Notícias às 05:00

10 filmes que já ganharam o Oscar para você assistir!

Foto: Divulgação

O Oscar já está chegando e o clima para maratonar filmes nunca esteve tão bom como agora. Apesar das opções dentre as indicações já serem muitas, aproveitando o esquenta para este domingo (25), OFuxico separou uma lista com os melhores filmes, dentre os 92, que já venceram a premiação. 

Confira!

Parasita

Depois de 92 edições premiando só filmes falados em inglês, Parasita foi o primeiro filme de língua estrangeira a ganhar na categoria principal do Oscar. O filme do Bong Joon-ho faz parte de uma das únicas vezes que a premiação chegou mais perto de uma unanimidade entre o público, sendo premiado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Estrangeiro, fazendo história e abrindo novas portas para o cinema dos vários cantos do mundo.

Confira as principais estreias de abril na Netflix

O filme retrata as ações de uma família pobre (os Kim), que manipula uma família abastada (os Park) para arrumar trabalho. Por meio de uma série de mentiras e planos mirabolantes, os vigaristas conseguem se "infiltrar" na mansão luxuosa, como um parasita que habita um corpo sem que ele perceba. A casa também está cheia de mistérios que os Kim vão desvendando ao longo da narrativa. 

Oscar 2021 será apresentado por time de estrelas. Saiba quem são!

Marcado pelo terror psicológico, Parasita também tem os seus momentos sangrentos e rende boas gargalhadas.

Senhor dos anéis: O retorno do rei

Senhor dos anéis: O Retorno do Rei continua a história dos membros da Sociedade do Anel. O filme entrou para a galeria como um dos filmes que mais venceu prêmios no Oscar, tendo faturado 11 estatuetas. 

A batalha do Abismo de Helm foi vencida e os entes destruíram Isengard. Mas este foi só o começo de uma guerra que envolve toda a Terra Média. 

Criamos a linha do tempo do documentário ‘Allen contra Farrow’

O gigantesco exército de Sauron, que planeja um grande ataque a Minas Tirith, capital do reino de Gondor, marcha em direção à região, governada pelo regente Denethor. Enquanto Gandalf, Aragorn, Legolas e Gimli planejam a defesa do reino, Frodo e Sam retomam seu caminho em direção à Montanha da Perdição para destruir o anel.

Oscar 2021 será apresentado por time de estrelas. Saiba quem são!

O filme se tornou a primeira obra de fantasia a ganhar o Oscar de Melhor Filme – entre muitos outros prêmios da noite. O terceiro capítulo da saga levou também as estatuetas de Melhor Direção, Direção de Arte, Edição, Roteiro Adaptado, Efeitos Visuais, Mixagem de Som, Trilha Sonora, Canção, Figurino e Maquiagem. De 11 categorias que o longa concorreu, ele levou todas as 11.

O Poderoso Chefão

Dirigido por Francis Ford Coppola, O Poderoso Chefão foi lançado em 1972 e é uma das obras mais famosas e influentes do mundo do cinema. O longa-metragem se tornou um clássico incontornável, aclamado pelo público e pela crítica.

Vem matar a saudade dos personagens de Império

Inspirado no romance homônimo de Mario Puzo, o enredo é passado na década de 40, em Nova York, e foca na figura de Don Corleone, um mafioso extremamente influente. Quando a saúde do patriarca começa a se deteriorar, a família precisa se reorganizar para manter o poder e derrubar seus inimigos.

Com algumas das melhores atuações da carreira de atores do calibre de Marlon Brando, Al Pacino e Robert Duvall, o longa usa uma história de máfia pra traduzir uma questão muito profunda da natureza humana: o quanto o ser humano é corruptível.

O silêncio dos inocentes

Apesar de terror ser um gênero difícil de se ver nas premiações do Oscar, O Silêncio dos Inocentes, uma adaptação de Jonathan Demme, de 1991, do romance de terror psicológico de Thomas Harris, é elogiado como um dos melhores filmes da história do cinema, escapando dos limites de seu gênero e aterrissando bem no mainstream. Junto com o roteirista Ted Tally, Demme trouxe o livro arrepiante de Harris para a tela com um sucesso igualmente assustador.

Tanto o romance quanto o filme seguem Clarice Starling (Jodie Foster), uma ambiciosa trainee do FBI que é recrutada para entrevistar o Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), um canibal encarcerado e ex-psiquiatra, a fim de obter uma visão sobre um serial killer ativo. 

Oscar 2021: Descubra os filmes que estão nos serviços de streaming

Guiada por Lecter e as suas pistas enigmáticas, Clarice se envolve na caçada a um serial killer chamado de Buffalo Bill (Ted Levine) devido ao seu hábito de esfolar suas vítimas. Quando Catherine Martin (Brooke Smith), filha de um conhecido senador, é sequestrada pelo assassino, o caso ganha destaque e a busca de Clarice por Buffalo Bill se transforma em uma corrida contra o relógio. 

O longa ganhou cinco prêmios da Academia, entre eles Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator e Melhor Atriz. Foi o terceiro filme da história a receber todos os cinco prêmios principais e, ao fazê-lo, garantiu seu lugar como um clássico para críticos e fãs de terror.

Titanic

Um clássico, Titanic concorreu em 14 das 17 categorias do Oscar. As únicas que o filme não concorreu, foram Melhor Ator Principal, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro. Fora isso, o romance náutico disputou todas as categorias elegíveis. O resultado dessas indicações todas foram 11 estatuetas no total, empatando com O Retorno do Rei e Ben-Hur como os maiores vencedores da história do Oscar.

