Notícias às 08:00

Amor de Mãe comete erros ao retratar a pandemia de Covid-19

Divulgação/Rede Globo

A novela Amor de Mãe segue em sua fase final na Rede Globo, tendo tido seus últimos episódios gravado de acordo com todos os cuidados necessários devido a pandemia de Covid-19. O enredo da trama também se alterou para contextualizar nossa nova realidade, mostrando então todos personagens e núcleos da novela vivendo com o mesmo cenário pandêmico e tomando todas as precauções impostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

No entanto, algumas “gafes” da novela em relação aos cuidados preventivos e de distanciamento social com o Corona Vìrus causaram espanto e revolta no público que, por sua vez, achou irresponsável por parte da produção encenar situações que poderiam em um quadro real transmitir o vírus.

 

Beijo no Vidro

A polêmica cena entre Érica (Nanda Costa) e Davi (Vladimir Brichta) causou muita indignação entre os internautas e telespectadores da novela. Isto porque os dois estão separados por uma placa de acrílico no caixa de um bar, e então se beijam encostando os lábios cada um em um lado da superfície. O fato de que a placa poderia conter milhares de bactérias e até mesmo o próprio vírus é o motivo do repúdio gerado com a cena, que acaba sendo imensamente irresponsável, principalmente no momento atual em que o Brasil se encontra.

 

Manuseamento de máscaras

Érica e Davi também protagonizaram outra cena que chamou a atenção do grande público. Os dois resolvem ficar realmente juntos depois de testarem negativo para a Covid-19, porém, quando começam a se beijar, encenam uma estranha dinâmica com as máscaras, encostando o tecido de proteção em outros lugares possivelmente contaminados e com pouco cuidado de manuseamento. 

 

Unha grande em enfermeiras 

Em um momento de exaustão, Betina (Ísis Valverde) chora em um plantão médico. O problema é que quando a personagem leva as mãos ao rosto, é possível ver as unhas da enfermeira, bastante grandes e alongadas. Segundo protocolos de higiene médica, enfermeiras e auxiliares da área de saúde devem sempre manter as unhas aparadas e sem esmaltes com cores fortes, para impedir a proliferação de sujeira e bactérias invisíveis a olho nu.

 

Fala equivocada sobre anticorpos 

Durante um diálogo entre Lídia (Malu Galli) e Magno (Juliano Cazarré), a personagem rica afirma que Magno não precisa se preocupar com a máscara, pois como ela já havia sido contaminada com Covid-19 antes, não se contaminaria novamente com o vírus, o que é uma desinformação, já que pessoas que pegaram a doença uma vez podem sim,se reinfectar novamente. A novela então corrigiu o erro com uma nota divulgada nos créditos do programa.  Manuela Dias, escritora da trama, comentou no Twitter que na época que redigiu o episódio ainda não haviam casos de pessoas que se contaminaram com o Corona Vírus duas vezes.

 

Máscaras erradas

Outro detalhe que também não passou batido foram algumas máscaras utilizadas na novela. Enquanto Betina usou um modelo KN95, que não é recomendada para profissionais de saúde, o personagem Álvaro (Irandhir Santos) apareceu usando uma máscara de plástico, aberta e sem maiores proteções.

 

 

Embora o drama seja fictício, Amor De Mãe agora está inserido em um contexto atual e extremamente preocupante e, por isso, deve tomar o maior cuidado possível para transmitir informações responsáveis para seus milhares de telespectadores. Apesar dos erros, a produção de sucesso da Rede Globo segue tentando conscientizar o público acerca da gravidade da situação de saúde no presente momento do país e do mundo.

 

 

Isis Valverde relembra erros de gravação em Amor de Mãe
Atores de Amor de Mãe relembram cenas marcantes da primeira temporada
Protagonistas de Amor de Mãe se reencontram após novela