimento artístico”, que para ela tem relação com estar feliz e confortável com aquilo que está se produzindo.

“Sou uma IZA mais madura, que está se sentindo em um lugar de desconstrução, lido melhor com as críticas do que no início, me sinto mais confiante. […] Eu tenho tido mais coragem de me expressar como eu quero. Um artista mais maduro é isso, se sentir mais confortável com suas ideias. Estou vivendo um momento confortável da carreira”, declarou.

“O amadurecimento artístico permitiu isso, pois com ele vamos nos sentido mais seguros. Pelo menos eu fui me sentindo mais segura, mais aceita. Não sou uma pessoa que se expõe tanto nas redes sociais, então vou em conectado de outras formas com emus fãs. Posso ser mal interpretada, imagina falando de lago íntimo em uma música, então preciso acreditar nela para me sentir segura”, refletiu a artista.

“Ser artista é isso, conforme a gente vai se descobrindo se sentindo confortável para se mostrar, a gente vai se descobrindo junto com o público, descobrindo novos lados de mim mesma”.

UM PASSO DE CADA VEZ

iza subindo uma escada de pessoas no clipe de fé
IZA no clipe de Fé (Foto: Guilherme Nabhan)

Outro assunto importante falado por IZA foi o de estar feliz com a maneira como lida com a carreira e suas demandas, e que a mensagem da música e seu significado sempre virão em primeiro lugar acima de qualquer outra cobrança ou objetivo, como ser indicada novamente ao Grammy Latino por exemplo.

“Sobre Grammy, não tenho expectativa nenhuma, pois foge do meu controle. Uma coisa que quero dizer para meus colegas da música é que temos que lançar o que a gente quer, não pensar só em números, prêmios. Não que eu não queira, mas não posso viver apenas isso”, afirmou.

Em seguida, ela relacionou o tema da fé com as cobranças extenuantes da indústria musical nos dias de hoje, que exige muitos lançamentos em um curto período de tempo e um produto específico para um certo nicho.

“Às vezes não basta ter fé. Eu sou uma pessoa que não está sempre lançando coisa, mas ou eu sigo a demanda dos outros ou as minhas. Não posso me virar em mil e uma tarefas e não achar que meu trabalho artístico não está sendo bem dedicado”, garantiu IZA.

“Essa era a música que eu queria cantar agora, mesmo tendo outras faixas no álbum que atenderiam a outras demandas, não posso me render a qualquer imposição. Não sei se as pessoas vão entender, mas minha forma é entregar dessa forma, mesmo que nem todos entendem. Mas viemos ao mundo para se entregar aos outros ou pelos nosso corre? A resposta define meus objetivos”.

SPOILERS DO ÁLBUM

iza estilosa com look vermelho no clipe de fé
IZA no clipe de Fé (Foto: Guilherme Nabhan)

Conforme dissemos anteriormente, “Fé” é um single do vindouro segundo álbum de estúdio de IZA, e ela chegou a revelar alguns detalhes do disco:

“Podemos esperar um álbum de uma artista mais segura com quem se é. Não que eu não me preocupe com a opinião dos outros, mas é menos nesse momento”.

Se você notou a variedade de estilos nass faixas já reveladas, a cantora contou ser proposital: “Desde Dona de Mim meu trabalho é assim, um muito diferente do outro. Defino uma sonoridade específica, mas cada um tem sua própria vibe, seu próprio estilo de clipe.

“Já em preocupei mais com isso, às vezes penso em seguir uma linearidade maior, mas isso me restringiria como artista e com a história que quero contar”, concluiu.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!