Confira as principais estreias de abril na Netflix

Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) é um jovem aventureiro que, na mesa de jogo, ganha uma passagem para a primeira viagem do transatlântico Titanic. Trata-se de um luxuoso e imponente navio, anunciado na época como inafundável, que parte para os Estados Unidos. Nele está também Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), a jovem noiva de Caledon Hockley (Billy Zane). Rose está descontente com sua vida, já que sente-se sufocada pelos costumes da elite e não ama Caledon. Entretanto, ela precisa se casar com ele para manter o bom nome da família, que está falida. 

Tudo o que sabemos sobre a grande festa do Oscar na Pandemia

Um dia, desesperada, Rose ameaça se atirar do Titanic, mas Jack consegue demovê-la da ideia. Pelo ato ele é convidado a jantar na primeira classe, onde começa a se tornar mais próximo de Rose. Logo eles se apaixonam, despertando a fúria de Caledon. A situação fica ainda mais complicada quando o Titanic se choca com um iceberg, provocando algo que ninguém imaginava ser possível: o naufrágio do navio.

Para assistir na Netflix

Alguns filmes vencedores da premiação estão disponíveis na Netflix, o que faz com que seja ainda mais fácil assistir!

A Escolha de Sofia

A Escolha de Sofia se passa em 1947, após a Segunda Guerra Mundial, e segue o aspirante a escritor Stingo (Peter MacNicol) que se muda para o Brooklyn. Lá, ele conhece Sofia Zawistowska (Meryl Streep), sua vizinha do andar de cima, que é polonesa e fora prisioneira em um campo de concentração e Nathan Landau (Kevin Kline), seu namorado, um carismático judeu dono de um temperamento totalmente instável. Em pouco tempo tornam-se amigos, sendo que Stingo não tem a menor ideia dos segredos que Sofia esconde nem da insanidade de Nathan.

Oscar 2021: Saiba mais sobre os indicados a melhor filme

Ele ainda não sabe, mas a vizinha do andar de cima já foi prisioneira em um campo de concentração e foi obrigada por um soldado nazista a tomar uma dolorosa decisão que afetaria o resto de sua vida. 

O longa, dirigido e roteirizado por Alan J. Pakula e baseado no romance de William Styron foi indicado a cinco categorias no Oscar, mas ganhou apenas uma.

Roma

Roma foi o filme que fez a Academia olhar diferente para as produções do streaming, sobretudo as da Netflix. O longa de Alfonso Cuarón, lançado em 2018, foi adquirido pela plataforma três meses após a estreia no Festival Internacional de Cinema de Veneza, onde ganhou o Leão de Ouro. 

A história segue a rotina de Cleo (Yalitza Aparicio), que trabalha como babá e empregada doméstica de uma família de classe média na Cidade do México em 1970. 

Oscar 2021: Confira a lista de indicados!

Porém, a presença da protagonista na vida de seus empregadores a permite observar e acompanhar acontecimentos inesperados que começam a afetar todos os moradores da casa. A rotina da família de classe média passa a ser controlada de maneira silenciosa por Cleo. Durante um ano, diversos acontecimentos inesperados começam a afetar a vida de todos os moradores da casa, dando origem a uma série de mudanças, coletivas e pessoais.

A Lista de Schindler

A Lista de Schindler, de 1993, é considerado por muitos críticos especializados o melhor filme da carreira de Steven Spielberg. O drama histórico é ambientado na Segunda Guerra Mundial, especificamente no período do Holocausto, seguindo o empresário alemão Oskar Schindler (Liam Neeson), que, junto com sua esposa, Emilie Schindler (Caroline Goodall), salvou mais de mil refugiados judeus holandeses e poloneses ao oferecer empregos em suas fábricas. O filme foi indicado a surpreendentes 12 categorias do Oscar, faturando sete prêmios.

Academia do Oscar dá primeiros detalhes sobre a premiação deste ano

Venceu das categorias: Melhor Filme; Melhor Diretor (Steven Spielberg); Melhor Roteiro Adaptado (Steven Zaillian); Melhor Trilha Sonora; Melhor Montagem; Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte.

Quem quer ser um milionário?

Em “Quem Quer Ser um Milionário?” O público conhece a história de Jamal Malik Othman (Dev Patel), um jovem que vive numa comunidade pobre em Juhu, Mumbai, mas ganha muito dinheiro da noite para o dia por conta da sua participação na versão indiana do programa que dá nome ao filme. 

Oscar 2021 divulga lista de pré-indicados

No entanto, a sua vitória acaba sendo alvo de desconfiança do público, do apresentador do show e principalmente da polícia. Baseado no livro homônimo escrito por Simon Beaufoy, o longa de 2008 foi indicado a 10 estatuetas do Oscar, vencendo oito delas.

Vencedor das categorias: Melhor Filme; Melhor Diretor (Danny Boyle); Melhor Roteiro Adaptado (Simon Beaufoy); Melhor Mixagem de Som; Melhor Trilha Sonora Original; Melhor Fotografia e Melhor Montagem.

Beleza Americana

“Beleza Americana” é estrelada por Kevin Spacey, que interpreta Lester Burnham, um pai de família que enfrenta uma crise da meia-idade e odeia a própria vida até que, de repente, se apaixona pela melhor amiga de sua filha adolescente. 

Ator de Pantera Negra é indicado a prêmios após sua morte

O longa foi indicado a oito Oscars na edição do ano 2000 e venceu, ao todo, cinco, incluindo a categoria de Melhor Direção para o estreante Sam Mendes; no entanto, o filme não chegou a concorrer na categoria de Melhor Direção de Arte, uma das características na qual é mais utilizado como exemplo para o estudo de técnica atualmente.

Notícias Relacionadas