Imprimir

Notícias

01/06/2017 | 16h00m - Publicado por: Ará Rocha | Foto: Reprodução

Álbum Sgt. Pepper's dos Beatles completa 50 anos

Disco marcou a história da música e ganhou edição comemorativa

Álbum Sgt. Pepper's dos Beatles completa 50 anos - Reprodução
  • Amei0
  • Curti0
  • Feliz0
  • Triste0
  • Nervoso0
  • Surpreso0

Há 50 anos, um álbum dos Beatles revolucionava a música mundial. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band não foi só mais um disco lançado pelos meninos de Liverpool: para a revista Time, foi “uma evolução histórica no progresso da música”.

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, o oitavo disco de estúdio dos Beatles, foi o primeiro a obter uma consagração em escala mundial e o primeiro trabalho de rock a ganhar o Grammy como Álbum do Ano.

No dia 1º de junho de 1967, Sgt. Pepper's chegou às lojas e liderou a lista de sucessos no Reino Unido durante 27 semanas, além de ficar 15 semanas no topo do ranking da revista americana Billboard.

Para comemorar a passagem do tempo, o álbum ganhou uma reedição que inclui dois temas: Strawberry Fields Forever e Penny Lane, ambos lançados como singles e, por esse motivo, a EMI optou por não os incluir no álbum, naquela época, contra a vontade de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

"Não incluir Strawberry Fields Forever e Penny Lane foi o maior erro da minha vida profissional. O único motivo para Strawberry Fields Forever e Penny Lane não estarem no Sgt. Pepper’s foi apenas a sensação de que, se havia o single, não era preciso ir para um álbum”, falou na época o produtor George Martin, morto em março de 2016.

“O John [Lennon] tinha escrito a absolutamente fascinante Strawberry Fields Forever para o novo álbum e eu, francamente com um pouco de ciúme, fui para casa e escrevi Penny Lane”, disse Paul McCartney.

"É uma loucura pensar que, 50 anos depois, ainda estamos olhando para trás com tanto carinho. Também não conseguimos acreditar como quatro homens, um produtor genial e sua equipe de engenheiros puderam fazer uma peça de arte duradoura tão impressionante", comentou McCartney, em um dos textos que acompanham a edição especial do disco, que está à venda desde o último dia 26 em comemoração a meio século de sucesso.

O novo projeto foi liderado por Giles Martin, filho de George Martin, com lançamentos que agradam todos os gostos: um CD com uma nova mixagem estéreo, uma edição de luxo com seis discos, cortes inéditos e um livro.

 





Notícias Relacionadas



Instagram

Instagram

OFuxico