K-pop: KARD, um grupo ousado e que vale a pena conhecer

Por - 19/07/21 - Última Atualização: 19 julho 2022

Foto de KARD em ensaioKARD já esteve no Brasil três vezes (Foto: Divulgação)

O universo do K-pop é muito conhecido e marcado por grupos divididos por gêneros, ou seja, formados somente por garotos e garotas. Mas o KARD chegou para quebrar tais paradigmas!

Muito querido no Brasil, a banda de estilo ousado fez o debut em 2016 e já esteve no País em 2017, 2018 e 2019. Este ano e neste mês, o grupo retornaria às terras brasileiras, porém, em razão da pandemia da Covid-19, os shows foram adiados para julho de 2022.

No entanto, em abril, rolou um meet & greet (um encontro) online pago com fãs. Não foi o sonho de vê-los pessoalmente, mas foi um aquecimento para o que chega em breve. Sem contar que em 2022 acaba o serviço militar obrigatório de J.Seph, o deixando livre para vir ao Brasil com seus amigos e companheiros de palco.

Bom, depois de uma breve apresentação, melhor ir logo ao que interessa e conhecer um pouco mais acerca do KARD, certo? Então bóra lá!

A história da banda

A ideia inicial seria um dueto de hip-hop formado por BM e J.Seph, mas os planos da DSP Media mudaram. Com a saída de Somin do APRIL e Jiwoo se unindo à empresa, o grupo KARD iniciou os trabalhos no final de 2016 com as faixas “Oh NaNa”, “Don’t Recall” e “Rumor” como projetos pré-debut (se você esqueceu ou não sabe o que esses termos significam, dá uma olhadinha no nosso dicionário K-pop!). 

O debut oficial ocorreu em julho de 2017 com o EP “Hola Hola”. Desde então o quarteto segue na ativa fervorosamente.

A formação

Diferentemente da maioria dos grupos de K-pop, o KARD não tem um líder (RM é o líder do BTS, por exemplo). No lugar dessa hierarquia, os integrantes representam uma carta do baralho, assim como o nome do grupo sugere, tendo uma função única dentro da equipe.

J.Seph

Nome completo: Kim Tae Hyung

Aniversário: 21 de junho de 1992

Origem: Chungcheong do Norte, Coreia do Sul

Idade: 29 anos

J.Seph é o integrante mais velho do KARD, e também é o mais engraçado. Ele treinou por cinco anos antes de estrear como um idol, e atuou em alguns clipes do Rainbow durante seu treinamento. 

Sua carta no baralho é o Às, que pode ser a carta mais baixa que apoia o time, ou a carta mais alta, que é afiada, como o mesmo disse na festa de estreia do grupo.

BM

Nome completo: Matthew Kim, Kim JinSeok e Kim WooJin

Aniversário: 20 de outubro de 1992

Origem: Los Angeles, Estados Unidos

Idade: 28 anos

BM foi para a Coreia em 2011 e logo começou a treinar para se tornar um idol, além de participar do programa K-pop Star. 

Estudou psicologia e gostava de fazer rap com os amigos só por diversão, mas abandonou o curso e teve sua estreia como o rapper do KARD. Seu naipe é o Rei, cuja função é ser a base sólida da equipe, confiável e forte.

Somin

Nome completo: Jeon Somin

Aniversário: 22 de agosto de 1996

Origem: Seul, Coreia do Sul

Idade: 24 anos 

Antes de estrear como vocalista principal e visual do KARD, Somin foi integrante do grupo japonês Puretty e a líder do APRIL, ambos da DSP. Mas deixou o grupo poucos meses após o debut para tentar outros estilos de música. 

Ela é o Coringa Negro do KARD, afirmando ser capaz de mostrar vários charmes. 

Jiwoo

Nome completo: Jeon Ji Woo

Aniversário: 04 de outubro de 1996

Origem: Seul, Coreia do Sul

Idade: 24 anos

A maknae do KARD treinou por 5 anos em outra empresa, no entanto, levou somente dois meses na DSP para ser selecionada como integrante da banda atual. Ela é a dançarina principal, mas também pode cantar e fazer rap. 

Sua carta é o Coringa Colorido, descrita como a responsável por dar cor ao canto, rap, dança e música do KARD. 

Veja +: BTS e as mudanças no serviço militar da Coreia do Sul

Queridinhos do Brasil

Com shows pela Europa, Estados Unidos, América Latina, o KARD ganhou um fandom bem sólida no Brasil. Em suas turnês e encontros para autógrafos, Jiwoo, J.Seph, Somin e BM saíram do comum “São Paulo – Rio” e passaram por Fortaleza, Recife, Porto Alegre e outras cidades.

Em 2019, aliás, foram atração musical do programa “Encontro”, apresentado por Fátima Bernardes, e nos shows fizeram covers, em português, de “Pesadão”, hit de IZA.

O integrante BM também tem uma relação especial com o País, já que seu pai se mudou para o Brasil aos 11 anos e estudou por aqui até concluir a faculdade

Os shows do ano que vem acontecerão em São Paulo, Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro.

---

Tags: